já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Pague agora. Depois saberá para quê

ou quando parece que se escondem intenções
Quem gasta um bocado do seu tempo a ler as «informações ao munícipe» publicadas pela Câmara Municipal de Loulé fica, muitas vezes, com a sensação de que, em vez de informar, o que pretende a autarquia é escamotear a informação.

Tomemos, como exemplo, duas situações sacadas da informação respeitante à reunião de Câmara de 2008/11/19:

Primeira situação:

Diz a informação: “Homologação do Auto de Recepção Provisória da Empreitada 'Conservação e Recuperação de Edifícios Municipais – Trabalhos de manutenção em Edifícios do Concelho, (Educação, Habitação Social e Desporto) – Almancil e Quarteira', Adjudicada a A.M. Barriga – Engenharia e Construções, Lda. - Aprovado por unanimidade”(sic).

Daria assim tanto trabalho referir que “trabalhos de manutenção” e em que escolas foram executados? É que, se nos dermos ao trabalho de olhar, por exemplo, para os muros que rodeiam algumas das escolas, ou para a zona envolvente do pavilhão da Escola Laura Ayres, ficamos com a impressão de que há séculos que ninguém se preocupa com a imagem de incúria que transmitem.

Segunda situação:

Escreve-se na «informação»: “Aprovação da Avaliação Imobiliária e Pedido de Autorização à Assembleia Municipal para Aquisição de 16 Fracções do Prédio Edifício Solaris em Quarteira - Aprovada por unanimidade” (sic).

Não se diz para que se pretende esse edifício e, ao que parece, na Assembleia Municipal terá sido afirmado pelo presidente da Câmara que “pode servir” para instalar uma conservatória, “pode ser” para uma biblioteca provisória, “pode ser” para uma loja do cidadão, “pode ser” para as Novas Oportunidades, “pode ser” para uma zona de actividades de leitura e lazer…

Por outras palavras: a câmara vai comprar, talvez para fazer o jeito a alguém, mas não sabe bem para quê. Depois se verá.

Conhecemos o edifício e o estado em que se encontra. Dizem-nos que a área que a autarquia se propõe adquirir tem 600 m2 e dizem-nos que a Assembleia Municipal decidiu que o preço de 772.676 euros é aquele que a autarquia se propõe pagar.

Façamos contas: se as nossas estão certas, isto corresponde a cerca de 48.400 euros por fracção, ou a 1.288 euros (257 contos) por metro quadrado.

É obra! Sobretudo se considerarmos o estado do edifício e os trabalhos de adaptação que, necessariamente, serão executadas, para que aquilo possa ser usado para serviços públicos.

Aprovamos - e aplaudimos mesmo - que a autarquia seja proprietária de espaços disponíveis para eventualidades e novas situações que se lhe venham a deparar.

Mas, pensando melhor, não seria tempo de que a Câmara de Loulé, agora que estão definidos os planos para ampliação da cidade para Norte, começasse a pensar em descomprimir a baixa da cidade de Quarteira, construindo naquela zona, de raiz e provavelmente, bem mais barato, os novos serviços públicos?

27 comentários:

Anónimo disse...

Dizem que quem se anda a rir muito era o dono da loja de brinquedos, aquele a quem....... ARDEU um restaurante..............
Dizem que esse dinheiro é o dobro do que valem essas 16 parcelas.
Dizem que.......
Cala-te Bôca, não fales de mais.

Anónimo disse...

Não é só a escola Drª Laura Ayres... são quase todas as escolas do concelho, cheias de grafites e ninguem trata disso

Anónimo disse...

É verdade que a CML quer comprar as escadas e os átrios do prédio também?

Anónimo disse...

As campanhas funcionaram nessa altura e continuam a funcionar!
O analfabetismo mudou mas o povo não.

Anónimo disse...

E assim se gasta o dinheiro dos contribuintes sem transparência e sem rigor.

Anónimo disse...

É o preço que se paga quando não se distingue o "parecê-lo e não sê-lo, do sê-lo e não parecê-lo".

Anónimo disse...

Deviam deixar os rapazes em paz, obviamente desde que paguem impostos sobre os lucros, não fizeram nem mais nem menos do que a maior parte dos outros políticos da nossa praça fazem, enganar os tolos!!

Anónimo disse...

Todos os burlões também deveriam ir ver o sol aos quadradinhos!! Tão ladrão é o q rouba como o que fica à porta!! Feliz natal para todos e um 2009 cheio de PAZ!!!

Anónimo disse...

é triste mas corrupção reina entre nos, caros amigos... So pessoal com big bolls os caça!!!

Anónimo disse...

Não tenho partido, mas lamento que algumas passoas tenham uma visão muito para o lado da cegueira!..

Anónimo disse...

"Não é possível transplantar a falta de vergonha?" Julgo que, com esta frase, está tudo dito. Parabéns pela sua coragem e clarividência.

Anónimo disse...

Os amigos dos nossos amigos nossos amigos são, e por isso não se podem magoar, mais uma vez dois pesos e duas medidas........... ;)

Anónimo disse...

Os eleitores estão fartos de uma aristocracia pícara e fautora do déficit público que todos pagamos com lágrimas e suor. É disto que os eleitores estão fartos.

Anónimo disse...

Para quando a reciclagem desta classe política envelhecida e minada de tachos? Sangue novo e propostas concretas,gente que queira trabalhar, precisa-se!

Anónimo disse...

Meus amigos eu que sempre coloquei a minha capacidade de governação em beneficio do estado apliquei as minhas melhores ideias previ grandes coisas no futuro mas isto é uma bandalheira, eu que no meu tempo só tinha uns coches e uma carruagem, nem tive tempo de sair de Portugal em pról da nação era uma trabalheira, como eu invejo agora estes tipos que fazem compras sem fim à vista

Marquês de Pombal

Anónimo disse...

A "democracia" é muito linda, mas custa muito caro aos honestos cidadãos! Aguentem, porque "isto" é normal! Se não estão de acordo, revoltem-se, como fazem os franceses !!!

Anónimo disse...

não há dinheiro para nada neste país, ou melhor......... há dinheiro, mas esse já está destinado.......
Os quarteirenses merecem que se gaste dinheiro com eles?!!!!!!!.....

Anónimo disse...

Parabéns Calçadão, mais uma vez uma actuação positiva...Podemos afirmar que o Calçadão é um dos melhores blogs, e que, muitas vezes, nos esquecemos disso...

Anónimo disse...

E depois estes mesmos senhores falam de sacrifícios, dificuldades e contenção mas claro só para os OUTROS . Onde está a credibilidade destes senhores? Onde pára ela? Se a encontrarem digam !

Anónimo disse...

Pois...pois...é o maior...mas só às vezes!!!!

Anónimo disse...

Se a vigarice se exportasse tinhamos um défice que fazia inveja a qualquer País. Não há dúvida de que em ciganice somos os maiores. Aliás pense-se um pouco e Portugal só é líder em ranking em situações tristes...

Anónimo disse...

pois ....pois.... cá somos assim.
Despreocupados e ....PARVOS.

Anónimo disse...

Só visto... Disseram-me ao ouvido, que o Sr. Presidente da Câmara afirmou que não sabia se as parcelas tinham licença de utilização, se as mesmas estariam hipotecadas, já que se fala muito que os donos... ai... devem uns eurozitos aos cofres do sócrates... E o Sr. Presidente afirma, taxativamente que, só precisa de aprovação para a compra, que depois é que irá verificar se as parcelas têm impedimento juridico... Belo exemplo de utilização dos dinheiros públicos... E o pirata sou eu...!!!

Anónimo disse...

Devem uns eurozitos???!!!
Oh Anónimo, conta lá mais...
So sabia de uma história de um restaurante que ardeu...
Conta o resto vá lá

Anónimo disse...

Que esta estória está muito mal contada isso está. Parece que na assembleia Municipal o Dr. Batão levou para contar porque tudo aquilo parece que está uma embrulhada e foi evidente que o que se pretende é apenas comprar por comprar sem se fazerem contas, nem planos, nem estudos sérios.
Parece que nem se sabe se há parde daquilo hipotecado.

Anónimo disse...

A discussão do combate à corrupção tende a ofuscar o resto. Sócrates sabe-o muito bem". Mas foi ele ou próximo dele quem abriu a discussão para ofuscar o resto?

Anónimo disse...

Os politicos não fazem politica para um Portugal melhor ou uma vida melhor dos portugueses fazem sim politica para se servirem a eles proprios sem sequem pensar no País.
Basta...