já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Noites culturais em Quarteira

o entendimento kitsch do que é cultura
Diz-se em nota de imprensa da Câmara de Loulé que o praticamente desconhecido fadista e vencedor de uns concursos de fado amador, Luís Saturnino, estará, em 9 de Maio, no “espaço intimista” (intimista, porquê?) da Galeria da Praça do Mar, para “mais um evento integrado na iniciativa ‘Noites Culturais’”.

Correndo o risco de não sermos entendidos pelos amantes deste género musical, ou que outros, “melhor pensantes”, entendam que nos move apenas vontade de mal-dizer, comove-nos o entendimento kitsch desta autarquia, ao não encontrar melhor enquadramento para este género musical que encaixá-lo num plano cultural - sinal de que a cultura erudita da música que melhor retrata e canta o “fatum da vida humana” continua bem presente nos (seus) espíritos.

Enfim, voltamos aí uns quarenta anos atrás, quando era voz corrente que “o fado é que educa, o vinho é que instrui”; ou, melhor: “o fado é qu’induca e o vinh'é qu’enstrói”…

1 comentário:

Anónimo disse...

De Cultura, aquilo que esta Câmara percebe resume-se a muito pouco: folclore, feiras e fogo de artifício.
Excepção ao MED, que em 8 anos é muito pouco!
Próximo "grande momento cultural" em Quarteira....Tony Carreira, está tudo dito! E o mais triste disto tudo é que, para muitos quarteirenses mais seria demais.