Mas havia uma lacuna importante: turismo cultural… zero! A razão para que surgisse o «Allgarve» estava encontrada.
Pensou-se depois, associar-se-lhe um ou outro evento desportivo de alto nível. Assim se fez, trazendo a organização de um torneio de golfe de nível internacional.
Mas os responsáveis pelo «Allgarve» tomaram-lhe o gosto: passaram a integrar a «peça» um ou outro concerto de interesse cultural duvidoso; depois começaram a anexar-se os eventos que… já funcionavam no Algarve (com um «l»)!
Começa agora o que vai dar em fantochada (ou será antes «tachada»?), metendo o nariz do «Allgarve» (com dois «ll») em tudo que faz o Algarve (com um).
Chegou a vez de a iniciativa do Ministério da Economia se meter nos campos da gastronomia e vá de organizar, no final do mês de Julho, na Marina de Vilamoura, um festival gastronómico designado por «Festival da Cataplana», como parte de um mais ambicioso, o «Allgarve Gourmet».
E, pimba! Não é que as cabecinhas pensantes decidirem que - “conceituados chefs nacionais vão exibir novas propostas de cataplana, cujas receitas serão recolhidas num livro lançado no festival”?
Já se anunciam cataplanas de frutos, cataplanas de champignons, cataplanas de legumes, cataplanas de sobremesa, cataplanas de…
O raio que os parta!
Claro!... a iniciativa é apoiada pela Câmara de Loulé que, depois das patéticas sessões culinárias no mercado de Loulé, da responsabilidade de um também patético e auto-proposto «chef» protegido da autarquia, decide alargar o delírio, descaracterizando a cozinha regional.
Já que já estragaram a língua portuguesa inventando um «Allgarve Gourmet» em vez de uns dignos e honestos «Petiscos Algarvios», não venham agora promover a adulteração da culinária tipicamente regional.
Deixem-nos cá com a nossa cataplana e, se não gostam… comam outra coisa!
2 comentários:
Palhaçada!!!!!!!!!!!!!!!!!
Desvirtuam a culinária algarvia!
Ó amigos do Calçadao: já passou o primeiro de Abril. Vocês estão a brincar, não estão?
Enviar um comentário