já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia da Cidade de Quarteira (epílogo)

usando palavras da câmara de loulé
Imagens: Fotos dos arquivos da Câmara Municipal de Loulé
Com a transcrição do que fundamentalmente se afirma em notas de imprensa da autarquia – e que, no essencial, se limita a confirmar o que o ‘Calçadão’ já noticiara -, julgamos que iremos dar por findas as notícias respeitantes às comemorações “oficiais” do Dia da Cidade de Quarteira, no dia em que se assinalaram dez anos da sua elevação ao estatuto de cidade.

Centro Autárquico de Quarteira

Diz a Câmara, em nota oficiosa, que a nova estrutura “integra os serviços municipais da Delegação da Câmara (actividades económicas, tarifas, taxas e licenças, tesouraria) e também novos serviços, nomeadamente uma delegação da divisão de Acção Social”, prevendo ainda uma futura “recepção de processos de obras particulares”.

Este local passa a ser também a nova sede da Junta de Freguesia. Por outro lado, assinala a criação de um auditório com capacidade para 150 lugares, para “realização de conferências, seminários, reuniões e outras iniciativas”.

Paralelamente, integra ainda um balcão de atendimento da EDP e outro do Instituto de Emprego e Formação Profissional” e representa um investimento superior a 700 mil euros.

Reabilitação da Rua Vasco da Gama
.
Nas palavras da nota de imprensa da autarquia, a Rua Vasco da Gama vai sofrer uma “intervenção ligeira que tem um duplo objectivo: permitir o acesso a veículos prioritários e melhorar a circulação pedonal. Nesse sentido, as características urbanas da artéria irão manter-se e não haverá uma alteração significativa da imagem que tem hoje, ou seja, não haverá qualquer tipo de alteração nas infra-estruturas e pavimentos” limitando-se à “substituição de mobiliário urbano; os postes de iluminação serão retirados e colocados novos candeeiros” para o que “serão demolidas as floreiras que existem no meio da rua, com reposição de calçada nesses espaços e as caldeiras das árvores serão alargadas” .

Uma das alterações mais significativas decorrerá no entroncamento com a Rua Gago Coutinho, onde será efectuado o nivelamento do pavimento e os lancis retirados, evitando que os peões tenham de ultrapassar obstáculos”.

Obras viárias; prolongamento da Av. Sá Carneiro

Reforçando que a “cidade vai crescer até à Fonte Santa com prolongamento da Av. Sá Carneiro”, a Câmara relata as visitas efectuadas a obras que, no seu entender, têm “em vista a requalificação deste importante centro urbano do concelho e a melhoria da qualidade de vida da população”.

Diz a nota que “os responsáveis municipais fizeram uma inauguração simbólica às duas rotundas recentemente criadas na Avenida Sá Carneiro”, um investimento de 360 mil euros.

Depois, “os responsáveis municipais e da Junta de Freguesia” visitaram as obras da creche «Os Meninos do Aleixo», da Fundação António Aleixo, consequente de uma candidatura ao programa PARES, em que a autarquia louletana contribuirá com apenas 30% do investimento (260 mil euros).

A seguir, “a comitiva deslocou-se ao local onde decorrem os trabalhos do novo reservatório de água de Quarteira (Abelheira III)”, que alargará a capacidade de armazenamento de 3000 para 5000 metros cúbicos, e deverá estar concluído em Fevereiro de 2010, num investimento de 525 mil euros.

A obra seguinte foi a repavimentação da V.N.C. 586 (Al-Sakia), com a construção de um troço de ligação à E.N. 396, e de uma rotunda (900 mil euros).

Finalmente falou-se no prolongamento da Avenida Sá Carneiro à Fonte Santa, em duas vias (4 faixas) com separador central, numa extensão de 1400 metros e cerca de centena e meia de árvores, com ligação com a nova “Via Distribuidora Norte de Quarteira" (já adjudicada), que está incluída no Plano de Urbanização de Quarteira Norte-Nordeste.

Esta obra, que poderá arrancar antes do mês de Agosto, ou só após o período de maior fluxo durante o Verão, deverá demo-rar 7 meses, custando 2 milhões de euros, acrescido de IVA.

Apresentação do estudo prévio do Centro Cultural

A acrescentar ao que dissemos anteriormente, sobre o que poderá vir a ser o Centro Cultural, a nota acrescenta as palavras de Seruca Emídio que afirmou que se pretende que esta estrutura cultural seja “um marco arquitectónico importante no contexto de Quarteira”, sendo “um projecto ambicioso que vai de encontro à requalificação urbana e ao virar da página no urbanismo de Quarteira”.

Souto Moura fez a apresentação da sua ideia, traduzida no “estudo prévio” para o Centro Cultural de Quarteira, que deveria “integrar um auditório com 350 lugares, com cadeiras rebatidas ou não, uma zona de exposições e uma zona de biblioteca, uma pequena sala para iniciativas mais restritas, que funcionará como um pequeno auditório, mas poderá servir para exposições específicas ligadas à arte contemporânea, pequenos concertos ou conferências temáticas”.

Ainda segundo a mesma nota, “no último piso, está prevista também uma zona ao ar livre, um espaço para jardim, e uma cafetaria ou eventualmente um restaurante com esplanada”. E como o arquitecto entende que “a cultura hoje está muito ligada à economia, [o centro cultural] terá de ser também um espaço comercial”, pelo que serão criadas algumas lojas para venda de discos, de objectos de design, galerias e livrarias.

No que respeita aos materiais usados no exterior, será um misto de betão e ferro; a parte de baixo será branca e terá ainda um lambrim com pedra de cor creme.

Segundo a nota de imprensa da autarquia, “o projecto de execução estará concluído no final do ano. O processo de concurso terá a duração de meio ano, prevendo-se que a obra seja executada em dois anos. Quanto ao investimento que será aqui realizado ainda não há números”.

E pronto. Pela minha parte, parece que pouco mais tenho que dizer.

Sou um céptico e já estou acusado por todos, inclusivamente pelo Lourenço, de que torço o nariz a tudo...

Os meses mais próximos confirmarão se sou um céptico... ou um realista...

5 comentários:

Anónimo disse...

“Um marco arquitectónico importante no contexto de Quarteira”, sendo “um projecto ambicioso que vai de encontro à requalificação urbana e ao virar da página no urbanismo de Quarteira” (como diz Seruca) não é a criação (duvidosa) de um Centro Cultural...

Virar da página no urbanismo de Quarteira, fez o Cavaco, dando seguimento ao que o Bota Começara: foi rasgar as avenidas novas!

Seruca acha que é o melhor presidente de Câmara desde que há eleições. Ele ainda não percebeu duas coisas (ou três) - primeira: que não fez em 8 anos uma única obra estruturante no concelho...
(já nem falo de Quarteira, onde as duas obras mais importantes - a piscina e o centro autárquico - eram decisões dos seus antecessores).
Segunda: cada vez que quer enaltecer-se, atira para o caixote do lixo não só os socialistas que estiveram antes dele, mas também os seus próprios companheitros de partido, que lhe deviam merecer respeito e consideração.
Finalmente, terceira: se o que pretende é demonstrar que é melhor presidente de câmara do que o Vairinhos, também não vai longe. É fácil pôr nos pratos da balança as obras de um e outro e o prato do Vairinhos vai pesar muito mais que o prato Seruca, que apenas se limitou a dar continuidade a obras anteriores: a escola profissional de Alte, as piscinas e o calçadão de Quarteira, o jardim de Almancil.
Além disso, Vairinhos conseguiu fazer elevar o concelho a uma posição de líder no panorama regional... e não tinha nem a décima parte das verbas de que Seruca Emídio dispõe.
Finalmente, quero assinalar que outras gransdes obras com impacto no futuro do concelho não são obras municipais: o Porto de Quarteira, a circular de Loulé, a ligação às 4 estradas em 4 faixas...
Portanto, Dr. Seruca, fica-lhe mesmo mal tentar afirmar-se como o grande autarca... QUE NÃO É!

Cumprimentos

M.A.S. Bota

Anónimo disse...

Não ganhamos nada porque tudo isso já cá tinhamos Sr. Presidente só o que não tinhamos eram secretárias cadeiras novas e dois jogos de paus de bandeira.
A delegação da Acção Social nossa Senhora de Fátima qual foi o crime que aquela gente fez.

Anónimo disse...

eu pago para ver essa zona norte-nordeste, essa avenida de ligação à avenida de Ceuta, esse prolongamento da avenida Sá Carneiro.
Visão teve o Cavaco quando era presidente ao fazer essa avenida com 4 faixas e duas laterais.
Estes tipos são burros, sem imaginação e sobre-tudo sem visão de futuro.

Anónimo disse...

é tão difícil contentar todos. o melhor é só contentar alguns.

Daniel Roque disse...

É caso pa dizer "deixe-me rir" ou então levar a mal e sentir-me insultado por me tentarem fazer passar por burro. Só um ignorante nao sabe que a expansão norte-nordeste da avenida Sá carneiro só sucessede por causa do interesse imobiliario que tem surgido naqueles terrenos que ja se encontram loteados para construçao desde do ultimo plano de pormenor.
Esses senhores sao os responsaveis pelo maior exemplo de aberraçao urbanistica neste país, que nem uma freguesia do seu concelho têm capacidade para gerir, o proprio concelho podia sofrer um grande impulsos qualitativo se esta freguesia fosse melhor gerida em vez de andarem constantemente a ceder aos interesses imobiliários que me poem a pensar o que será que o concelho beneficia com isso!