já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Que grande novidade!

e nós ainda nem tínhamos dado por isso…
Imagem: retirada da capa do jornal «Diário Económico» de hoje
O governador do Banco de Portugal lançou ontem o mais importante alerta sobre o desequilíbrio das contas públicas desde que rebentou a crise económica.

Na sua intervenção para apresentação do Boletim Económico do Banco de Portugal, Vítor Constâncio anunciou a maior recessão dos últimos trinta e quatro anos - uma contracção de 3,5% - e sublinhou necessidade de sustentabilidade orçamental.

O governador pediu prudência nos planos de investimento público e noutras medidas de apoio à economia, que possam sair demasiado caras aos contribuintes.

Moral da história: qualquer dona de casa já sabe isto há muitos meses; pode, por isso, substituir Vítor Constâncio, contentando- - -se com um vencimento muito mais baixo…


20 comentários:

José disse...

Como diz noz já tinhamos dado por isso, há muito tempo.
Para eles é muito mais dificil saber
que há crise, pois nunca lhes falta
nada.
Nos Estados Unidos, o Obama já vê uma
luzinha.Aqui só daqui uns dez anos,
continua tudo igual ou a pior ainda.

O dinheiro vai todo ai para essas Ilhas.Gaimão

Pedro disse...

não sei se perceberam mas isto é uma PREVISÃO!!!!!!!! É mais uma dos jornais, pegam numa previsão e fazem uma manchete "vai recuar" como sabem? Uma previsão é uma previsão. O BdP já se enganou inúmeras vezes e o Constâcnoi é conhecido pelo seu pessimismo. Como dizia o outro, prognósticos no fim do jogo só. O Bdp também previa crescimento negatrivo para 2008 ...

Demócrito disse...

Portugal já está em crise desde a ano 2000, daí para cá teve um crescimento do cerca de 8% enquanto a nossa vizinha Espanha teve nesse periodo um crescimento de cerca de 24%, portanto apanhou governos do PS e do PSD/CDS, se os meus amigos querem mais doo mesmo continuem a votar nos socretinos e nos santanetes e depois não se queixem.

Anónimo disse...

Se o rendimento fosse melhor distribuído por todos os trabalhadores, haveria o suficiente para todos. Mas só uma sociedade civil unida, fraterna, livre e participativa pode fazer essa mudança.

RANHOSADO, Ranhosândia disse...

Se bem percebi, o BP que há dias previa (sábiamente) um crescimento de 1,4, volvidos uns quantos dias depois vem dizer-nos que prevê uma 'queda' de 0,9? Tudo isto dito pelo sr. governador do BP ( com pompa e ciscunstância ). E com toda esta pobreza "franciscana", vocês não acham FASCINANTE que o Sr. Silva Lopes tenha "mamado" ao Montepio, por 4 meses de "cagadas", qualquer coisa como 450 MIL EUROS? E não foi este sr. que na RTP disse que a economia só melhorava quando baixassem os salários aos trabalhadores? Mas não foi só ele...houve mais 5 "artistas" com valores na casa dos 600 MIL...É ver a notícia no Correio da Manhã!!!QUE GENTE NOGENTA QUE VEGETA NESTE PAÍS AMARGURADO. MALFEITORES RANHOSOS! EXTROPIADORES, ENGANADORES DO POVO. ( ALGUM )!!!

Rui disse...

“uma quebra significativa das despesas com a aquisição de bens duradouros, assim como um abrandamento da despesa em bens não duradouros” . e eu que pensava que esta era uma boa filosofia de vida!! afinal não... ou será uma por isso que estamos enterrados no estrume que é esta sociedade baseada na produção e consumo de lixo!

Pois disse...

A crise continua,ignorando-se se se vai ainda agravar mais.Todos os dias aumenta o número de desempregados e esse facto só por si devia servir para conter o riso de alguns.A crise já existente em Portugal antes da dita crise internacional ter chegado.A crise bem demonstrada pelo crescimento abaixo de metade da média do crescimento dos 27 da UE que Portugal sofreu entre 2005 e 2008.Bem camuflada pelos serviços de informação e propaganda governamentais.E depois aquele discurso repetido por toda uma plêiade de bons"rapazes" que estávamos mais bem preparados para enfrentar a citada crise internacional que os demais."Esquecendo" que apenas três países da zona euro entraram em recessão em 2008.E um deles Portugal.Não se sabe se o paleio sobre a nossa saúde económica derivou de má informação, de ignorância, de má fé ou foi apenas o produto do mais vil eleitoralismo.Provavelmente dependeu fortemente das pessoas envolvidas.O balanço deste governo de sócrates é trágico.Não só pelo que se passou antes deste novo afundar,como também porque o modelo falido foi o defendido por sócrates nos anos com aparência dourada do seu consulado.Sócrates,um neo-liberal que agora tenta camuflar o seu passado.

Anónimo disse...

Compreendo que o pais esteja em crise pois nao somos os unicos pais. O que nao compreendo e que sejamos os unicos em crise a quase uma decada e que durante esse periodo mal tivemos um periodo de bonanca. Ainda mais este ano vamos a caminho de uma crise aguda. Podem dizer que os ingleses, os amercanos, etc estao em crise e que nao esta facil para estes paises, mas ao menos tiveram um periodo de bonanca e amealharam algum que estao a usar para a recuperacao economica.

A. C.

Flor do Sal disse...

enquanto em Portugal um trabalhador médio tiver um ordenado de menos de metade da média da união europeia e por outro lado um gestor ou administrador ganhar quase o dobro do que se ganha na França, na Suécia, na Austria etc, o pais nao se endireita, caminhará sim para o abismo, enquanto no pais mais poderoso da europa (Alemanha) já se reduziram salários de gestores/administradores em mais de 50%, por cá os gestores continuam sentados nas suas secretárias a receber do bom como se não houvesse crise, qual crise essa é para o ze.

Beirão disse...

Caiu a mascara a esta gente. Andaram os responsáveis do governo e seus bajuladores de serviço a enganar meses a fio o Zé-Povinho de que a nossa economia não era assim tão negra como a estavam a pintar, e que o querido governo tinha a situação perfeitamente controlada e que a crise ia ser ultrapassada. Afinal o país vai entrar numa recessão brutal - a pior dos últimos 35 anos. Desde os idos de 75, os tempos da fome do dr. Soares, em que o FMI teve de intervir, com muito dinheiro e exigências políticas de governação, para que o país não afundasse em bancarrota inevitável. Isto de governaar, como dizia o outro que tirou Portugal da bancarrota da l.ª República, tem muito que se lhe diga.

Anónimo disse...

Segundo as minhas previsões: Portugal endireitará quando o Benfica for campeão. Ou seja, quando a galinha tiver dentes!

Vailávercomé disse...

Este governador é mesmo previsível. Nunca sabe de nada e as sua previsões ficam desactualizadas no minuto seguinte. Assim até o Eusébio era governador do banco de Portugal.

Anónimo disse...

PS = PSD = CAMBADA DE INCOMPETENTES

Anónimo disse...

Deixa lá o Benfica fora disto, pá!
Já chega de termos de aturar políticos incompetentes... para que vamos lembrar treinadores incompetentes????

ráis partam isto! disse...

Antes a culpa desta crise fosse do governo PS, porque bastava nas próximas eleições mudar o partido do governo e provavelmente teríamos todos os nossos problemas resolvidos. Mas infelizmente para todos nós a culpa não é deste governo - que, diga-se de passagem, foi o melhor governo que Portugal já teve. A culpa, como todos deveriam saber é essencialmente da crise Mundial (aí uns 90%) e a parte restante do atraso de décadas que Portugal acumula e que este governo estava a debelar de uma vez por todas. Até por isso este governo não merecia tão grande castigo vindo do exterior. Com qualquer outro governo esta crise seria muito mais acentuada. Duvidam? Votem nos comunistas do BE e do PCP ou em alternativa no neo-liberal PSD e logo verão os resultados. Contra a crise lutar, lutar! LOL

Mr. X disse...

Já perguntaram ao Magalhães?
É que essas contas só podem tar erradas. Com o Magalhães é sempre pra frente.

Anónimo disse...

Se o BdP prevê 3,5%, o melhor é apontar contar com 6%. É que aquilo lá em casa funciona como já sabemos e depois das eleições é que saberemos. É no que dá a política parasitária de tirar às empresas com a maior carga fiscal de sempre e depois dar esmolas à última da hora, quando aflitos.

BG disse...

Retoma, dizem. Desde final de 2001 que, todos os anos, se fala em retoma. Cadê?! Esforçam-se os actores deste sistema por tentar injectar confiança na própria economia. Mas como este sistema económico faliu, cada vez menos acreditam no 'conto da retoma'. Re-toma lá da retoma, Zé Povinho!

Anónimo disse...

Como é que ainda deixam o Governador do Banco de Portugal falar? Depois do nivel de incompetencia apresentado nos últimos anos, quem é que ainda acredita? Deve ser para apanharmos uma boleiazinha da retoma americana e o Sr primeiro ministro dizer que já está a controlar a crise antes das eleições. Com os dois lindos cartazes do Avô Cantigas e da lider do psd que parece o Sr presidente em versão feminina acredito sériamente na depressão, mas é daquelas que só se trata com Prozac. Só de ver os cartazes nos deprimimos mesmo sem pensar na crise. Desculpem lá, vou é ver o AXN, pelo menos lá a malta pensa. Divirtam-se, não vejam noticias fabricadas e encomendadas nas nossas televisões, façam uma vida normal que tudo passa, sempre andámos em crise. Um país que ainda existe quando se trabalha só 35 horas semanais, se recebe 14 ordenados e só se trabalha 11 meses, tem tolerância de ponto para tudo quanto é carnaval , ponte, semana santa etc. quando se reformam pessoas na força da vida e da sabedoria aos 50 anos com 2500 euros por mês, é decerto o unico país que está preparado para a crise.
Já temos um cão algarvio na Casa Branca, já falta pouco para a retoma, basta acabar com os velhos do Restelo na televisão, a malta anima logo.

Anónimo disse...

nem no tempo do salazar isto esteve tão mal nesse tempo não havia tantos administradores a ganhar o que estes gorilas ganham hoje fora com essa gente se for perciso fazer outra revelução fazemos, correr com esta bandidagem toda. vão lá para onde têm levado o nosso dinheiro