já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 10 de abril de 2009

O folar de Quarteira

distribuído em festa na rua vasco da gama
Largas centenas de pessoas acorreram à distribuição do folar. Ou folares, já que se tratava não de um único folar, mas de dezenas de folares de meio metro, encostados uns aos outros.

No centro da festa, os responsáveis por esta celebração "ecuménico- -gastronómica", muito sorridentes: o presidente da Câmara e o vereador da terra, o presidente da junta e o estado-maior laranja. Se esteve o pároco a fazer a habitual “benzedura”, não o vi.

O ‘Calçadão’ esteve lá todo. À mistura com jornalistas e algumas câmaras de televisão.

Mas, fosse pela tarde fresquinha, porque os católicos preferiram respeitar o recolhimento da Paixão, ou porque, com a globalização, o folar já perdeu muito do seu encanto, este folar gigante ficou a quilómetros da afluência e do entusiasmo que o seu “antepassado” bolo-rei despertaram.

Pode ser que, para a próxima, o folar seja distribuído num dia mais festivo…

18 comentários:

Anónimo disse...

Quando se procura macaquear o que outros fizeram, normalmente dá este resultado; imitações baratas. Só fizeram bem em vender o bolo assim já não houve gente a levar às sacadas de folar para casa. O resto foi tudo muito pobrezinho, muito pindérico.

Anónimo disse...

Vocês não diziam que o folar era para animar o comércio? Só se foi da pastelaria!
Tanta ipocrisia até chateia. Todos querem é protagonismo. Viram o Adelino Rocha que parecia que foi ele que fez os folares! LOL LOL LOL

Abraço

D. Faria

Anónimo disse...

Eu estive lá e gostei do que vi, não precisam ser feitas coisas megalómanas para o resultado ser bom, é com estes pequenos eventos que gradualmente Quarteira também pode criar alguma quebra de rotina na rua das lojas.
No que diz respeito á "afluência e entusiasmo", quem lá esteve, tanto de cá como de fora, achou a iniciativa bastante agradável. Essa afluência e entusiasmo, naquele formato de senhas compradas, claro que não podia ultrapassar o "entusiasmo" da peixeirada que foi o bolo-rei, com pessoas a empurrarem-se, insultarem-se, e a esconder bolo atrás das costas para pedinchar mais.
Folar de Páscoa? Para repetir no futuro. Numa Sexta, Sábado ou Domingo? A organização o decidirá, embora pessoalmente concordo que no Domingo de Páscoa seria mais apropriado.

Anónimo disse...

Pró ano quem for vivo que faça melhor os bolos têem que ser feitos com o comércio aberto de contrário não tem qualquer interesse andar a trabalhar para outros se aproveitar do trabalho duns poucos parvos que estão sempre disponiveis. Eu como comerciante na rua digo-vos fiz a melhor caixa do ano e enquanto hover gente disponivel como o Henrique e o Silvio que nerecem todo o nosso agradecimento e respeito o bolo não vai acabar.

Anónimo disse...

Acho que o evento correu muito bem, o unico senão que eu coloco é para quê tantas faixas a dizer Quarteira e arte e isto e aquilo. Cada faixa deve ultrapassar 50 euros, e estavam lá mais de 10, 500 euros para publicidade mediucre.

Outra coisa quem organizou aquilo foram os empresarios, para quê tanta bandeira a dizer Loulé Concelho?

Acho que podemos atribuir mérito e agradecimento aos escuteiros que serviram e aguentaram as pessoas que pareciam não comer a anos.

Só mais um ponto, notou-se falta de civismo de muitas pessoas a apanhar senhas rasgadas e insistirem que eram elas que tinham rasgado. Os malucos não servem bolos...

Anónimo disse...

É de louvar a acção de todos os que estiveram envolvidos nesta festa,porque como sempre ,para falar há muitos mas para fazer algo são poucos,e é claro que os senhores da autarquia tinham que dar um pouco do ar da sua graça,
visto que estamos em ano de eleições,mas não é assim que tudo funciona no nosso país?
Quarteira não foge á regra,
que venham mais festas destas,obrigado a todos os envolvidos

Rui disse...

O Henrique arranjou uma boa maneira de fazer propaganda. Só foi pena a fazerem aquilo na sexta feira santa o que foi uma estupidez.
E outra estupidez foi darem tanta importancia aos autarcas que estavam lá como se aquilo fosse obra deles.
Mas foi uma iniciativa boa e deve-se repetir-se. Mas concerteza que não tem nada a ver com isso de animar o comércio tradicional.
É uma festa e é bom que seja festa sem outras finalidades escondidas.

Anónimo disse...

Pois, tens razao ó Rui: o Henrique foi o unico que ganhou com a propaganda.
A vida está para os espertos e para os que querem mesmo trabalhar

Anónimo disse...

Eu acho que os criticos deviam fazer uma sondagem no establicimentos envolventes no local onde foi feito o folar só assim caia por terra dodas as vossas asneiras. Não foi só o Henrique que lucrou com a festa fomos nós todos os comerciantes estabelecidos nas ruas Vasco da Gama e envolventes. O folar fez maior propaganda que 100 anuncios nas rádios ou 200 anuncios nos jornais tudo o resto são bacorádas de gente unutil que não sabe o que diz
EMILIA ANDRÉ

Anónimo disse...

Quem é o henrique q tanto falam?

Rui disse...

ehehehehehehehehe
afinal há pelo menos uma comerciante que ganhou com o folar oh emilia vê la se fizestes tu alguma sondagem
eheheheheheheheheh
é tao giro falar por falar não é???

André disse...

duzentos anuncios nos jornais? Ó Emília, quem te disse isso? Duzentos jornais são todos os jornais portugueses? Deve ser um exagero muito grande

Anónimo disse...

Exagero é dizerem coisas que não sabem? Já se preocuparam em saber porque é que o Joaquim Vairinhos PS não apareceu? Se estiveram na nossa festa do folar todo o Estado maior do PSD? o PS também o devia ter feito apenas apareceu o Ezequiel Tomáz que foi muito pouco para quem quer cativar o eleitorado de Quarteira.Assim não vamos lá!
Emilia André

Sérgio disse...

Olha, a Ti'Emília voltou do reino dos céus para saber o que se passa cá em baixo. Milagre da Páscoa! Ou milagre do Folar da Páscoa, melhor dito!
E onde terá aprendido a escrever? Terá sido o S. Pedro (do Céu, não é o do Mar) que lhe ensinou a usar o computador?
Que feio que é usar o nome de um defunto...

Anónimo disse...

O Vairinhos eu não vi, mas também não vi o Izequiel. Vi foi a Hortência do PS mas que tinham os políticos que fazer ali??????
Ou estão a dizer que aquilo era uma acção de propaganda política? Se calhar era.

Anónimo disse...

Deixem de ser ignorantes, aquilo n foi organizado por politicos.
O presidente da camara e freguesia é q pareciam os donos daquele evento.
Aquele evento quis promover a rua vasco da gama e os seus comerciantes.

Mais uma vez reitero, ainda n vi agradecerem aos escuteiros, parecem empregados do estado, mas só dão mao-de-obra n recebem.

esperem p ver o volswagen

Anónimo disse...

Uiiiiiiiiii o volswagen !!!!!
Pois, pois!
Promover a rua vasco da gama e os seus comerciantes!!!!! Uiiiiiii !!!!!!!!!!
pois, pois.....

O presidente da camara e freguesia é q pareciam os donos daquele evento.
MAS É CLARO !!!! ELES SÃO MUITO BONS! Tudo o que é bem feito é feito por eles!!!!

Agradecerem aos escuteiros????
UUUUUUiiiiiiiiiiiiiiii !!!!!!
Para agradeerem tinham de ser... pessoas educadas!
Achas que são??????????

Zé de Paderne disse...

O folar da Guia, segundo Joaquim Vieira, presidente da Direcção do Guia Futebol Clube e o grande dinamizador deste evento, este ano bateu o recorde em dimensão e peso com mais de 450 quilos.
Em Quarteira .... erasm folares aos bocadinhos!!!
ehehehehehehehehehehehehehehe