já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Campeonato de natação - Síndrome de Down

em albufeira, pela excelência das instalações
Segundo noticia o jornal «Região Sul», as piscinas municipais de Albufeira vão acolher, entre 27 de Novembro e 4 de Dezembro, o 4.º Campeonato do Mundo de Natação – Síndrome de Down, uma prova que pode ser disputada em piscina de 25 metros.

O evento integra-se nas comemorações, em 3 de Dezembro, do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é organizado pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, e juntará nada menos que 500 atletas de 25 países. Ainda segundo se diz na notícia, Albufeira foi escolhida para receber esta prova, “não só pela sua reconhecida qualidade hoteleira, mas também pela excelência das instalações das piscinas municipais”.

Ora aí está: pelo menos durante uma semana, 500 atletas e nunca menos que outros tantos acompanhantes, mais árbitros e organizadores vão “estagiar” em Albufeira, com naturais efeitos positivos na hotelaria e comércio locais. Durante uma semana, os media desportivos em 25 países, vão publicitar Albufeira à custa do evento. Tudo isso, por causa… da “excelência das instalações das piscinas municipais”.

Pena que os nossos excelsos autarcas não tenham pensado nesses eventuais efeitos positivos!... Limitações de que não têm culpa. As vítimas do síndrome de Down também não.
..

2 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa por só comentar agora, mas só hoje tomei conhecimento deste post sobre o estágio e deste equivoco.
Faço parte da Academia de Judo de Quarteira (já agora de referir que somos os únicos organizadores do evento), assim como da Organização do Estágio. Tentarei, portanto, esclarecer a dúvida colocado pelo o Mário. O Estágio Internacional de Artes Marciais do Algarve tem em vista promover a união entre atletas e Mestres de diversas artes marciais, num ambiente de amizade. Como tal nunca iríamos disputar o "brilho da festa", além de que esse tipo de atitudes violam o lema do estágio. Não tínhamos conhecimento de que o tatami de Karaté, da escola E.B. 2 e 3 de Quarteira, iria ser inaugurado nesse fim-de-semana. Só tomamos conhecimento desse evento uma semana após o estágio, através do jornal. Já agora informamos que a data do estágio é sempre marcada com um ou dois anos de antecedência, o que é do conhecimento geral. Para que não hajam dúvidas informamos que o 17º Estágio Internacional de Artes Marciais do Algarve 2009 realizar-se-á nos dias 10 e 11 de Outubro e que o 18º Estágio, em principio, terá lugar nos dias 2 e 3 de Outubro de 2010.
Se não estou em erro o Mestre Daniel de karaté que inaugurou o tatami é de loulé. Ah! E a Academia de Judo de Quarteira não adquiriu quaisquer tapetes novos (com grande pena nossa). Os tapetes utilizados no estágio são nos emprestados por outras academias de artes marciais, entre as quais a academia de Aikido de Olhão e a Câmara de Loulé (os quais não nos cederam todos os tapetes, alegando que não podiam, desmanchar por um fim-de-semana a sala fixa de karaté, do pavilhão de loulé, que tem tapetes de judo, para o estágio. Porque o responsável pela sala, o qual é um Mestre de Karaté, não autorizou. Acho que os entendidos no assunto percebem o absurdo desta situação, visto que um tatami de Judo e um tatami de karaté são completamente diferentes. Agora pergunto: Para o que é que o Mestre de Karaté quer um tatami de judo, e porque é que precisa dele durante um fim-de-semana no qual não há aulas?
Espero ter esclarecido as dúvidas colocadas.

Saudações desportivas

Anónimo disse...

Olá boa noite!

Acho completamente descabido esse tipo de comentário em relação a este evento até porque para além de albufeira estar em questão está ainda o nosso pais!

Eu fui um dos 120 Voluntários deste evento e digo-lhe sinceramente, agradeço a quem nos enviou todas aquelas pessoas que para além de serem super especiais, têm um coração sem qualquer maldade!

Para além disto, muitas escolas, não só do concelho de albufeira foram contactadas para os alunos poderem fazer o voluntariado em Albufeira, neste evento, no qual só houve a participação de 120 alunos da Escola Secundária de Albufeira.

Não leve a mal o comentário... é a minha opinião... se é ou não uma questão de interesses económicos, pouco me interessa, o que interessa é que hajam destes eventos em Portugal! =)