já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 1 de maio de 2009

“Heróis do trabalho”, contra a crise

agredir e insultar!
Vital Moreira, candidato socialista às eleições europeias de Junho, foi insultado e agredido por manifestantes que participaram no desfile organizado pela CGTP, para assinalar o 1º de Maio.

As agressões ocorreram quando manifestantes rodearam a delegação do Partido Socialista, que pretendia, como habitualmente faz todos os anos, apresentar cumprimentos à direcção da central sindical.

O candidato do PS foi empurrado, cuspido, insultado e agredido com pontapés e murros, aos gritos de "traidor, vai-te embora".

Num gesto digno, Carlos Trindade, dirigente da CGTP, lamentou o sucedido, em declarações à imprensa e apresentou desculpas formais a Vital Moreira e aos restantes elementos da delegação socialista.

Por seu lado, o Partido Comunista convocou uma conferência de imprensa após o PS se afirmar indignado pela ausência de um pedido formal de desculpas por parte do PCP e da CGTP-IN, para dizer que “não tem qualquer responsabilidade”, ainda que condene essa “prática política”.

Contrariamente a pedir desculpas, o PCP diz que “o que se pode exigir é que o PS peça publicamente desculpas ao PCP pelas declarações ofensivas que lhe dirigiu".

Entende-se que os agressores terão sido levados a confundir (?) os problemas provocados por uma crise mundial, com um acto político educado...

Isto acontece 35 anos depois de – teoricamente – ter sido instaurada a democracia…

30 comentários:

Anónimo disse...

A gente pasma. 35 anos depois um homem digno, que saíu há 20 anos do PCP, é agredido fisicamente e verbalmente por um bando de sabujos que metiam medo. As imagens da RTP mostraram bem o que foram esses momentos. Indignos de um regime democrático que eles não sabem respeitar. Porto

Anónimo disse...

Não sei se ouviram as palavras daquele santo homem chamado Jerónimo de Sousa e que disse que não comentava o sucedido porque não tinha assistido ao nojento acto. Como se pode acreditar nestes democratas que parecem saídos ontem do antigo regime Soviético ? Juca

Anónimo disse...

E para quando o pedido de desculpas
aos trabalhadores deste país,por
tudo aquilo que nos teem feito passar, por onde as vossa politicas nos teem levado, com o nosso voto vocês politicos que nos teem (des)governado,PS PSD.
Sim para quando o vosso pedido de desculpas? por esta situaçao em que
país se encontra.
Agrediram o excomunista, que pena!
Isso é um pequeno "grande" aviso.

Rogério disse...

As coisas são assim.

Infelizmente há políticos que encontram estas formas de revelar os seus sentimentos: instigar os outros para satisfazerem os seus próprios desejos e mais baixos instintos.

O PCP cresceu nesse caldo de cultura na década de 70. Desenvolveu-se aproveitando a insatisfação das massas populares mais incultas e as mais ... rudimentares.

Usou o mesmo sistema que usara o regime anterior, que estimulava o trinómio dos «3 F» - Fado, futebol e Fátima para arranjar seguidores «não pensantes».

Mesmo agora, que essa geração vai ficando inactiva, por morte ou velhice, Jerónimo de Sousa tenta arregimentar os resquícios dessa massa de descontentes, retomando práticas que jamais e em nenhuma parte do Mundo conseguiram resultados.

As ideias extremistas não se conformam com a vontade do «Povo» que dizem defender. Perdem nas urnas na razão directa em que as gerações mais velhas vão desaparecendo. De terceira força política desceram para quarta, quinta… Mas falam em nome do Povo que, na realidade não representam, pois só uma minoria lhes confia o voto.

Desta vez, quem saiu a ganhar foi Vital Moreira e o PS. O «Povo» dá a sua simpatia aos maltratados…

Laura Dias disse...

Há muita miséria, muita fome, muita exploração, muita raiva amadurecida contra os principais responsáveis da situação em que o país se encontra, o governo PS/Sócrates. E Vital Moreira apoiou sempre tal política, indo ao ponto de se manifestar abertamente contra os sindicatos e as suas lutas. Quem semeia ventos, colhe tempestades, diz a sabedoria popular. O PS e o seu governo atacaram todas as classes e camadas sociais, trabalhadores e classes médias, idosos e mulheres, militares e polícias. Semearam tantos ventos, criaram tanto descontentamento e ódio, que acabarão colhendo o que semearam. Mais. Sendo previsível que a situação económica e social se degrade ao longo dos próximos meses, previsível é também que a violência venha a aumentar, atingindo níveis que hoje não podemos avaliar. Oxalá a tempestade não venha a varrer mais do que sensatamente imaginamos. E não venham fazer de vítimas acusar outras forças políticas, quando arrogantemente semeram tantos ventos de descontentamento animosidade e ódio.

Don Equis disse...

O PS tem uma coisa com as crianças: pedófilos a monte, magalhães, utilização de crianças para o tempo de antena sem consultar os pais, que se passaram dos carretos, inspectores do Ministério da Educação a interrogarem menores - !!!!! - para denunciarem professores... e agora tem o avô cantigas!!!

Anónimo disse...

Como todos nós já sabíamos, o PCP não convive bem com a DEMOCRACIA, e para ajudar aos NERVOS dos comunistas, até o BE já lhe já o ultrapassou claramente, ora isto dói um pouco, olhem ...tenham paciência...É a vida , como dizia o outro .

Anónimo disse...

Vamos todos assinar a petição destinada a remover Vital Moreira da lista do PS às eleições europeias. Este fulano, verdadeiro Avô Cantigas da política nacional, é uma lástima que ainda vai humilhar mais o nosso Menino de Ouro, "eng." José Sócrates. Não pode ser!!!

Eu

MM disse...

ão sejam burros. É facto que todos têm direito a andar em qualquer parcela de Portugal (Madeira incluída), com toda a Liberdade deste mundo. Há anos atrás, houve gente nesta terra que se insurgiu contra o facto de haver certa gente - por sinal ligada ao PS - que achava que o Dr. Maqrques Mendes não podia circular em VN Famalicão. por razões de futebol, imagine-se. Tal gente - falo da que achava e acha que o Dr. Marques Mendes era um cidadão com todos os direitos a isso inerentes, incluindo ir e vir a VNF, quando bem lhe aprouvesse, teve problemas por dizer isto de viva voz. Para que se saiba, gente do PCP. não lancem portanto anátemas osbre partidos, por coisas como as que hoje sucederam ao Vital. Acontecem, é chato, não deviam suceder, mas atribuí-las ao PCP é desonesto até dizer bastaaaaaaaa!

Anónimo disse...

Óh Don Equis!!!
O PS não tem UM Avô Cantigas. Tem dois!!!!!!!
Cá em Quarteira tem outro que é candidato à Junta.

Maria J. disse...

Relamente o que acabamos de ver é um fundamentalismo comunista que não sabe conviver com posições contrárias. Não vi na intersindical trabalhadores ,a começar pelo Carvalho da Silva que nunca trabalhou e que tem vivido e estudou à conta do sindicato mas nem por isso aprendeu a falar. O que vi na manif da CGTP foram barriganas reformados e funcionários públicos A CGTP nunca está junto das fábricas que fecham a dar apoio aos trabalhadores, mas está sempre a apoiar os chefes da função pública, e os profs que ganham 4000 euros mensais e trabalham 25 horas semanais!

Sempre atento disse...

Isto é ou foi provocado por alguém PS ou do PCP- Se foi dum lado foi inteligente pois só veio dar protagonismo a Vital Moreira que ele não tem / Se foi do PCP foi uma estupidez, que caiam na armadilha que le colacaram o PS, para lhe dar protagonismo, para as eleições.

Carlos disse...

A agressão a Vital Moreira, é a todos os títulos, condenável. Mas não atiremos as pedras todas para o mesmo lado. O PS, ao incluí-lo na delegação, sabia os riscos que corria! Foi, na minha opinião imprevidente. Quis colher frutos políticos, exibindo as imagens de Vital Moreira em "Tempos de Antena", que sem dúvida vai aproveitar a agressão para a campanha às Europeias! Dizem, que foi convidada uma delegação socialista, mas ao que eu sei Vital Moreira, nem sequer é militante do PS. Ele mesmo se arroga de Independente!

Anónimo disse...

Quem ainda não deu conta que o Pcp, instrumentaliza CGTP na preparaçaõ dos 25 de Abril e 1º de Maio ???( Antes meses começam as greves e as manifestações.....preparatórias....)Pois......Enquanto as "Centrais Sindicais" foram comandadas por dirigentes partidários .....Vamos ter lamentáveis casos como os de hoje. Inf: Sondagem de opinião RTP/JN para eleições Europeias; PS 39%......PSD36%....BE 12%.....PCP 7 e CDS 2 !!!!!!!! Esta informação causa arrepios aos Militantes do PCP!!!!!!! No 1º de Maio e 25 de Abril, a RUA não têm " PROPRIETÁRIOS"....Ou será que MIGUEL PORTAS e ILDA FIGUEIREDO, " pagaram bilhete" e Vital Moreira Não ???? mesmo sendo convidado.....Imaginem por minutos, esta gente no poder!!!!.....CGTP e UGT Sim!!!!.....mas lideradas pelos trabalhadores!!!!!!!

Calimero

Outro idiota disse...

curioso, curioso é os russos sentirem nostalgia dos tempos de stalin e algures por aí no rectângulo, de salazar ah ah ah ah ah ah , semelhanças sinistras ;-P.

Pedro Almeida disse...

Achei uma certa graça, despudorada embora, ao facto de se ter comparado esta agressão de que foi alvo o europeísta (ex-pró soviético) Vital Moreira com uma que Mário Soares sofreu em 1986 em plena campanha eleitoral para as presidenciais. Curiosamente (ou talvez não) em 1986 Vital Moreira estava do lados dos agressores...

Anónimo disse...

Só se perderam aquelas que não lhe acertaram. Foi muito bem feito se não queria levar não se fosse meter no meio deles. Tem sido um habito antigo dos xuchas PS meterem-se nas manifs contra o governo o que estavam á espera aja decência senhores políticos não incitem o povo á porrada que isto está a ficar muito quente e pode explodir a qualquer momento.
Moca da Silva.

Sérgio disse...

Resposta para o Rogério:

Essa resposta é boa até certo ponto. Só não sei se o PS vai ganhar alguma coisa com isso, de tal maneira o “Povo” está descontente com o que lhe veio da Europa: primeiro o Euro, com o aumento bestial do custo de vida e agravamento da situação financeira relativamente aos outros países da Europa, onde se ganha mais e se paga o mesmo, ou menos. Depois foram as regras que mataram a nossa agricultura e limitaram as nossas pescas, que exigem mais de nós e nos tornam dependentes dos interesses de outros países. Agora é a crise.
Por mim, nem que o Vital Moreira leve mais duas sovas, não me convence nem o PS nem os outros. Não irei votar.
Pode ser que vá votar nas autárquicas. Pode ser…
Mas vejo que entre os candidatos locais os procedimentos são iguais. E isso deixa-me a pensar se valerá a pena o “incómodo”.
Ora veja:
Eu não assisti, porque nunca criei o hábito de assistir a assembleias de freguesia de Quarteira mas um dos deputados dessa assembleia contou-me que um partido que propõe a “independência” do concelho de Quarteira (e que nas urnas não obteve mais que uns míseros 800 votos dos quase 14.000 eleitores) impôs, não obstante essa esmagadora derrota, que se escrevesse na sede que vai ser inaugurada um cartaz a exigir essa independência…
Contava-me o meu informador que toda a sua “bancada” votou a favor disso mas que, em conversas fora da sala, só um disse concordar com tal cartaz, na actualidade.

Vai assim a “nossa” consciência política, amigo Rogério!

Anónimo disse...

Óh Sérgio fazes-me rir se não tivesse-mos entrado no euro onde é que estavamos? Talvez no fundo do poço ou congelados de mão dada com a Islândia. Quarteira está cheia de gente inapta como tu que não participa e não vota, para ti tudo está mal, e tu que andas a comer da malga da desgraçadinha que te acolheu dizes que não assististe á Assembleia de Freguesia! Mentiroso eu vi-te lá sentadinho essa já não pega porque eu sei quem tu és. Aconselho-te a tirar a máscara dizeres inverdades. O tal partido dos 800 como lhe chamas foi o unico que deu luta nestes quatro anos os outros são uns paus mandados. A faixa vai para a nova sala com nove votos
(9) a favor e três (3) abstenções tudo o mais são tretas tuas e dos teus amigos da onça.
J. Mendes

Anónimo disse...

Mas isso da AQUC não acabou já? Estrebucha para quê?????
Querem ver aque a Jilberta, se o PPD não a levar nas listas ainda se vai voltar a propor como AQUC???

Célia disse...

Pois Sérgio: o PSD e o PS voltam para o lado onde soprar o vento ou onde não tenham chatices. Por isso não me admiro que pensem duma maneira e votem doutra....

Anónimo disse...

O fundamentalismo comunista que não é capaz de admitir que os outros possam pensar pelas suas cabeças.

Lourdes disse...

É verdade. Parece que não passaram 35 anos depois de Abril...

Anónimo disse...

Viva a ACUQ!

Deixa Andar disse...

É um problema entre «camaradas»...
Não me importo nada que os «camaradas» se esborrachem uns aos outros...
Alíás, o caso tem antecedentes: Mário Soares levou nas «fuças» na Marinha Grande, Sousa Franco foi liquidado em Matosinhos...
Antes do 25 de Abril, matavam-se uns aos outros, como os mafiosos...
Depois, pesarosos, atribuíam as culpas à PIDE...

Anónimo disse...

Se Vital Moreira estava tão interessado em festejar o 1º de Maio,porque escolheu a manifestação da CGTP e não a soa seus comparças da UJT?
Nitidamente propagnda eleitoral,convinhaa-lhe ser visto na manifestação da esquerda

Anónimo disse...

Pois, deixem lá Quarteira ser independente. Livrava-mos de uma vergonha nacional!!!!!!!!

Anónimo disse...

O empedernido Comité Central não permitiu que o metalúrgico fosse bem educado e pedisse desculpas.

Sérgio disse...

Vou responder a uma imbecil.
Porque só uma mente completamente má e imbecil pretende esconder as suas ideias tentando comprometer outros.

Tenho em consideração o cidadão J. Mendes e sei que ele jamais escreveria tanta imbecilidade. Portanto, essa criatura repugnante que se esconde atrás do seu nome, nem mereceria que gastasse dois minutos do meu tempo.

Já sei que a triste criatura vai dizer que é J. Mendes, que tando pode ser o José, como pode ser João, ou Júlio, ou outra coisa qualquer. Subterfúgios que não escondem actos condenáveis.

Mas a criatura, coitada, que até diz que me viu na Assembleia (que dirá a minha mulher? que no dia dos seus anos jantou com um sósia meu???) só diz disparates.

Vejam que a imbecil criatura (ó Lourenço, por favor, eu juro que não repito, mas por favor deixe lá passar desta vez) confunde o euro com a Europa e diz que se não entrássemos... bla bla... Pois, se não tivéssemos adoptado o euro... não estaríamos tão encravados na crise, sabe? Estaríamos como a Noruega, a Suécia, a Dinamarca, por exemplo (que entraram na CE mas não adoptaram o euro), muito mais libertos das peias da EU. Percebeu?
Ou precisa explicações?

Quanto ao tal partido dos 800 (é você que lhe chama e não eu) você deve saber como arranjou assinaturas para se "legalizar": em pleno Verão, na marginal de Quarteira, recolhendo assinaturas de forasteiros. Esqueceu?

A prova teve-a nas eleições: apenas os tais 800 disseram que concordavam consigo.

Mas o que estava em jogo nem é isso. O que eu disse é que me contaram que, fora da sala de votações, quase todos os que votaram acharam aquilo uma tontice... Dos tais 9 que você diz. Eu nem sabia que (felizmente) até houve gente que pensou pela sua cabeça e se absteve de algo que vale o que vale; escrever uma frase numa sala...

Se quiser, ó amigo que se esconde atrás do J. Mendes, eu até lhe indico o nome de uns quantos pintores de grafitis para ajudarem a irem lá escrevê-la.

E agora, passe bem, que já me fez perder muito tempo com as suas ...

Só quero pedir ao amigo Lourenço que, por favor, não corte este comentário. Se o fizesse teria feito o mesmo à criatura que me quis provocar e me chamou mentiroso.

Prometo que não vou responder, mesmo que a criatura volte à carga. E garanto-lhe que nunca mais chamarei idiota a um idiota aqui no seu Calçadão de Quarteira.

Lourenço Anes disse...

Por esta vez, Sérgio...