já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dia da Cidade de Quarteira (2)

para quando, afinal, o centro cultural?
Imagem: Foto do desenho de projecto do C. Cultural, enviada por e-mail por um leitor
As comemorações do 10º aniversário de Quarteira continuaram ao longo do dia. Depois de um churrasco aberto à população, na Rua Vasco da Gama, as entidades oficiais deslocaram-se para a Praça do Mar, para verem a exposição dedicada às «Energias Renováveis».

Mais tarde, foi a apresentação do estudo prévio para o projecto do futuro Centro Cultural de Quarteira, pelo seu autor, o arquitecto Souto Moura.

É ainda do «Região-Sul» online a descrição do projecto proposto:

O edifício vai integrar um auditório com 350 lugares, cuja forma se adaptará ao cariz do evento que aí se realize.
O perfil da sala de espectáculos foi uma das dúvidas que ficou no ar com a apresentação de hoje. “Será um auditório mais para teatro, mais para música ou mais para conferências? Há que decidir, há que afinar se é mais para música ou mais para a palavra”, confidenciou Souto Moura.
O centro cultural integrará uma biblioteca/mediateca, uma livraria, uma cafetaria e uma pequena sala para iniciativas mais restritas, como exposições, pequenos concertos e conferências temáticas.
A parte exterior é uma das principais componentes do projecto apresentado pelo arquitecto, que desenhou “uma praceta” à entrada, em parte coberta, e “uma praça” atrás, permitindo fazer o «recorte» com os edifícios já existentes e inserindo a obra no contexto urbano.
Souto Moura vê este centro “como um sítio de atravessamento, em que pessoas entram, compram um livro ou um filme, bebem café ou os jovens podem estudar”.
O equipamento engloba ainda um parque de estacionamento subterrâneo público, com capacidade para cerca de 270 viaturas”.

Segundo todas as opiniões que escutámos, o desenho e as intenções do arquitecto Souto Moura parecem excelentes.

Porém, a grande surpresa que ficou no ar e levanta perplexidades foi a quase total indefinição sobre este futuro (?) centro cultural:
  • indefinição dos objectivos,
  • indefinição de características,
  • indefinição de custos,
  • indefinição de prazos e…
  • indefinição sobre o próprio plano de pormenor do terreno, que não se sabe se e quando virá a ser aprovado.

Por este andar, quando terá Quarteira o seu Centro Cultural?

15 comentários:

Anónimo disse...

Para construir um centro cultural á semelhança das Piscinas mas vale estar quietos, e gstarem o nossos tostõesinhos am borgas. Pois as ditas mais modernas piscinas têm chuveiros dos homens avariados á pelo menos 3 semanas; o banho turco e sauna das senhoras está avariados desde a inauguração; as moscas no jacuzzi são mais do que as mães;os bancos de saltos para a água felismente foram trocados pois a ferugem já escuria pela água dentro;as janelas viradas para o estádio eram supostamente para abrir para o lado de fora mas infelizmente não consegue visto terem colocado lá umas grades, porque só depois de construidas é que viram que as bolas provenientes do campo puderiam partir os vidros;o famoso relógio que sempre esteve parado desde a inauguração felizmente foi tirada para o Sr. Presidente não se enganar nas horas;O jacuzzi já nao têm pressão nos jactos laterais;o urinol dos homens está avariado; e o que me parece mais grave são ainda o facto de as pessoas que ali vão não puderem ter um bar, assim como o facto do ginásio já ter equipamentos a cerca de 4 ou 5 meses e continuar por abrir.
Enfim se isto é modernisse então que venha a velhice pode ser que se melhor muita coisa.
E já agora deixo aqui uma reflexão que poderam fazer: porque foi tão rápida a colocação da cobertura das piscinas exteriores do Loulé.

Anónimo disse...

Oh Zé faltaste ao respeito ao teu chefe ias mesmo levando nas trombas não viste a cara dele mais vermelho que um pimentão. Porque é que fizeste aquela pergunta estupida!
Alguma vez o looby louletano deixa que algum presidente da camara de loulé realise tal obra nem penses Zé e tu sabes muito bem se não viste vi eu que os tipos que lá estavam que era quase tudo do lado de lá das quatro estradas mordiam-se todos e ficaram mais mudos desde que a antiga ministra da justiça anunciou para Quarteira a Conservatória lembras-te?
O centro Cultural de Quarteira sou como S. Tomé só acredito quando estiver pronto. Todo o resto é caça ao voto mas muito poucos Quarteirenses lá estavam e sabes porquê porque já não vão em tretas.
Quarteira a Concelho.
Almofadinha da Silva

Anónimo disse...

Bem observado sim senhor, pelos dois primeiros anónimos! A verdade está aí à frente de quem quiser realmente ver, o resto é só maquilhagem!

Anónimo disse...

Eu não sei se vocês se lembram quem era o presidente da câmara quando Quarteira passou a cidade. Era bom que alguém se lembrasse.
Nessa altura pensava-se nesta cidade em criar estruturas de futuro: o ensino secundário, duas escolas. A Fundação Aleixo, o Porto de Pescas, o quartel dos Bombeiros e da Guarda em Vilamoura, a Escola profissional…
Isso foram obras estruturantes.

Seruca Emídio agora apresenta… projectos no papel:

projecto para um Centro Cultural num terreno que só parcialmente é da Câmara e que não tem planos de pormenor,

projecto para prolongamento da Avenida Sá Carneiro, mas não tem terreno nem sequer para duas faixas, quanto mais para as quatro iniciais (vai comprar o Hotel Zodíaco, o Parque de Campismo, as casas até à Fonte-Santa?)

projecto para uma zona de expansão a norte de Quarteira mas não tem um metro quadrado de terreno)

projecto para avenida de ligação na Pernada até à curva da Morta da Av de Ceuta, mas também não tem, nem esperanças de ter tão cedo, um só metro quadrado,

projecto para uma escola em Vilamoura, mas para que é precisa uma escola ao pé da estalagem da cegonha?

projecto para a zona do antigo bairro dos pescadores (ou esse já foi abandonado?)

projecto do mercado municipal (ou também está abandonado?)

etc, etc, etc. Ah… o Centro de Saúde já está aberto 24 horas/dia????????
Já chega de administrações Laranja, a enganarem o Zé Povinho Quarteirense

F. Santos

Anónimo disse...

Gostava de perguntar uma coisa ao Dr. Seruca: que é feito da Pousada da Juventude, para que foi oferecido o terreno e está ali às ervas no terreno do outro lado da avenida em frente do actual posto da GNR.
Não lhe interessa fazer a Pousada? Ofereceram o terreno e havia dinheiro que acho que era de fundos comunitários.
O que vai fazer naquele terreno?
Os jovens não interessam para nada, ou só os que interessam são os que lhe fazem propaganda a mamam subsídios? Vai na onda, vai… que é boa onda

Rita disse...

Está visto e quem esteve lá percebeu bem que esse Centro Cultural é para ser anunciado daqui a 4 anos, em vésperas de eleições, por quem estiver no poleiro.
Como diz o Calçadão, esse Centro Cultural só daqui a muiiiiiiiiiiitos anos!

Quarteirense disse...

Eu só dou o meu voto a quem DEMONSTRAR que pretende fazer na minha terra: uma escola profissional ou um polo da UALG, um novo quartel da GNR como deve ser, um Centro Cultural que não seja uma teimosia de que tem de ser neste ou naquele sítio, uma biblioteca moderna, uma creche de raiz e com dimensões capazes, um centro de dia para os reformados, uma escola artística para música, teatro, dança, etc... e finalmente dois ou tres parques de estacionamento a sério desses em espiral para resolverem o problema do estacionamento no verão e no inverno

E. M. disse...

Para que querem vocês um Centro Cultural? Vão ao Teatro ao Teatro de Faro, vão ao cinema ao Fórum de Faro, vão à Biblioteca de Loulé...
Não esteve lá na sala um sacana qualquer a dizer que podiam fazer uma merdicde qualquer porque há alternativas há volta de Quarteira?
Nem precisavam de um palco com theia nem bôca de cena e só faltou dizer que nem era percisos livros.
Acho que aquele animal foi lá mandado a proposito. Eu sou Louletano e até devia estar de acordo com ele mas não estou porque a mania de fazer tudo em pequenino dá estes resultados. Faz-se uma cresche e ainda não foi inaugurada já não chega nem para as encomendas, faz-se uma estrada e quando começa a funcionar já está atravancada com carros porque foi feita para o transito de ontem em vez de ser para o de amanhã e por aí fora

Anónimo disse...

Mas o que esparavas daquele lajinha? Um poço de peneiras a querer mostrar-se. Claro que foi lá encomendado.
Ele a e mulher estão de serviço, percebem?
Gente útil.

Marta disse...

Gosto tanto do Centro Cultural de Quarteira que nem sei se é o Mercado do Aleixo que agora já não é!
Deixem-se disso que não passa de uma teimosia.
O Aleixo já viu o resultado que os quarteirenses não estão interessados nas parvoices e teimas pessoais
e o Seruca esta a usar isto para enganar os papalvos.

Marta

pim disse...

Gostei na análize do primeiro anónimo. Não sabia que aquilo estava assim nas lonas.
O Seruca diz que é a melhor piscina do sul do país...
Estou a ver como serão as outras... devem ser tanques de rega
O Anónimo só não disse que só podem correr dois nadadores a sério de cada vez...

Anónimo disse...

Já agora, e porque ainda tenho alguma memória viva, os verdadeiros Quarteirense que me digam se estou errado ou não, porque tenho a sensação que o Seruca disse á 4 anos que ia construir finalmente a tão prometida estrada de 4 faixas ligando Loulé a Quarteira e que por estar prefeitamente ao seu alcance visto ser médico de profissão e que lhe seria facil devido aos conhecimentos que tinha nesta área, abrir o Centro de Saude de Quarteira 24 horas por dia.
As minhas duvidas são só onde está essa estrada em Quarteira, e onde está colocado o relógio do Centro de Saude não vá o pessoal não saber a quantas anda.
Quanto as obras feitas, com o andar da carruagem ainda temos mais de 70 ou 80 ritundas em Quarteira, que não haja duvida são melhores do que os semeforos, agora para o seu bom funcionamento é indispenável criar estacionamento para não se ter de pizar os traços conntinuos nos acessos as suas paralelas.
Vairinhos sempre.

Anónimo disse...

Convido todos os leitores a deslocarem-se ás maravilhosas Piscinas e fazerem uma inspecção (a entrada é apenas de 1.56€) para verem que o primeiro leitor estar totalmente corecto nas suas afirmações. Agora convem que não demorem muito porque elas vão fechar para obras brevemente, e de certeza antes das referidas eleições.
Vairinhos Sempre.

Anónimo disse...

A Administração Regional de Saúde não cedeu os médicos para que o centro de saúde estivesse aberto 24 horas por dia. A CML assumia as despesas até pelos serviços de enfermagem. Quem não quer o Centro de Saúde aberto 24 horas por dia é o GOVERNO PS, que ainda não inaugurou sequer o Porto de Pesca, que já está prontinho. Será que há qualquer bronca com a Docapesca? Ou quer-se aproveitar outros momentos?

Anónimo disse...

pois sou quarteirense ,toda a minha familia e de ca...pois o terreno onde se faz o mercado da fruta tem dono a muitos anos..pois esse terreno pertece a minha familia..pois pagamos contribuicao,temos papelaada toda ate temos autorizaçao para o mercado...mas esta em tribunal pois a camara quer ficar com o terreno,foi posto em tribunal mas como ja se sabe o pobre perde sempre..pois que esta bem sao os meninos ricos...pois o constatino desde que foi para la so encheu os bolsos e contruiiu onde nao podia..outra coisa quarteira esta cheia de crime romenos e brasileiros,ja nem vontade de ir a rua da...e outra coisa os louletanos nao querem que quarteira evulua..pois estao cheios de dor de cotovelo..quarteirenses como eu ja sao aves rara