já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Mais uma porta aberta à corrupção?

o ajuste directo mais facilitado
Nos próximos dois anos, as obras públicas cujo valor não exceda os 5,15 milhões de euros podem ser atribuídas a uma empresa ou consórcio de empresas por ajuste directo, aprovou hoje o Conselho de Ministros.

Igual procedimento pode ser adoptado para a compra ou locação de “bens móveis ou compra de serviços”, desde que os contratos celebrados não ultrapassem os 206 mil euros.

Estas medidas, segundo o mesmo comunicado do Conselho de Ministros, inserem-se no “quadro dos planos de investimento público considerados essenciais para relançar a economia portuguesa”.

Serão ainda acelerados os procedimentos da contratação pública, conforme se diz na nota enviada.

Trata-se de uma forma de romper com o peso da burocracia? Ou será antes mais uma porta aberta à corrupção e ao nepotismo?

29 comentários:

Anónimo disse...

Já não vai haver trabalhos a mais? Então o Dr. Seruca tem razão: concursos, para quê?!

Anónimo disse...

é nessessário, pois a mota engil está a precisar de mais umas obras porque para o ano vai ter novos adnistradores quando esta cambada sair do governo

Anónimo disse...

Prenda de Natal para ajudar os amigos do Partido Socialista!

C.S.

Anónimo disse...

Um Conselho de Ministro que aprova esta medida não é um Conselho de Ministros. São 40 ladrões chefiados por um Ali Babá.

Anónimo disse...

Ao permitir o ajuste directo com verbas tão altas, o governo do Sócrates imagina que os portugueses são todos parvos.

Anónimo disse...

Cinco milhões e tal de euros,mais de um milhão de contos em escudos,é muito dinheiro para o Sócrates fazer cambalachos!!...E são tantas as jogadas possíveis:eles já sabem que os amiguinhos estão à espera do dinheiro, que a crise aperta e há que facturar, não importa como...Para chegar aos fins, não se olha a meios...

Anónimo disse...

As explicações do CDS/PP: Caso Portucale -> ARQUIVADO; Submarinos -> ARQUIVADO; 60000 fotocópias -> ARQUIVADO; Celeste Cardona a pôr a senhora Morgado no olho da rua para proteger o Paulinho -> ARQUIVADO; "Concurso público" para novos carros de combate tudo dado aos americanos -> ARQUIVADO; Universidade Moderna e Paulinho (sra. Morgado no olho da rua) -> ARQUIVADO... e nada explicado.

Anónimo disse...

Para os submarinos houve concurso público? aquilo meteu bastante agua
E o CDS agora pede explicações!

Anónimo disse...

Ajustes?? que eu saiba quando o CDS estava no (DES)OVERNO, permitiu os ajustes por 1 milhão de Euros. Tanto que o Sr. PAULO PORTAS nunca explicou como foi o tal AJUSTE do CORONEL do CASÃO militar em 5 tranches de 1 milhão de euros. Penso que em vez de se fazerem de VIRGENS OFENDIDAS deveriam explicar onde param esses 5 molhões de euros. Julgamento não houve?? e o Coronel que agora deve estar nalguma ilha paradisiaca PRESO TÃO POUCO FOI. COMO JÁ AQUI FOI ESCRITO O CDS QUANDO ESTAVA NO GOVERNO NÃO DAVA EXPLICAçÕES... AGORA A PEDI-LAS É UM VER SE TE AVIAS.( de certeza que quando o PSlhe der as explicações vai levar com esta do CORONEL DO CASÃO MILITAR, e depois fazem a cara do costume OU SEJA DE PARVOS)

Anónimo disse...

O CDS-PP considerou hoje "curta" a mensagem de Natal do primeiro-ministro, José Sócrates, afirmando que este deveria centrar o discurso na dificuldade das famílias e empresas e "não na realidade internacional que não depende dele". "É em tudo que é a especificidade das dificuldades das famílias particulares e as empresas que se deveria centrar o discurso de Natal do primeiro-ministro e não na realidade internacional que não depende dele", afirmou à Agência Lusa o deputado do CDS-PP, Nuno Melo. O deputado afirmou ainda que, em alguns momentos da sua mensagem, o primeiro-ministro "atira para essa crise internacional tudo aquilo de mau que o país vive", acrescentando que grande parte da situação do país "é resultado dessa governação e de opções políticas de que é responsável este primeiro-ministro". "É evidente que há uma crise internacional, com reflexos em Portugal necessariamente, mas também é evidente que nem tudo o que o país mostra é resultado dessa crise", afirmou. "Como consideramos que o sucesso de uma governação se mede pelos resultados e para além da questão do défice do Estado, em tudo o mais, os resultados da governação nos parecem francamente maus, este disc

Anónimo disse...

os dos partidos em principio nenhum presta, andam todos á bulha para irem para lá sacar do tacho, o tira teimas da democracia é o povo a esculher as leis e acabou-se as ditaduras, sejam sérios, não andem praí a encher a boca de democracia, isto é tudo menos democracia.

Anónimo disse...

ajuste directo... uma coisa que poderia livrar-nos de tanta burocracia não fosse a ciganice dos políticos tugas e sus amigos.

Anónimo disse...

É fartar,vilanagem...É sempre a encher os bolsos...É realmente um desastre este Sócrates e este governo PS...

Anónimo disse...

Alterar a possibilidade de fazer contratos de obras públicas por ajuste directo até 5,5 milhões de Euros escancara a porta a toda a série de "mascambilhas" com amigos e correligionários. É que não são apenas estas obras, são as empreitadas fraccionadas em tranches de 5,5 milhões de Euros. Com um pouco de imaginação até dá para fazer uma auto -estrada ou um aeroporto por ajuste directo. Vai ser fartar vilanagem. Não é por acso que vêm aí as eleições e é preciso criar um sistema que ultrapasse 2009, não vá o Povo acordar!!!

Anónimo disse...

Muito bem Portas, esta estratégia vai mesmo funcionar. Isto é, escolhe-se algumas questões ´populares´ que vão incomodar o governo mas sem nunca o por em causa e sem nunca oferecer uma verdadeira alternativa. Assim se constroi passo a passo o clima propício para uma Santa Aliança com o PS no final de 2009. Naturalmente, a situação catastrófica em que se vai encontrar o país vai servir de desculpa quer ao PS, quer ao CDS para justificar tudo em nome do superior ´interesse nacional´ e não de uma desenfreada corrida ao poder... Já agora porque não prometer baixar impostos ou expulsar estrangeiros (a ver se a gente acredita...) como forma de assegurar uma identidade CDS-PP distinta do ´centrão´??? Desculpe venho tarde, a estratégia está já a ser implementada...

Anónimo disse...

medida com objectivos claros de FACILITAR (não é expressão minha) a contratação de obras???? Então se existe uma lei que serve o país no que a contratação pública se refere com que razão se altera a referida lei em ano de eleições??? presumo que servirá para mais alguma coisa que a simples contratação de obras

Anónimo disse...

19 134 funcionários aposentaram-se através da Caixa Geral de Aposentações , dos quais, 5065 são professores.
Se eu fosse mais velho...

Anónimo disse...

Quando que efetivamente esse pessoal que se locupleta da autarquia vai efetivamente pagar pelos crimes que comete todo dia aos olhos de todos??

Anónimo disse...

Maravilha de Lei, estava quase falido, esfrego as mãos, já me vou governar, agora é que vaí ser facturar com a benção do sr. inginheiro.

Anónimo disse...

Ajuste directo + PIN = paraíso Os espertinhos!

Anónimo disse...

A próxima campanha eleitoral do PS vai ser de arromba..Com tanto donativo vindo destas obras publicas sem concurso...vamos ter a sensação de estarmos em Hollywood...The show must go on..

Anónimo disse...

Já nós todos sabemos os objectivos deste Governo mas o que me espanta é a reacção dos portugueses em relação às tantas medidas tomadas, que tudo somadinho.....acabou com a pouca democracia existente em Portugal. Eu penso que esta medida seja um grave sinal para a maior parte de nós. Alguém sabe se outros países da UE tomaram este tipo de medidas? Eu não encontrei nada! seremos nós os únicos espertinhos da Europa!?

Anónimo disse...

De acordo com os últimos indicadores, os resultados da Mota Engil vão crescer no próximo ano em resultado de um crescimento inesperado de obras adjudicadas...

Anónimo disse...

Até que o número de 5,15 milhões está matemática e científicamente correcto. Certamente resultado de estudos que, elaborados por projecções baseadas nos custos das adjudicações ajustadas nos últimos três anos, conduziram a 5 milhões + 3%pp. O pp era a única variável que passou a ser uma constante: pp=destino dos 3%. E pergunta quem lê: Mas afinal o que é o pp?

Anónimo disse...

Tadinhos destes comentadores, embaixadores perfeitos do paísinho real que somos. Muito se indignam, muito sarcasmam, muito esperneiam, mas quando se vêem na cabine de voto lá lhes puxa sempre a esferográfica para o PS, o PSD ou mesmo para aquela coisa do CDS-PP. Porque raio não votam no PCP, ou mesmo no BE? Porque o povo é isto: uns tristes que gostam de ser roubados por ricos para depois se poderem comprazer a chorar que por ricos foram roubados. Os coelhones desta terra é que bem vos topam e bem se safam...

Anónimo disse...

Já pararam para pensar no que escrevem? Acham que eles iriam aprovar uma medida, às claras, apenas para facilitar os amigos? Eu sou burro, mas se roubar alguma coisa não vou passar com ela debaixo do braço em frente da PSP. Enquanto esperneamos por causa desta medida que tanto nos insurge, muitos 5 milhões passam por "baixo da mesa" durante as almoçaradas... Por isso, vamos é tomar o pequeno-almoço, esperar pela passagem de ano, pois amanhã, os preços já estarão bem mais caros...

Anónimo disse...

Porreiro, pá! O Sócrates abriu mais um buraquinho para dar de mamar à cambada socialista e amigos! Incrível como uma coisa destas nem tem de passar pela assembleia... Curioso também o valor: 5,15 milhões... Porque não 5,16 ou 5,14? O Zé deve ser mesmo amigo do seu amigo...

Filipe

Anónimo disse...

... Agora percebe-se o porquê das reticências do PS em matéria de corrupção. Afinal procurava-se agilizar o processo retirando também toda a carga negativa. Assim já não é compadrio entre membros da mesma loja, do mesmo partido ou do mesmo tacho, não, chama-se atribuição directa...

Anónimo disse...

Não acredito que estas queixas todas são dos que foram desalojados com o novo DEC. lEI ? Sentiram-se substituidos ?