já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia do Trabalhador (1)

um texto para reflexão
"Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana."
Karl Marx, in "O Capital"

No sistema actual, o trabalhador produz bens que não lhe pertencem e cujo destino, depois de prontos, escapa ao seu controlo.

Deste modo, o trabalhador não se pode reconhecer no produto de seu trabalho e não tem percepção daquilo que criou como fruto das suas capacidades físicas e mentais; trata-se de algo que ao trabalhador, aparentemente, nunca terá qualquer utilidade.

Aquilo que criou - o produto do seu trabalho -, apresenta-se-lhe como algo estranho e por vezes hostil, e não como o resultado normal de sua actividade e do seu poder de modificar livremente a natureza.

Assim sendo, se o produto do trabalho não pertence ao trabalhador, é porque esse produto pertence a outro homem que não o trabalhador. A quem pertence? Quem se apropria de parte do fruto e do próprio trabalho operário? A resposta é de Marx: ao capitalista, ao proprietário dos meios de produção.

1 comentário:

Luís disse...

Primeiro de Maio, Dia Internacional do Trabalhador. Hoje, não mais que um mero feriado, inteiramente dedicado à propaganda política, à propaganda dos novos e questionáveis valores que garantem mudar o mundo para melhor, à propaganda da reaceitação de antigos e ultrapassados valores que garantem voltar a pôr o mundo nos eixos, à propaganda pessoal, à propaganda das falsas mentalidades que se escondem por baixo de telhados de vidro... Que é o Trabalhador, neste dia, se não o aproveitado em nome do qual todo este oportunismo encontra a oportunidade de se fazer ouvir? E deste modo, que atenção é verdadeiramente dada à mente do Trabalhador, à honra do seu Trabalho, ao suor desse que faz com que as sociedades actuais ainda não estejam perdidas, e em que residem todas as esperanças para combater a assustadora situação de que a cada dia mais nos aproximamos? Parece-me, infelizmente, que o Dia do Trabalhador não é o dia do Trabalhador.