Sob o tema «Museus como agentes de mudança social e de desenvolvimento», vai comemorar-se amanhã, 18 de Maio, o «Dia Internacional dos Museus», efeméride da maior significância já que objectiva uma sensibilização colectiva para a preservação cultural, do património e da história, como grandes referências e destacadas matrizes da nossa herança e da nossa identidade, a nível nacional ou local e da presença e testemunho do homem, ao longo de milénios, na Terra.
Hoje mesmo foi o Algarve dotado de um novo museu, em Portimão, num aproveitamento inteligente e até sofisticado do edifício da antiga fábrica de conservas Feu.
A par do sentido cultural, os museus representam hoje uma valência turística e, também por isso, a região está dotada de uma vasta e estruturada rede museológica subordinada à mais variada temática.
Raras são as vilas e cidades algarvias que não possuem hoje uma unidade museológica. Quarteira é uma excepção. Os nossos autarcas não têm conseguido ver para além do alcatrão e do betão…
..
1 comentário:
Lutar! Lutar é a palavra de ordem por um Museu, porque a Quarteira merece!
Um abraço
Enviar um comentário