já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 17 de outubro de 2009

Alarmismo!

a quem serve o boato e a especulação?
Nos últimos dias, alguns meios de comunicação social vieram divulgar preocupações reveladas por alguns sectores da actividade hoteleira relativamente a questões de segurança na região algarvia.

Isso motivou que o governador civil de Faro tivesse convocado ontem uma reunião com dirigentes das associações empresariais ligadas ao turismo e responsáveis distritais pelas forças da ordem.

Afinal, nessa reunião, os responsáveis distritais das forças de Segu-rança concluíram que não há quaisquer processos de investigação em curso sobre furtos no interior de unidades hoteleiras do Algarve, envolvendo suspeitos ou não com ligações a redes internacionais dedicadas ao terrorismo.

Concluiu-se ainda que os índices de criminalidade registados durante 2009 se mantêm estabilizados, comparativamente a anos anteriores, e que se tem registado sucesso nas investigações levadas a efeito, nomeadamente no que diz respeito à criminalidade mais violenta.

Por seu lado, os dirigentes das associações empresariais presentes na reunião transmitiram ao governador civil de Faro, que não se revêem em quaisquer manifestações sobre um alegado aumento da insegurança na região, com origem em especulações que têm como único resultado gerar sentimento de insegurança e alarmismo público.

A pergunta que se põe, então, é a seguinte: a quem serve o alarmismo? Que objectivos se escondem por detrás da divulgação das «preocupações» sobre as questões da segurança no «sector da hotelaria»?

6 comentários:

Anónimo disse...

A boataria é a arma dos malvados. Em Loulé durante as autárquicas houve boatos que deitaram abaixo um candidato que poderia ter vencido. Mas foram meses a meter na cabeça das pessoas intrujices. E o que é certo é que deu resultado. Caíram que nem patinhas. Intão ?

Anónimo disse...

Às vezes aparecem e depois desaparecem
como por encanto. Eles têm o tempo certo para atacarem. Ou nas autárquicas ou noutras alturas estão sempre de unhas de fora. Neste caso quem será que tem interesse nisto ?
Marco

Observador disse...

O boato é assim mesmo. Aparece quando não se espera e quase sempre do lado a quem mais convém e sobretudo, contra quem se quer deitar abaixo.
Veja-se o que se passou nas autárquicas, com uns panfletos contra o Seruca.
Apareceu primeiro um que era um gato com o rabo de fora. Toda a gente percebeu de onde ele partiu e qual a finalidade.
Mas era preciso disfarçar.
Então arranjaram um testa de ferro, um tal Daniel a "confessar" que o panfleto era de sua autori, num segundo panfleto injurioso e de objectivos precisos.
Mas só um analfabeto poderia acreditar que ambos os papelitos tinham sido escritos pela mesma pessoa,
Basta ler um ou dois parágrafos de cada um dos panfletos para se perceber que os "escritores" são diferentes.
Mas, este foi um caso em que o boato saiu ao contrário do que pretendido.

No caso desta insegurança dos hotéis... é caso para dizer "cherchez la femme"...
Não se esqueçam que a hotelaria de outros concelhos pretende tirar a primazia nas preferências hoteleiras ao concelho de Loulé...
Voilá.....

QuarteirenseExilado disse...

Sempre achei piada à reacção dos "poderes estabelecidos" (polícia, câmaras, governo civil, ministérios etc) nestas situações. É a conversa de sempre, não se passa nada, não há nada para ver, está tudo controlado. Mas não claramente não está. Pode não haver "redes terroristas" por detrás dos roubos, mas não me venham com tretas sobre a normalidade. O Algarve é inseguro, e Quarteira e arredores é mais insegura ainda. Pode não ser criminalidade violenta, mas os roubos a apartamentos, quartos e casas turisticos atingiu níveis rídiculos, e cada roubo é um turista que reclama, que é perdido, e que vai trazer má publicidade ao aldeamento e à região.
A acreditar nas autoridades está tudo bem, mas basta falarmos com qualquer pessoa na rua para se perceber que ou as autoridades estão completamente desligadas da realidade, ou isto é mais uma vez a atitude normal de tentar negar os problemas como medo de estragar a imagem do Algarve. Um pequeno segredo para esses senhores, a imagem do Algarve já está a ser destruída, e negar os factos não vai impedir isso. Se querem inverter o processo, não neguem os problemas, resolvam-nos.

Anónimo disse...

O boato serve a quem quer fazer mal.
Pensem nisso!

Anónimo disse...

Anónimo..
Querem um conselho?
Quando alguém estiver a assaltar a sua casa, a sua viatura, se telefonar para a GNR vão dizer que não têm viaturas. Assim o melhor é dizer que deu um tiro ou uma paulada no assaltante e que pensa que o matou, mas que não tem a certeza se está morto ou não. Virá que aparecerá até a proteccão Civil, com comandos etc...
Quando perguntarem pelo assaltante,é só dizer que afinal estava vivo e fugiu.