já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 27 de dezembro de 2008

O mistério do zoo da rotunda

«ursos-desursos»: o novo jogo de quarteira
Vocês lembram-se do «ursa-desursa»? Era um jogo tradicional masculino, que se desenrolava assim: formavam-se duas equipas com o mesmo número de rapazes.

Cada equipa nomeava a sua «mãe». A «mãe» de uma equipa encostava-se à parede e os outros elementos alinhavam em frente dela. O primeiro encostava a cabeça no colo, ou melhor, na barriga da mãe e os outros apoiavam-se-lhe na traseira, enlaçando-se pela cintura, uns trás dos outros, numa fila.

Depois, o primeiro jogador da outra equipa, que era o «capitão», gritava: “ursa!”, tomava balanço de longe, e saltava, se possível para o lombo do que estava encostado à mãe; depois saltava o segundo, o terceiro e por aí fora. Sempre gritavam “ursa!” antes de começar a correr.

Se a equipa de baixo não aguentava o peso, o «capitão» gritava - “desursa!” e recomeçavam.

Se todos ficavam encavalitados, a «mãe» gritava «arreia» e o capitão dava a ordem «desursa!». Desmontavam e recomeçavam a saltar para o lombo da «ursa», ou seja, dos que estavam em baixo.

Mas se era algum dos que saltavam que se desequilibrava, ou não conseguia fixar-se, era a «mãe» que gritava “desursa!” e as equipas trocavam de lugar, passando a «mãe» a «capitão» e o capitão a «mãe». Era, como disse, o jogo do «ursa-desursa».

Bem, no final do ano oitavo do século XXI, em Quarteira, inventaram um jogo novo. Chama-se, com certeza, o «ursos-desursos».

Eu conto como é.

Vocês sabem que, este ano, a rotunda da BP recebeu uma iluminação natalícia especial: puseram lá dois ursos de luz, ou melhor, um urso e meio, cujo significado só será conhecido, com certeza, pelos cérebros “iluminados” dos autarcas de Loulé e de Quarteira.

Perante críticas e protestos generalizados, dias mais tarde, alguém decidiu que aquilo estava muito pobre e mandaram para lá outros dois ursos. Mais pequeninos, mais branquinhos. Destoavam, é certo, ainda mais. Mas, naquela rotunda maluca já nada podia “toar”…

Foi por isso, com certeza, que, dois ou três dias depois… os novos ursos desapareceram e lá ficaram outra vez o urso e meio primitivos.

Gostaram? É o novo jogo quarteirense: «ursos-desursos».
Só falta saber agora quem serão os ideólogos e os jogadores…

7 comentários:

João Carlos Santos disse...

Em Loulé foram as árvores brancas, em Quarteira os ursos brancos, acho o que ficava bem realmente era assim uns belos ramos de rosas espalhados na rotunda. Ficava mais cheiroso e não havia tanta polémica.

O Urso Polar é um animal que só vive no Pólo Norte...

Pólo Norte massa gelada onde vive o Pai Natal...

Pai Natal habita na Lapónia - Pólo Norte - onde vivem Ursos Polares...

Percebe a associação Calçadão? Agora se viesse falar das árvores brancas de Loulé, a situação já seria outra. Cada vez mais, acho engraçado o seu blog Calçadão, hehehee...

As tantas os ursos ficaram fartos de estar ali na rotunda e passear, ou então foram raptados como o menino Jesus há uns anos, mas qual jogo do ursa-urso.

Vá abraço.

Anónimo disse...

Deixo um palpite: os ursos pequenos foram à procura dos paizinhos deles, a Loulé!

Anónimo disse...

tanto urso que há em Loulé. Até tem aí um que acha que os ursos polares habitam na lapónia. Realmente, vocês são todos uns... lapuzes!

Anónimo disse...

Que confusão de urasaria!... Vieram fazer turismo foi o que foi

Anónimo disse...

Se calhar roubaram os ursos e juntaram aos burros que roubaram em S.Braz e ao menino Jesus que roubaram à 2 anos em Quarteira e vão fazer um presépio no Barranco do Velho.

João Carlos Santos disse...

Em suma... O Mistério dos ursos continua... Pode ser que o nosso amigo Calçadão consiga desvendar este enigma. Eeheheh.

Bom Ano Novo

Anónimo disse...

É bem feito!
Se tivessem lá posto ursos de verdade já ninguem os roubava.