já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Clube Bus, de Quarteira

contribuição meritória, para o progresso social
Foto cedida pela Casa de Cultura de Loulé
Desde 2001, que a Casa da Cultura de Loulé tem desenvolvido um trabalho de intervenção comunitária na freguesia de Quarteira, assumindo uma perspectiva de apoio às famílias ao nível da educação, prevenção da delinquência e acompanhamento escolar.
.
A população alvo desta intervenção têm sido as crianças, jovens e algumas famílias que se encontram em situação de risco, de exclu-são social.Na 1ª fase da intervenção, em 2001, o projecto «Clube Bus», foi particularmente apoiado pela Câmara de Loulé e pelo IPJ.

Em 2004, através dos contactos estabelecidos com as famílias do Bairro IGAPHE, o projecto entrou na sua 2ª fase, assumindo o ob-jectivo de envolver, através de uma participação activa, os grupos de maior vulnerabilidade à pobreza da freguesia de Quarteira.

Este projecto de intervenção comunitária assenta a sua sede na Cooperativa de Habitação Económica e Cultural do Bairro da Checul, e esta segunda fase desenvolveu-se entre Julho de 2004 e Junho de 2006, através de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, e com a colaboração de outros parceiros institucionais.

A terceira fase do «Projecto Bus» já não pode dispor de apoios comunitários e, em Julho de 2006, a Câmara de Loulé e a Fundação Jack Petchey transformaram-se nos seus financiadores.
Só as acções de formação continuam a ser financiadas por fundos comunitários, através do Proalgarve, e contam com a colaboração do Gabinete de Apoio ao Empresário, como entidade formadora.

Com estes escassos recursos, a Casa da Cultura de Loulé só pode manter em funcionamento algumas acções que considera prioritá-rias: o «ATL Pequenos Marujos» e o «Clube dos Bons Malandros».

Contrastando com tantas acções «de fachada» e outras que servem apenas para esconder intenções ocultas, desta forma e através de uma metodologia de planeamento integrado, a Casa da Cultura de Loulé tem contribuído, de forma meritória, para o verdadeiro desenvolvimento social da comunidade quarteirense.
..

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, casa da cultura. Ainda à quem seja capás de plantar flores onde outros só sabem fazer estêrco

Anónimo disse...

Aqui em Quarteira as nossas associações não tem iniciativas destas. A maior parte delas é só fumo...

Anónimo disse...

É preciso irmos daqui para se fazer alguma coisa de jeito em Quarteira. Aí as vossas associações culturais só fazem surforegaes com muita erva. LOL LOL LOL

Anónimo disse...

Ah, esqueci-me de dizer: com muita erva e subsídios da câmara e da junta,