já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Clube Bus, de Quarteira

contribuição meritória, para o progresso social
Foto cedida pela Casa de Cultura de Loulé
Desde 2001, que a Casa da Cultura de Loulé tem desenvolvido um trabalho de intervenção comunitária na freguesia de Quarteira, assumindo uma perspectiva de apoio às famílias ao nível da educação, prevenção da delinquência e acompanhamento escolar.
.
A população alvo desta intervenção têm sido as crianças, jovens e algumas famílias que se encontram em situação de risco, de exclu-são social.Na 1ª fase da intervenção, em 2001, o projecto «Clube Bus», foi particularmente apoiado pela Câmara de Loulé e pelo IPJ.

Em 2004, através dos contactos estabelecidos com as famílias do Bairro IGAPHE, o projecto entrou na sua 2ª fase, assumindo o ob-jectivo de envolver, através de uma participação activa, os grupos de maior vulnerabilidade à pobreza da freguesia de Quarteira.

Este projecto de intervenção comunitária assenta a sua sede na Cooperativa de Habitação Económica e Cultural do Bairro da Checul, e esta segunda fase desenvolveu-se entre Julho de 2004 e Junho de 2006, através de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, e com a colaboração de outros parceiros institucionais.

A terceira fase do «Projecto Bus» já não pode dispor de apoios comunitários e, em Julho de 2006, a Câmara de Loulé e a Fundação Jack Petchey transformaram-se nos seus financiadores.
Só as acções de formação continuam a ser financiadas por fundos comunitários, através do Proalgarve, e contam com a colaboração do Gabinete de Apoio ao Empresário, como entidade formadora.

Com estes escassos recursos, a Casa da Cultura de Loulé só pode manter em funcionamento algumas acções que considera prioritá-rias: o «ATL Pequenos Marujos» e o «Clube dos Bons Malandros».

Contrastando com tantas acções «de fachada» e outras que servem apenas para esconder intenções ocultas, desta forma e através de uma metodologia de planeamento integrado, a Casa da Cultura de Loulé tem contribuído, de forma meritória, para o verdadeiro desenvolvimento social da comunidade quarteirense.
..

PS recebe 41,8% das intenções de voto

governo sobe 5,4 pontos percentuais
As sondagens Eurosondagem para o «Expresso» revelam que Governo, primeiro-ministro e Partido Socialista são os que mais merecem a confiança dos eleitores.

PS saiu reforçado dos confrontos com o Presidente da República e com a oposição parlamentar nos últimos trinta dias, subindo 1,6% para se fixar em 41,8% nas intenções de voto. Nem a crise financeira, nem as querelas sobre o divórcio e o Estatuto dos Açores trouxeram proveitos ao PSD de Manuela Ferreira Leite que ao perder 1,2% em relação ao barómetro de Outubro caiu para 32,1%, afrouxando a pressão que vinha a exercer sobre os socialistas.

A crise financeira operou uma mudança profunda na estrutura dos "afectos" políticos dos portugueses. O Estado passou a ser visto como o único porto seguro no meio da tempestade e os poderes a ele associados viram a sua popularidade subir em flecha nos últimos trinta dias.

A crise financeira também favoreceu o primeiro-ministro: a sua popularidade cresceu 2,2%."
in «Expresso online», 31 Out

Com as eleições à vista, nem a crise abala a confiança da maioria.
Poderemos afrouxar o cinto um bocadinho?
..

Assim se constroem os Pinochets

entre jantares e “avisos”
Cerca de uma centena de oficiais das Forças Armadas analisam hoje, num jantar à porta fechada, em Lisboa, a actual situação dos militares.
.
O general Loureiro dos Santos, o ex-presidente do Supremo Tribunal Militar almirante Castanho Paes e o general Silvestre dos Santos estarão presentes na iniciativa, que reúne oficiais no activo, na reserva e na reforma.

A iniciativa surge num momento em que o general Loureiro dos Santos alertou para o desespero de alguns militares, que os poderá levar a cometer actos que ponham em causa a Democracia.

Por isso, avisou: «Quanto mais depressa o Governo resolver as situações de injustiça mais depressa será possível atenuar a tensão e o descontentamento na instituição militar».”
(Do «Correio da Manhã», 31 de Outubro)

Se isto não é chantagem, imita muito bem…

E é algo muito preocupante!
..

Dia Mundial da Poupança

e o despesómetro da direcção-geral do consumidor
Hoje, 31 de Outubro, é o «Dia Mundial da Poupança», instituído para ser uma oportunidade para reflectir sobre as nossas receitas e os nossos consumos e avaliar até que ponto fazemos uma gestão equilibrada.

O investimento no aumento da literacia financeira conjugado com a mudança de hábitos na gestão dos orçamentos familiares constitui uma das boas opções para prevenir situações de endividamento excessivo.

A Direcção-Geral do Consumidor disponibiliza uma ferramenta de gestão e controlo do seu orçamento, em qualquer lugar e a qualquer hora, o «despesómetro», um software para telemóvel que permite, de forma simples e prática, gerir o orçamento e gastos do dia-a-dia, estabelecendo limites a gastar em determinada área, bem como verificar quanto e onde cada um já gastou o seu dinheiro, numa determinada semana ou mês.
..

“A Bicicleta e a Cidade” em congresso

discute-se em quarteira a mobilidade sustentável
Durante o fim-de-semana de 1 e 2 de Novembro, vai realizar-se na escola D. Dinis, o VII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”.
Trata-se de uma organização da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), contando-se que estejam presentes “cerca de uma centena de pessoas para discutir diversas matérias relacionadas com o tema do congresso: a bicicleta como ‘instrumento para a mobilidade sustentável’”.

A entidade organizadora lembra que Vilamoura tem 20 quilómetros de vias cicláveis e por ali passará uma das ecovias do Algarve (Via do Litoral).
.
A notícia é do jornal «Região Sul» já que, neste caso, parece não ter sido feita a habitual divulgação deste tipo de eventos, apesar de, segundo a organização, um dos apoios do congresso ser a Câmara de Loulé.
..

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Câmara de Portimão dispensa IRS

uns fazem e outros não querem fazer
A Câmara de Portimão anunciou que vai desagravar a carga fiscal das famílias e das empresas, com a redução dos impostos muni-cipais e a devolução de cinco por cento do IRS cobrado em 2008.
.
Esta autarquia baixa o IMI de 0,8 para 0,65 nos prédios antigos, e de 0,5 para 0,35 para prédios novos e sujeitos a avaliação; ainda a isenção do Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) para jovens entre os 18 e os 35 anos na aquisição de habitação permanente até 150 mil euros; e a devolução de cinco por cento do IRS.

Assim, a Câmara prescinde dos 5 por cento do IRS que lhe caberia, o que significa cerca de dois milhões de euros que ficam nos bolsos dos contribuintes.

Note-se que é no município de Portimão que, no Algarve, na última década, se tem verificado um maior desenvolvimento a todos os níveis e o maior crescimento de qualidade de vida.

Cada um faça as suas comparações e tire as suas conclusões.
..

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Já não há crise!

o inverno do nosso contentamento...
Foto retirada do «24 horas»
A gasolina é a mais cara da Europa? O desemprego cresce assus-tadoramente? O ordendo não chega até ao fim do mês? Que se lixe a crise! Já temos qualquer coisa que é a melhor do mundo...
..

Cancro da mama

rastreio é o segredo para um tratamento precoce
A diminuição da taxa de natalidade, a natalidade tardia e a difusão no ambiente de substâncias com actividade estrogénica, são apontadas como as principais causas para o aumento do número de cancros da mama, por Mariano Ayala, médico coordenador do programa de rastreio da doença no Algarve.

A afirmação foi feita ontem, no Hospital de Faro, durante a apresentação dos resultados do rastreio do cancro da mama na região do Algarve.

O programa do rastreio do cancro da mama na região algarvia começou em 2005 e, até agora, foram realizadas 26.203 mamografias sendo diagnosticados e tratados quatro cancros por cada mil testes, em mulheres com idades entre os 50 e os 67 anos.

No Algarve, a doença é diagnosticada anualmente a cerca de 175 mulheres, sendo que cerca de 70 morrem devido à doença. Este ano, até ao momento, estima-se que tenham sido diagnosticados 90 casos.

70 por cento das situações diagnosticadas na região têm apresentado boas perspectivas de cura. Por isso, o rastreio do cancro da mama é uma forma de fazer a detecção precoce da doença, permitindo assim um tratamento mais eficaz.
..

Campeonato de natação - Síndrome de Down

em albufeira, pela excelência das instalações
Segundo noticia o jornal «Região Sul», as piscinas municipais de Albufeira vão acolher, entre 27 de Novembro e 4 de Dezembro, o 4.º Campeonato do Mundo de Natação – Síndrome de Down, uma prova que pode ser disputada em piscina de 25 metros.

O evento integra-se nas comemorações, em 3 de Dezembro, do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é organizado pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, e juntará nada menos que 500 atletas de 25 países. Ainda segundo se diz na notícia, Albufeira foi escolhida para receber esta prova, “não só pela sua reconhecida qualidade hoteleira, mas também pela excelência das instalações das piscinas municipais”.

Ora aí está: pelo menos durante uma semana, 500 atletas e nunca menos que outros tantos acompanhantes, mais árbitros e organizadores vão “estagiar” em Albufeira, com naturais efeitos positivos na hotelaria e comércio locais. Durante uma semana, os media desportivos em 25 países, vão publicitar Albufeira à custa do evento. Tudo isso, por causa… da “excelência das instalações das piscinas municipais”.

Pena que os nossos excelsos autarcas não tenham pensado nesses eventuais efeitos positivos!... Limitações de que não têm culpa. As vítimas do síndrome de Down também não.
..

Quarteira S. C. – clube esquecido

futebolistas que jogam por puro prazer
Alerta-nos um leitor amigo e damos a mão à palmatória. Temos esquecido o Quarteira S. C, quando damos notícias do futebol cá da terra. E já lá vão cinco jornadas do Campeonato Distrital da 1ª Divisão.

Bem, isso é verdade. Mas também é verdade que os jogadores do clube parece que se têm esquecido de jogar futebol pois nessas cinco jornadas apenas conseguiram um pontinho: precisamente na última jornada, quando empataram no estádio municipal de Quarteira, com o Salir (2-2). Assim, a equipa fixou-se no último posto da classificação e parece que de lá não quer sair.

Sem querer magoar os moços que envergam a camisola do clube, e que, afinal, jogam por puro prazer, o melhor dos jogos do Quarteira S.C.… têm sido mesmo as bifanas do nosso amigo Libertário, que, depois de aturar durante a semana a gritaria dos miúdos da escola Francisca de Aragão, ainda tem paciência para tratar do bar.
..

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Novo edifício da escola profissional de Alte

vai ser inaugurado com pompa e circunstância
Na foto: … o que foi a escola profissional de Quarteira
A Câmara de Loulé divulgou que, no dia de S. Martinho, 11 de Novembro, vai ser inaugurado o novo edifício-sede da Escola Profissional Cândido Guerreiro.

Segundo nota da câmara, a escola conta com “população discente” de cinco turmas com cerca de 100 alunos.

O 'Calçadão' felicita a freguesia de Alte, por este benefício que valoriza o interior do concelho.

Por cá, a também a escola profissional foi… (re)inaugurada há uns tempos, com uma “população discente” bem menor e muito diferente.
..

Vilamoura, centro de congressos

onde se fala de isolamento térmico
Depois de amanhã, 31 de Outubro, Vilamoura será o ponto de encontro para mais um colóquio. Desta vez, o tema tratado será o isolamento térmico, aplicado pelo lado exterior, através do sistema “Cappotto”.
.
O evento realizar-se-á no hotel Dom Pedro Golf e assume-se sob o tema “Etics – do projecto à execução” e é promovido pelas tintas Robbialac.
..

Interculturalidade no Governo Civil

num repasto da diplomacia-golfe
Foto divulgada pelos arquivos do Governo Civil de Faro
Com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães e do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Cravinho, realizou-se, no Governo Civil de Faro um jantar com os representantes da diplomacia que participam no IV Masters da Diplomacia-Golfe, que decorreu em Albufeira e foi promovido pela Associação do Corpo Consular do Algarve. As receitas do evento desportivo reverteram a favor da instituição ‘A Catraia’.

Durante o jantar, a governadora civil, Isilda Gomes, sublinhou a importância da interculturalidade para a construção da paz entre os povos.

Por sua vez, José Magalhães pôs a tónica na “diferença e a partilha de valores comuns como a luta pela tolerância e contra o racismo, a xenofobia e o ódio”.

Apesar de o repasto ter sido animado pela banda de jazz ‘N Band’, como se pode ver na foto, quem não pareceu muito animado durante o encontro gastronómico de interculturas, foi o presidente da Câmara de Faro.

Estará ainda a reflectir seriamente se deve ou não recandidatar-se para gerir aquela autarquia falida?
..

Afinal não faziam falta!

dispensado um quinto dos avençados do estado
Em dois anos, o executivo de José Sócrates terá diminuido, em 20 por cento, o número de funcionários com os quais o Estado mantinha uma avença, ou seja, uma prestação de serviços mensal, remunerada através de recibos verdes – foi hoje revelado no Congresso da Administração Pública, pelo ministro das Finanças.

Ainda lá estão demasiados. E nas autarquias nem se fala!...
..

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Organismo do Estado viola correspondência

sem conhecimento dos autores
Imagem: montagem e gentileza de Galiós
Segundo noticia hoje o jornal «Público», a Inspecção-Geral de Finan-ças analisou milhares de mensagens de e-mail de centenas de funcio-nários dos impostos e leu o conteúdo de muitas dessas mensagens, designadamente as enviadas para órgãos de comunicação social com o objectivo de identificar fugas de informação.
.
A consulta, feita sem conhecimento dos autores, foi realizada no âmbito de uma auditoria da IGF prevista no seu plano de actividades para 2006, que mereceu a concordância do ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em Novembro de 2005.

No âmbito das investigações, foram ainda detectadas várias situações anómalas dentro da Direcção-geral dos Impostos (DGCI), como o desaparecimento de documentos ou a existência de programas para decifrar as password dos funcionários.

Diz a Constituição da República Portuguesa:

Artigo 34.º (Inviolabilidade do domicílio e da correspondência) 1. O domicílio e o sigilo da correspondência e dos outros meios de comunicação privada são invioláveis. […]. É proibida toda a ingerência das autoridades públicas na correspondência, nas telecomunicações e nos demais meios de comunicação, salvos os casos previstos na lei em matéria de processo criminal.

Artigo 35.º (Utilização da informática) […] É proibido o acesso a dados pessoais de terceiros, salvo em casos excepcionais previstos na lei.

Haverá alguma coisa mais para dizer?
..

Basquetebol quarteirense

jogo renhido, o de cadeira de rodas
Para o Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas, de-frontaram-se em Quarteira, no passado fim de semana, as equipas do Tubarões e do APD de Lisboa. Foi um jogo muito equilibrado que, no final, registou o resultado favorável aos visitantes de 50-53.
.
Para o Campeonato Nacional da 2ª divisão – zona Sul, a equipa sénior feminina dos Tubarões saiu derrotada pelo Estoril por 76-46.

Para os campeonatos regionais, jogaram: a equipa feminina de sub 19, que derrotou o Farense por 54-52, e a masculina de sub 16B que saiu massacrada pela equipa de Albufeira com um estrondoso 102-22.

Nos torneios de abertura, a equipa quarteirense sub 16 feminina recebeu e bateu o C.B.Tavira por 77-36, mas as equipas de sub 14 foram menos felizes, sendo ambas derrotadas pelas congéneres do Ginásio C.O.: a masculina, por 57-38 e a feminina por 55-42.
..

Câmara atribui subsídio de 7 mil euros

«clube bus» de quarteira será o beneficiário
A Câmara de Loulé deliberou atribuir um subsídio de 7 mil euros à Casa da Cultura de Loulé, destinado ao desenvolvimento das actividades previstas para o presente ano lectivo do projecto «Clube Bus», desenvolvido pela Casa da Cultura de Loulé.
.
Segundo nota da autarquia, o Clube Bus desenvolve “diferentes acções: ATL para crianças do 1º Ciclo, ATL para jovens a partir dos 10 anos de idade e acções de formação dirigidas à população adulta com equivalência escolar e profissional (…) que envolvem cerca de 80 utentes directos”.

Ainda através desta nota, a Câmara de Loulé informa que “o Clube Bus irá desenvolver igualmente um trabalho de parceria com a Escola D. Dinis de Quarteira, através de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família”, contribuindo, assim, “na prevenção, na identificação, no diagnóstico, no acompanhamento e no tratamento personalizado dos problemas que possam afectar o equilíbrio dos indivíduos e das famílias mais vulneráveis a situações de pobreza e exclusão social da freguesia de Quarteira”.

No presente ano lectivo, o «clube» apoiará “60 jovens e 100 adultos, para além dos 500 alunos da Escola D. Dinis”.

Que se não perca o que foi criado em boa hora!
..

Mais uma derrota para Quarteira

quarteirense não consegue atinar
Desta vez foi no campo do Fabril e um golito dos donos da casa foi quanto bastou para arrumar a equipa de Quarteira. 1 – 0 significa mais uma derrota e, na tabela, uma posição já muito incómoda.
.
Os outros resultados da série F da 3ª. divisão:
Atlético-Barreirense, 1-2
Castrense-Juventude de Évora, 0-1
Campinense-Messinense, 0-1
Farense-Louletano, 0-1
Lusitano de Évora-Pescadores, 0-1
Silves-Cova da Piedade, 1-1
.
Na próxima jornada, o Quarteirense vai receber o Lusitano de Évora, seu companheiro de infortúnio. Pode ser...
..

Campeãs europeias

mas como não é futebol… nem se fala disso
A equipa feminina do Maratona venceu ontem, em Melfi, Itália, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de estrada, recuperando o título que tinha perdido no ano passado para as russas do ASC Moscovo.

Individualmente, Dulce Félix, do Sp. Braga, venceu com 50,28 minutos. Seguiram-se-lhe Anália Rosa, Inês Monteiro e Sara Moreira, do ao Maratona, que assim deram o título a este clube. As corredoras do Sporting de Braga terminaram em terceiro ao nível colectivo.

Classificação individual:
.
1. Dulce Félix (SC Braga) ------------ 50.28
2. Anália Rosa (Maratona) ----------- 50.34
3. Inês Monteiro (Maratona) -------- 50.43
4. Sara Moreira (Maratona) --------- 50.55
5. Irina Permitina (ASC Moscovo) --- 51.15
(...)
8. Cláudia Pereira (SC Braga) ------- 52.42
13. Elisabete Lopes (Maratona) ----- 53.28
15. Ercília Machado (SC Braga) ----- 54.17
18. Filomena Costa (SC Braga) ------ 55.38

Campeãs europeias a nível individual e colectivo, é obra. Ou ser campeão europeu só é importante se for no futebol milionário?
..

domingo, 26 de outubro de 2008

Antologia

deslumbramentos ------

Milady, é perigoso contemplá-la,
Quando passa aromática e normal,
Com seu tipo tão nobre e tão de sala,
Com seus gestos de neve e de metal.

Sem que nisso a desgoste ou desenfade,
Quantas vezes, seguindo-lhe as passadas,
Eu vejo-a, com real solenidade,
Ir impondo toilettes complicadas!...

Em si tudo me atrai como um tesoiro:
O seu ar pensativo e senhoril,
A sua voz que tem um timbre de oiro
E o seu nevado e lúcido perfil!

Ah! Como me estonteia e me fascina...
E é, na graça distinta do seu porte,
Como a Moda supérflua e feminina,
E tão alta e serena como a Morte!...

Eu ontem encontrei-a, quando vinha,
Britânica, e fazendo-me assombrar;
Grande dama fatal, sempre sozinha,
E com firmeza e música no andar!

O seu olhar possui, num jogo ardente,
Um arcanjo e um demónio a iluminá-lo;
Como um florete, fere agudamente,
E afaga como o pêlo de um regalo!

Pois bem. Conserve o gelo por esposo,
E mostre, se eu beijar-lhe as brancas mãos,
O modo diplomático e orgulhoso
Que Ana de Áustria mostrava aos cortesãos.

E enfim prossiga altiva como a Fama,
Sem sorrisos, dramática, cortante;
Que eu procuro fundir na minha chama
Seu ermo coração, como um brilhante.

Mas cuidado, milady, não se afoite,
Que hão-de acabar os bárbaros reais;
E os povos humilhados, pela noite,
Para a vingança aguçam os punhais.

E um dia, ó flor do Luxo, nas estradas,
Sob o cetim do Azul e as andorinhas,
Eu hei-de ver errar, alucinadas,
E arrastando farrapos – as rainhas.

CESÁRIO VERDE (1855-1886)

José Joaquim Cesário Verde nasceu em 25 de Fevereiro de 1855, em Lisboa. Filho de um lavrador e comerciante, dedicou-se desde muito jovem à profissão do pai. Em 1873 matriculou-se no curso de Letras da Universidade de Coimbra, mas reconheceu que esse não seria o seu caminho e, ao fim de alguns meses, abandonou os estudos universitários, passando a dedicar-se à pintura e à poesia..
Nesse período, começou a publicar poesias em diversos jornais. É também nessa época também que lhe surgem os sintomas da tuberculose, doença que o levaria à morte, em 18 de Julho de 1886.


Correspondência de um ex-aluno que muito prezo, chama-me a atenção para o facto de não ter tratado a obra dr Cesário Verde, quando fiz a mini-antologia «parnasiana».
Não tem esta coluna a intenção de ser exaustiva na sua vertente pedagógica e também não tem pretensões de funcionar como um compêndio de Literatura Portuguesa; no entanto, aceito voltar ao tema do «parnasianismo português».
Quanto a esse «parnasianismo» de Cesário, que refere o meu correspondente, tem alguma razão de ser. Alguma, porque Cesário, na sua obra poética revela uma aproximação a várias estéticas:
- Ao «realismo», quando demonstra o interesse pela captação do real, pelas cenas da natureza, por quadros e figuras citadinos:
- Ao «naturalismo», quando revela a objectividade dos temas, baseados no quotidiano e na natureza;
- Ao «impressionismo», quando capta a realidade, retratando-a, porém, filtrada pelas percepções e emoções..
– Ao «parnasianismo», quando utiliza formas exactas e correctas. Mas a subjectividade que Cesário usa tantas vezes, a forma como expressa sensações e sentimentos “Despertam-me um desejo absurdo de sofrer”, “o gás extravasado enjoa-me, perturba”), constitui um desvio claro relativamente à escola parnasiana.
Cesário é, de certo modo, um resumo antológico, no estilo e na linguagem.
Rotulá-lo simplesmente como poeta parnasiano é demasiado redutor.

Prova de vinhos em Vilamoura

esta semana pode apreciar os vinhos do norte
Está a decorrer, desde a tarde de ontem, mais uma prova de vinhos nacionais, no Marinotel, em Vilamoura.
.
Depois de almoço e até às 19.00, gratuitamente, poderá hoje entrar neste espaço destinado a enólogos, vitivinicultores, enófilos e con-frarias, para provar vinhos verdes ou ainda da região da Bairrada, Beiras, Dão e Douro.

Paralelamente, pode visitar espaço dedicado aos sabores regionais e aos acessórios indispensáveis a uma boa degustação: copos, decanters e outros produtos.

No fim-de-semana passado decorreu primeira sessão desta prova de vinhos, com a presença de cerca de meia centena de expositores.
..

Mudança de hora

louca dança dos relógios difícil de entender
Esta madrugada, os relógios atrasaram uma hora, em Portugal continental, entrando-se assim na Hora de Inverno, que se vai manter até 29 de Março de 2009.

Esta mudança de hora está regulada numa directiva comunitária, que determina que, em toda a União Europeia, a «hora de Verão» começa no último domingo de Março e a «hora de Inverno» no último domingo de Outubro.
..

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ainda o concurso fotográfico «O Mar»

"jogada para receber fotos, a troco de nada?"
A propósito do concurso destinado a fotógrafos amadores, subordinado ao tema "O Mar", lançado pela Câmara de Loulé, recebemos um comentário que expressa uma curiosa reflexão.
Por isso, entendemos transformá-lo em post.

“É vergonhoso, como uma autarquia se digna lançar um concurso [nestas condições] sobre um tema, do qual provavelmente precisa de fotos.

Vai receber dezenas de fotos segundo as várias visões dos concor-rentes para o tema de que precisa; ainda fica com direitos de uti-lização sobre as fotos e, como compensação, dá os prémios que dá, que sendo miseráveis, nem sequer são em dinheiro, são em vales...

Vales onde? Podiam dizer onde, se for na «fnac», menos mal... agora pode ser na loja de um Zé Carlos qualquer, onde os produtos não interessam ou que, por ser longe, nem todos lá podem ir. Não sendo os vales usados, é horrivel...

Não será uma jogada para receber fotos que são precisas, a troco de nada?”

Recordamos a “modéstia” dos prémios: para os três primeiros classificados haverá vales de compras em material fotográfico nos valores de 300€, 200€ e 100€.

Realmente, 300 euros, uma vez descontada a despesa que o amador tiver com a respectiva ampliação, chegará para a compra de que material fotográfico?...
..

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cães potencialmente perigosos

intensificação das acções de fiscalização
Foto cedida pelo arquivo do Governo Civil de Faro
Elementos da Direcção Geral de Veterinária, das forças de segurança e representantes de Juntas de Freguesia estiveram hoje, numa reunião, no Governo Civil de Faro, para esclarecimentos sobre a aplicação da lei referente à detenção, reprodução e circulação de cães de raças potencialmente perigosas.

Assim, o encontro possibilitou que as diversas entidades com responsabilidade na matéria sejam capazes de dar cumprimento às normas legais sobre detenção, reprodução, circulação e identificação de canídeos das raças potencialmente perigosas.

Ficou decidido intensificar as acções de fiscalização e de controlo, de forma a combater eventuais práticas irregulares sobre a matéria.

A governadora civil salientou, na sua intervenção, que, na região algarvia, todas as entidades com responsabilidade nesta matéria têm demonstrado a sua preocupação em fazer cumprir a lei e de promover uma “convivência saudável com estes animais.”
..

Equipamentos portuários do Algarve

devem ser as autarquias a gerir as zonas ribeirinhas
Brandão Pires, o novo director delegado do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), no Algarve, deu uma entrevista ao «Observatório do Algarve», durante a qual afirmou que as prioridades do IPTM para a região são os equipamentos portuários.

Brandão Pires entende que os acordos estabelecidos com autarquias para a gestão das zonas ribeirinhas são uma mais valia; e defende que “esses espaços devem ser dinamizados, dando à população oportunidade de usufruir dos mesmos”, porque “esses espaços […] têm de se abrir às cidades, têm de se abrir às populações, se não transforma-se um pouco no que são até agora”.

Por isso, o administrador-delegado é muito claro: “Eu acho bem que seja a Câmara Municipal a gerir, a acompanhar esses espaços”; e entende que a chamada “Lei da Água” define muito bem as compe-tências de cada uma das entidades – IPTM, Região Hidrográfica do Algarve e autarquias.
..

Mais um congresso em Vilamoura

vamos saber a «idade das artérias»
Até ao próximo Sábado, dia 25, decorre, no Marinotel, em Vilamoura, o congresso da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, durante o qual é apresentada a campanha “Idade das artérias”, destinada a avaliar se a idade das artérias é "superior" à idade do indivíduo.

A campanha pretende alertar para a importância da prevenção da aterosclerose, com especial ênfase na eliminação dos factores de risco controláveis, e nela é usada, pela primeira vez em Portugal, um equipamento de rastreio, de origem japonesa, o Vasera 1000, de que apenas existe em Portugal apenas um outro aparelho, na unidade de AVC do Hospital de Setúbal.
..

Escândalos em tempo de crise

é para isto que vai aumentar a electricidade?
Uma remuneração anual fixa de 384 mil euros prevista para 2008, à qual acresce uma contribuição para o plano de pensão e ainda um prémio anual e um prémio plurianual para períodos de três anos, cada um dos quais até uma verba máxima de 100% do salário base, é o que vai perceber Ana Maria Fernandes, a menina que aqui lhe apresentamos, com a devida vénia a Elisabete de Sá, do «Jornal de Negócios».

Ou seja, se todos os seus objectivos de desempenho forem cumpri-dos, Ana Maria poderá receber mais de 1,1 milhão de euros no seu primeiro ano como presidente de EDP Renováveis, após a entrada da empresa na bolsa. Os valores constam do documento de admissão.

Neste documento. a empresa prevê que o salário máximo da admi-nistração da EDP Renováveis em 2008 será de 2,5 milhões de euros.

Entretanto já foi anunciado que o preço da electricidade vai subir no próximo ano, muito para além da inflação prevista.
Nós pagamos! Com certeza, nós pagamos!...
..

Financiamento dos partidos - mudanças na lei

não haverá? mas esteve para haver…
Os donativos aos partidos políticos só poderão ser feitos por pessoas singulares identificadas, no limite anual de 25 vezes o valor do - «Indexante de Apoios Sociais – IAS» por doador, e são obrigatoria-mente titulados por cheque ou transferência bancária.

Na proposta inicial do Orçamento do Estado, as coisas não estavam bem assim mas, depois do «Diário Económico» ter denunciado a situação e de o Governo ter sido pressionado pela oposição, foi o próprio executivo que pediu à Assembleia da República que tudo fique como estava na lei aprovada em 2003 (e que vigora desde Janeiro de 2005), à excepção da alteração ao novo referencial, que passa a ser o IAS, em vez do salário mínimo.

Volta a constar da lei que se consideram donativos as aquisições de bens a partidos políticos por um montante manifestamente superior ao relativo valor de mercado.

Não bastam as “habilidades” que se todos vêem que são cometidas durante as campanhas e pré-campanhas; agora era só o que faltava que fosse o Governo a abrir as portas a todas as vigarices…
..

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sugestão ou realidade?

andaremos a ser vigiados por ovnis?
Imagem: Montagem de Galiós
O caso é estranho e só ontem foi divulgado, apesar de já terem passado 17 anos!

O Ministério da Defesa britânico revelou que, em 1991, um objecto voador não identificado passou a curta distância de um avião de passageiros da Alitalia que sobrevoava a cidade inglesa de Kent. O aparelho, um MCDonnell Douglas MD80 , seguia de Milão para o aeroporto londrino de Heathrow e levava 57 pessoas a bordo.

O incidente foi investigado durante anos pela Autoridade da Aviação Civil e pelos militares, tendo acabado por ser arquivado sem que se tivesse chegado a alguma conclusão.

A verdade é que o comandante do avião, Achille Zaghetti, ficou tão assustado que gritou "cuidado, cuidado!" para o seu co-piloto, pois o objecto voador não identificado (OVNI) - castanho e com a forma de um míssil - passou a uns escassos 300 metros do seu avião.

O mais estranho é que, logo após ter visto o OVNI, o comandante da companhia aérea italiana comunicou com a torre de controlo, que o informou de que o único objecto identificado pelo radar estaria a cerca de 10 milhas de distância do avião da Alitalia.

Mais um caso a acrescentar ao rol de mistérios, fantasias ou bruxarias.

Ou então, pode ser uma sugestão para mais uma festarola da câmara louletana: a «Noite dos OVNIS» Por que não?
..

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ténis para “seniores” em Vilamoura

vilamouratenis com copa ibérica
O 29.º Campeonato Internacional de Veteranos Médis - Copa Ibérica, em ténis, vai ter a sua terceira jornada, no Vilamouraténis, de 31 de Outubro a 2 de Novembro.

O torneio é aberto a todos os jogadores de ambos os sexos com mais de 40 anos de idade, e disputar-se-á nas variantes de singulares masculinos (+40, +45, +55, +60, +65 e +70 anos) ; singulares femininos (+40, +50 e +60 anos) ; pares masculinos (+40, +45, +55 e +65 anos); e pares mistos (grupo único).
..

Tubarões de Quarteira

seniores vencem, e sub-16 chegam aos 100
No passado fim-de-semana, as equipas de basquetebol dos Tubarões estiveram em grande actividade.

Em evidência estiveram os seniores masculinos, que derrotaram a equipa da Academia do Algarve por 68-63, e também os rapazes de sub 16, que derrotaram a Juventude B.C. pelo expressivo resultado de 100-65, para o campeonato regional da categoria.

Outros resultados dos Tubarões em competições masculinas:
Sub16B, campeonato regional: Ferragudo 61 - Tubarões 53
Sub16B, campeonato regional: Tubarões 21 - Farense70
Sub14A, torneio de abertura: Tubarões 38 - Farense 32
Sub14B, torneio de abertura: Imortal 107 - Quarteira Tubarões 8
Sub16A, campeonato regional: Ginásio C.O.97 - Tubarões 66
Sub18, campeonato regional: Farense 45 – Tubarões 42

Competições femininas:
Seniores Fem, 2ª Div Sul: Tubarões 43 - União Forte 51
Sub19, campeonato regional: Ferragudo 36 - Tubarões50
Sub14, torneio de abertura: Tubarões 23 – Juventude 86
Sub16 campeonato regional: Ginásio 85 – Tubarões 27.

No próximo fim-de-semana estará também em acção a equipa de rodas que, para o campeonato Nacional, defrontará o APD Lisboa.
..

Turismo do Algarve tem direcção

mas carlos tuta "põe a boca no trombone"
Foto fornecida pela ERTA: a equipa que vai dirigir o turismo algarvio.
António Pina garantiu hoje o seu lugar à frente do Turismo do Algarve, numa lista que foi a votos sozinha para a direcção da entidade. Elidérico Viegas foi o outro vencedor destas eleições, ao ser escolhido para liderar a mesa da assembleia geral.

António Ventura Pina foi reeleito com a “sua” equipa: António Almeida Pires, Nuno Aires, Helena Mak e Fernando Anastácio como vogais e Luís Tavares, Marina Leal Correia, José dos Santos e José Eduardo Valagão como suplentes.

Elidérico Viegas, passa agora a presidir a mesa da assembleia geral e Martinho Fortunato e Rita de Fátima serão os 1.º e 2.º secretários.

Carlos Tuta protestou contra “o modelo e o acordo subjacente a estas listas”, referindo-se aos conluios entre o PSD e o PS. E, atirando as culpas para Desidério Silva, da câmara de Abufeira, insurgiu-se porque as autarquias não participam nem na mesa da assembleia geral, nem na comissão executiva.

De vez em quando, aparece alguém a chamar os bois pelos nomes...
..

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Exposição em Quarteira, na Galeria

colectiva de pintura na praça do mar
Entre os dias 25 deste mês e 23 de Novembro, vai estar exposta, na Galeria de Arte da Praça do Mar, uma exposição conjunta de pintura de Brigitte von Humbolt e Vando Figueiredo.

A exposição pode ser visitada diariamente entre as 9.30 e as 18.00 horas.
..

Regulamento de Urbanização e de Edificação

a câmara põe documento à discussão pública
A Câmara “preocupa-se com a estética da cidade e defesa do seu meio ambiente”…
A fim de estabelecer e definir as normas necessárias à aplicação do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, a câmara aprovou um projecto de «Regulamento de Urbanização e de Edificação do Município de Loulé».

O documento tem como objectivos: fixar as regras respeitantes à urbanização e edificação, controlo de ocupação dos solos e o cumprimento dos planos municipais de ordenamento do território.

Para além disso, preocupa-se com a “estética da cidade” (?) e defesa do seu meio ambiente, salubridade, qualificação do espaço público e promoção da arquitectura.

Assim, e de acordo com a nota da autarquia, o diploma visa “tornar mais claros e transparentes os critérios de apreciação e análise dos projectos e, consequentemente, mais célere a sua apreciação por parte dos serviços municipais”.

A proposta de regulamento foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal da passada semana e será agora remetida para discussão pública.

Realmente, parece tempo de a câmara se preocupar com a estética da cidade (de Quarteira).
..

Sem problemas, obrigado

impensável: inundações em vilamoura
Às vezes, passam-se semanas em que quase não há nada a assinalar nesta terra. Outras vezes, aparecem em catadupa.

O que eu não estava mesmo a pensar era que, durante um simples fim-de-semana em Lisboa, a notícia pudesse vir a bater-me à porta. E bateu.

Tive a surpresa, no regresso a Vilamoura, de me defrontar com essa- "novidade", sob a forma de uma inundação em casa, causada por uma chuvada muito intensa. Mas sem problemas, felizmente.

Na garagem, a água subiu aí um palmo, mas sem outras consequên-cias para além da lama. No estabelecimento, a “cheia” não foi além de uns oito centímetros mas, para além de uma poltrona velha que já devia ter ido parar à lixeira da Algar, e que ficou encharcada, não se registaram mais azares.

Fiquem pois descansados todos os amigos que me telefonaram, preocupados. E os que não telefonaram, também: ainda não foi desta vez que pude trazer o barquinho até à porta de casa.

Santa Inframoura zela por nós. Mal, ao que parece, mas zela… (dizem).
..

"The Gypsy Swing Experimental Project".

uma iniciativa que deve ser interessante
Imagem: montagem e gentileza de Galiós
A Casa da Cultura de Loulé está a preparar um novo projecto musical que denominou «The Gypsy Swing Experimental Project», para o qual está a convidar músicos amadores, com ou sem experiência.

Apesar de não entendermos o sentido “gypsy” do projecto, saúda-se a iniciativa.

Numa sociedade onde abundam megalómanos projectos com o único objectivo de demonstrar as “capacidades” de quem os promove, são bem-vindas actividades inovadoras.

A Casa da Cultura de Loulé “teima” em fazer-se notar, como flor brilhante, entre o entulho que é a actividade “cultural” no município louletano.
..

Baixa o imposto municipal sobre imóveis

mas poderia ter baixado mais um bocado…
Imagem: montagem de Galiós
A Assembleia Municipal de Loulé aprovou a proposta do executivo de fixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2009 a redução da taxa de 0,70 para 0,68 dos prédios urbanos antigos, e de 0,40 para 0,36 os imóveis urbanos novos e avaliados, “como forma de reconhecimento e incentivo à população”, segundo afirmou Seruca Emídio à Lusa.

A nova taxa representa uma redução nas receitas da autarquia de cerca de 1,2 milhões de euros, e fica ainda abaixo dos limites máximos.

Em 2007, a autarquia recebeu mais 5 milhões de euros que no ano anterior e agora prepara-se para baixar apenas 1,2 milhões de euros. Ou seja, mesmo assim, deverá receber mais 3,8 milhões para o próximo ano… É assim?

Quer dizer que isso, no entender da Câmara de Loulé, é “reconhecimento e incentivo à população”?
..

Portugal Masters chegou ao fim

quirós arrecadou 500.000 euros e 1,5 kg de prata
Foto cedida pela organização do torneio
O espanhol Álvaro Quirós conquistou a segunda edição do Portugal Masters, que ontem terminou no Oceânico Victoria Golf Club, em Vilamoura.

Quirós, de 25 anos, concluiu o mais importante evento desportivo do programa «Allgarve» com 269 pancadas, 19 abaixo do par.

Pela vitória, recebeu meio milhão de euros como prémio monetário e, pelo seu segundo título no European Tour, subiu 81 lugares na Ordem de Mérito Europeia, passando de 105º para 24º.

António Sobrinho, do clube de Vale do Lobo, o único português de passou à fase final, ficou em 59º lugar e, mesmo assim, recebeu 8.400 euros.

A taça de prata de 1,5 quilos, que representa a esfera armilar, foi entregue ao vencedor por Manuel Pinho, o ministro da Economia e Inovação.
..

sábado, 18 de outubro de 2008

Parada de horrores

esta é a câmara de loulé… no seu melhor

A Câmara de Loulé fez publicar na imprensa o anúncio que podemos ver à esquerda. É, em meu entender, o retrato perfeito da autarquia louletana.

Com efeito, uma Câmara que não pode exibir quaisquer maravilhas por si construídas ou idealizadas, só pode festejar horrores!

Vamos dar uma ajuda ao executivo louletano nesta sua tarefa de mostrar ao povo a «galeria de horrores»:
Façam favor de não se esquecerem destes…- "pormenores"…




..

Antologia

o dilúvio

Há muitos dias já, há já bem longas noites
que o estalar dos vulcões e o atroar das torrentes
ribombam com furor, quais rábidos açoites,
ao crebro rutilar dos coriscos ardentes.

Pradarias, vergéis, hortos. vinhedos, matos,
tudo desapar'ceu ao rude desabar
das constantes, hostis, raivosas cataratas,
que fizeram da Terra um grande e torvo mar.

À flor do torvo mar, verde como as gangrenas,
onde homens e leões bóiam agonizantes,
imprecando com fúria e angústia, erguem-se apenas,
quais monstros colossais, as montanhas gigantes.

É aí que, ululando, os homens como as feras
refugiar-se vão em trágicos cardumes,
o mar sobe, o mar cresce, e os homens e as panteras,
crianças e reptis caminham para os cumes.

Os fortes, sem haver piedade que os sujeite,
arremessam ao chão pobres velhos cansados.
e as mães largam. cruéis, os filhinhos de leite,
que os que seguem depois pisam, alucinados.

Um sinistro pavor; crescente e sufocante,
desnorteia, asfixia a turba pertinaz:
ouvem-se urros de dor, e os que vão adiante
lançam pedras brutais aos que ficam pra trás.

Raivoso, o touro estripa os míseros humanos
que o estorvam, ao correr em fuga desnorteada,
e pelo ar tenebroso as águias e os milhanos
fogem, com vivo horror, daquela estropeada.

Cresce a treva infernal nos cavos horizontes;
o oceano sobe e muge em raivas cavernosas,
e as ondas, a trepar pelos visos dos montes,
fazem de cada vez cem vítimas chorosas!

Os negros vagalhões, nos bosques mais cimeiros,
silvam e marram já, em golpes iracundos;
resplendem raios mil em rútilos chuveiros,
e os corvos, a grasnar, desolham moribundos.

Blasfémias, maldições elevam-se à porfia;
fustigado plo raio, aumenta o furacão;
cada ruga do mar acusa uma agonia,
cada bolha, ao estalar, solta uma imprecação.

Cresce o mar, sobe o mar... e traga, rudemente,
da mais alta montanha o píncaro nevado.
e um tremendo trovão aplaude a vaga arlente,
que envolve, ao despenhar-se, o último condenado.

Cresce o mar, sobe o mar, que já topeta os céus:
e, levada p'lo fero e desabrido norte,
s ua espuma, a ferver, molha o rosto de Deus,
que lhe encontra um sabor nauseabundo de morte...

Cresce o mar, sobe o mar... Cada vaga é uma torre!
No céu, o próprio Deus melancólico pasma...
E, pelos vagalhões acastelados, corre
a Arca de Noé, qual navio-fantasma...

EUGÉNIO DE CASTRO (1869-1944), in Saudades do Céu

Eugénio de Castro e Almeida, Poeta e autor dramático, nasceu em 6 de Março de 1869, em Coimbra, e faleceu em 17 de Agosto de 1944, na mesma cidade.
Formado pela Faculdade de Letras de Coimbra, aí viria a desempenhar funções docentes e directivas. Ainda durante os estudos académicos, fundou, em 1889, com João Menezes e Francisco Bastos, a revista «Os Insubmissos», criada com o intuito deliberado de rivalizar com a revista académica «Boémia Nova», recém-lançada por Alberto de Oliveira e António Nobre.
Na polémica entre as duas publicações serão colocadas questões de versificação (o problema da cesura do alexandrino) que, se não têm a ver directamente com o Simbolismo, contribuirão para uma nova consciência da linguagem poética, afim das premissas daquele movimento, cuja emergência é usual datar-se de 1890, data da publicação do volume poético Oaristos de Eugénio de Castro.
Em 1895, Eugénio de Castro fundou a revista internacional «A Arte», que, anunci-ando a colaboração de autores como Paul Adam, Gabriele d'Anunzio, Maurice Bar-rès, Gustave Khan, Maeterlinck, Stéphane Mallarmé, Jean Moréas, Jules Renard, J. H. Rosny, ou Verlaine, pretendia constituir um elo no movimento simbolista internacional, ligando alguma poesia portuguesa (sobretudo a do autor) à poesia europeia.
Destaques na sua obra: Silva, (1894), Belkiss (1894), Tirésias e Sagramor (1895), Salomé e Outros Poemas (1896), O Rei Galaor (1897), Saudades do Ceú (1899), Poesias Escolhidas, 1889-1900 (1902), O Anel de Polícrates (1907), A Fonte de Sátiro (1908), O Cavaleiro das Mãos Irresistíveis (1916), Canções desta Vida Negra (1922), Cravos de Papel (1922), A Mantilha dos Medronhos (1923), Descen-do a Encosta (1924) e Últimos Versos (1938).
A poesia de Eugénio de Castro nunca se libertou do epíteto de esteticista e escolar, sendo, no entanto, uma referência incontornável na análise do processo de libertação da linguagem poética que viria a culminar com o modernismo, numa linha que muitos definem como ‘parnasiana’, e onde, igualmente, incluem João Penha, Gonçalves Crespo, António Feijó, Cesário Verde, Joaquim de Araújo e Florbela Espanca.
Com este poema de Eugénio de Castro, fechamos o curto ciclo dedicado ao - «parnasianismo» que, como movimento, foi uma reacção anti-romântica, cuja objectividade contrastava com a subjectividade romântica. Entre as principais características deste tipo de poesia, referência à perfeição dos versos, bem como ao tom descritivo, à referência a obras de arte e paisagens.
..

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Portugal Masters

só sobrinho passou para os dois últimos dias
Foto de António Sobrinho, recolhida na Net, de autor desconhecido
António Sobrinho foi o único dos sete portugueses a qualificar-se para os dois últimos dias da segunda edição do Portugal Masters, que no domingo irá terminar no Oceânico Victoria Golf Club, em Vilamoura. Os restantes seis jogadores portugueses foram eliminados.

O galês Stuart Manley, 174º classificado na Ordem de Mérito Europeia, continua a liderar após uma segunda volta de 68 pancadas, 4 abaixo do Par.
..

Imagem de N. Sª. de Fátima em Quarteira

imagem fará a passagem do ano entre nós
A Diocese do Algarve estabeleceu, com as paróquias do concelho de Loulé, um programa de visitas da imagem peregrina da Nossa Senhora de Fátima às freguesias do concelho.
.
De acordo com esse programa, a imagem da Virgem permanecerá em Quarteira entre 27 de Dezembro e 10 de Janeiro. O périplo encerrará na cidade de Loulé, no mês de Março.
.
Como é natural, no âmbito do evento, realizar-se-ão celebrações de eucaristias e outras acções de foro religioso.
..

Portugal Masters

golfista francês fez ‘hole-in-one’
Na foto: Lucquin, o golfista que conseguiu o 'hole in one' em Vilamoura
O primeiro dia do 'Portugal Masters' ficou marcado pelo francês Jean-François Lucquin, ao conseguir o primeiro 'hole in one' em duas edi-ções do mais importante torneio português, no buraco 8, de 160 me-tros, com um ferro 6. (Para os menos familiarizados, fazer um 'hole in one' significa enfiar a bola no burado só com uma pancada).

João Carlota, um dos que jogam em casa, e António Sobrinho, de Vale do Lobo, foram os portugueses que jogaram abaixo do campo no torneio do Oceânico Victoria Golf Club, de Vilamoura.
..

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Coros Ibéricos em Quarteira

dois corais na praça do mar
Na imagem: o Coral Santa Cecília de Villafranca de Los Barros
O Grupo Coral Ossónoba, de Faro, que está a organizar o II Encontro de Coros Ibéricos, vai trazer a Quarteira, com o apoio da Câmara de Loulé, um dos concertos programados.

Assim, no próximo dia 25 de Outubro, com início às 21.30 horas, irão actuar, na Galeria da Praça do Mar, os espanhóis do Coral Santa Cecília de Villafranca de Los Barros (Badajoz) e o Coral Ideias do Levante, de Lagoa.
..

Portugal Masters

três milhões de euros em prémios monetários
Na foto: Um ‘swing’ de Oliver Wilson, o vencedor dp ‘pro-am’ de ontem
Começa hoje, no Oceânico Victoria Golf Club, em Vilamoura - inte-grado no programa «Allgarve» e patrocinado pelo Turismo de Portugal -, o torneio «Portugal Masters», o mais importante torneio de golfe realizado no nosso país e um dos eventos mais relevantes do PGA European Tour.

O torneio, que conta com 126 participantes, distribui três milhões de euros em prémios monetários, atraindo os melhores golfistas profissionais da Europa, incluindo os actuais nº1 e nº3, respectiva-mente, o sueco Robert Karlsson e o inglês Lee Westwood, ambos numa luta acesa pela liderança da O. de Mérito Europeia de 2008.

Os destaques portugueses vão para os golfistas “da casa”, os irmãos Ricardo e Hugo Santos e Tiago Cruz, do Oceânico Golfe Team Portugal, que estão entre os cinco melhores golfistas do “ranking” da PGA de Portugal 2008.

Ontem disputou-se o 'Pro-Am' que foi ganho por Wilson Oliver. De um total de 33 jogadores, os três portugueses convidados para o 'Pro-Am' ocuparam posições algo modestas. Tiago Cruz foi o... menos mau, no 29º lugar.
..