já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Um ponto de vista

os resultados eleitorais de quarteira
De entre a muita colaboração que nos é habitualmente oferecida, uma vez que o e-mail que a seguir transcrevemos versa matéria que, até agora, não abordáramos, e porque é tempo de irmos «dei-xando em paz» as passadas eleições autárquicas, decidimos publicá- -lo.

"(...) O vosso blog «Calçadão de Quarteira» tem prestado um bom trabalho tanto na informação pública como por conseguir manter uma certa imparcialidade nas apreciações que faz das coisas e estou a falar especialmente da política.

Só é pena que os comentários que deixam passar revelem tantas vezes uma falta de nível e de educação que não deviam ter lugar entre gente já não digo civilizada mas pelo menos um bocado educada.

Porque o «Calçadão de Quarteira», por aquilo que eu disse no princípio, merecia mais consideração dos que o lêem como eu diariamente.

Isso não quer dizer, como é natural, que eu esteja sempre de acordo com o que lá se escreve. Mas estamos numa Sociedade Livre e todas as opiniões têm de ser respeitadas.

Tem esta minha carta a finalidade de dizer que fico admirada porque, ao fim de terem já passado uns dias sobre as eleições, o blog parece que se preocupou mais com o que se passou no concelho e no resto do Algarve do que com o que aconteceu em Quarteira e eu entendo que os Quarteirenses são os principais destinatários do blog.

Nenhum dos jornalistas do «Calçadão de Quarteira» parece ter- - -se preocupado em fazer a análise do que se passou nestas eleições, com a grande vitória de José Mendes e a estrondosa derrota de Ezequiel Tomás que conseguiu a façanha de não ser capaz de juntar os votos de todos os socialistas de Quarteira pois em 2005 o PS conseguiu 1.383 e os socialistas do Filipe Viegas tiveram 1.167. Quer dizer que em 2005 os PS de Quarteira somaram então 2.550 votos e agora a lista do Ezequiel Tomás só reuniu 2.230 votos, quando ainda por cima a freguesia tem mais 2.500 eleitores. O PS perdeu dos que já tinha e não conquistou nenhum dos novos.

Os Quarteirenses não gostaram nem do candidato nem da equipa que compunha a lista assim como da própria campanha Socialista. Cá em Quarteira foi feita apenas com base na má língua e no dizer mal: falavam contra o presidente da câmara, contra o José Mendes, contra o Cova e até contra pessoas do próprio partido.

O senhor Ezequiel Tomás e as pessoas que andaram com ele nesta campanha podem ter agora a certeza de que os Quarteirenses não gostam de quem só sabe dizer mal e que dizem mentiras e chamam nomes às pessoas. Gostam de gente séria, que não provoca os outros e sabe trabalhar com as pessoas e para as pessoas.

E o programa do senhor Ezequiel? Muito vago, muito pobrezinho mesmo. Ou aquilo não era programa?

Por isso, eu acho que o senhor José Mendes mereceu ser eleito de novo e desejo-lhe as maiores felicidades no seu trabalho autárquico. Quarteira e os Quarteirenses merecem um candidato sério.

Cumprimentos para o pessoal do «Calçadão de Quarteira»."

Maria Helena Gonçalves Paixão (mhpaixao@iol.pt)

Agradecemos as suas palavras e a forma como nos distingue promovendo-nos a jornalistas. Apreciamos, particularmente a sua análise.

28 comentários:

Anónimo disse...

A D. Maria Helena deve ter a visão distorcida já que só consegue ver para um lado. O seu lado direito. Só alguns Quarteirenses são gente séria o resto é nada. O maldizer nesta Campanha sendo assim só partiu do lado do PS. O PSD como sempre fez uma campanha de clausura. De pureza e até talvez de alguma virgindade politica dado que eram todos pessoas de grande moral, religiosidade e de saber profundo. Espero que chegue aos ouvidos da senhora que o PSD nesta campanha fez dela a mais vil de todas as campanhas contra um candidato chamado Vairinhos. Durante meses certamente uma equipa ??? levou pelo concelho o fogo da santa inquisiçaõ. Vão-se sabendo agora todos os dias o que foi dito já que há muita gente que depois de passada a festa agora pode contar o que lhes disseram.Um nojo. Um vomito minha senhora. Passe bem . E seja feliz ao lado dessa gente tão pura, casta e de língua virginal como eu julgava já não existir em Portugal. Quarteirense do coração.

Anónimo disse...

Há gente que se julga o suprasumo da Sociedade. Só os seus amigos são puros e dignos e gente nascida para o bem. Só eles merecem o respeito do povo em geral. Quão cristã deve ser esta dama. A sua pureza de linguagem leva-me a pensar sem ofensa para a Madre Teresa se não estará aqui uma potencial santinha de Quarteira. Minha cara senhora tenhamos todos em Quarteira algum censo e respeito pelos nossos semelhantes a começar por V. Exª.
---------------Rosa de Quarteira

Anónimo disse...

Como gostei de ler o belo texto escrito por esta simpática apoiante do Snr. Presidente da Junta, pessoa que jamais praticou algum acto menos próprio em Quarteira. Todoso sabemos que ao dito senhor não lhe são conhecidos quaisquer erros porque como pensará a depoente este homem já nem devia estar em Quarteira mas sim num qualquer templo para adoração.
A pouca vergonha atingiu raias de saloice total. Mas tenhamos esperança. Um dia a coisa muda. Não há mal que sempre dure. F. M.A

J. Marques disse...

Tem razão, senhor Lourenço: Quarteira e os Quarteirenses merecem um candidato sério. E Zé Mendes é sério.
Ezequiel Tomás deu hoje uma entrevista ao Carteia que é uma vergonha e uma vez mais vem cheia de mentiras. Ai o PSD andou a comprar votos?

Só espero que o PSD faça o aque esperamos de um partido sério, feito de gente séria: leve o senhorf Ezequiel a Tribunal para provar as calúnias.
Era um tipo destes qyue achava que devia ser presidente da Junta?
Só se fosse de uma junta...... de bois! Deveria ter vergonha e não arranjar desculpas para a derrota, desculpas de mal-pagador.
Perdeu por uma razão que é a mesma que perdeu da outra vez pefrdeu porque os quarteirenses NÃO GOSTAM DELE.
Eu julgava que era a segunda vez que lhe diziamos isto mas agora sei que é a terceira e ainda não aprendeu.
Meta-se em casa e faça o seu trabalho como deve de ser porque nem isso faz.

Jacinto Sousa disse...

Estive a ler a entrevista que Ezequiel Tomás deu ao jornal Carteia e, acho que ele diz coisas gravíssimas sobre o PSD que, a meu ver, não podem ficar assim.
Diz ele que :”…viu uma campanha de calúnia, de mentira, de corrupção, em que se COMPROU pessoas para ir a votos, etc etc etc ”.

E acrescenta Ezequiel Tomás: EVIDENTE QUE ME ESTOU A REFERIR ao PSD, este foi o adversário com o qual eu perdi, PORQUE HOUVE PESSOAS QUE ME DISSERAM DIRECTAMENTE QUE FORAM LÁ OFERECER DINHEIRO…etc, etc, etc”

Estas são ACUSAÇÕES MALICIOSAS e MUITO GRAVES proferidas pelo candidato socialista Ezequiel Tomás ao Jornal Carteia.

Deu um mau exemplo de quem não sabe aceitar mais uma das derrotas que já teve.

Como militante do PSD exijo que o candidato se retrate. Esta forma de fazer política levou-o à derrota mais do que merecida.
O povo disse NÃO a Ezequiel Tomás, essa é a verdade. Agora há que PROVAR as acusações proferidas pelo candidato. Eu exijo!

Jacinto Sousa

T. disse...

Depois de ter lido estes comentários deu-me na curiosidade ir ver a tal entrevisra.
Que vergonha! O homem desculpa-se com os do seu partido e com votos comprados?
Não dou do PSD nem do PS mas acho que o PSD deve exigir responsabilidades ai homem pelas afirmações.

Pedro disse...

Os anónimos e as Rosas não são madres de Calcutá, mas só sabem olhar para onde lhes parece encarnado ou cor de rosa... Não comentam os números!!!!!!
Comentam apenas que a D. Helena deseje êxito ao José Mendes.
Isto é aque é política à socialista!
Quer dizer que a grandíssima maioria dos Quarteirenses são burros??????
Que grandes democratas! Se calhar é por isso que o candidato deles teve menos votos que os dos socialistas de 2005 somados!!!
Isto é que é para discutir, não?

Marta disse...

Felicidades, Zé Mendes!

Anónimo disse...

Residente atento...
Derivado a esta senhora ter levantado de novo o véu da treta, parece que gosta de sujas lavagens, porque está para além de saber da verdade das coisas que aconteceram nesta tão suja campanha do psd que se eu contasse a senhora certamente que não me ia dar a razão, porque não só você como a maioria não acreditariam. Por isso, e como já tudo passou e quem ganhou, ganhou mais uns anitos de trabalhos e de promessas para cumprir e assim vamos a ver se é mais outra (verdade) que virá nos próximos 4 anos para melhorar Quarteira e o bem estar dos residentes.

Quarteirense atento disse...

Não votei em Zé Mendes mas, como democrata, devo aceitar a escolha do povo, independentemente das razões que o levaram a fazer essa escolha. É lamentavel que concluido o acto eleitoral se continue nesta tribuna anónima dos blogs, numa atitude de insulto de parte a parte. Embora não tenha sido o eleito a minha escolha, uma vez eleito considero-o como meu presidente, esperando apenas que da parte do executivo da junta de freguesia, não se continue, como sempre tem acontecido, a discriminar aqueles que em si não votaram pois é seu dever trtar todos de forma igual. Entretando quem foi eleito deve fazer o melhor por Quarteira e quem ficou na oposição em menor muito fargilizado deve continuar a, d eforma construtiva, a ocupar o seu lugar na assembleia de freguesia, defendendo os seus pontos de vista, ainda que saiba que à partida serão rejeitados pela maioria. É assim a democracia que, apesar de todos os defeitos, continua ser o melhor sistema politico. Saudações democráticas para os venecedores e para os vencidos.

Anónimo disse...

Mas que pena que eu tenho desta gente... Ainda n perceberam que enquanto o Zé se candidatar, n existe concorrencia que o vença...
É que nem com campanha ao sabado antes das eleições....Deviam ter vergonha na cara. Amei a DERROTA do Ps...
Mais humildade amigos... So vos fica va bem...
Força Zé e Seruca...

Rui disse...

Diz ali um anónimo que a D. Maria Helena tem a visão distorcida? Porquê? Então o Ezequiel conseguiu somar os votos do PS+Filipe? Não conseguiu - tevem menos tresentos e tal.
Não devia ter tido mais votos que aquela soma? Tinha um «bom» candidato à câmara e havia 2.500 novos eleitores. Tinha de subir.
Subiu? Não não subiu.
Disseram-lhe claramente que não serve para presidente da junta mas o homem não se enxerga...

Anónimo disse...

O Senhor Ezequiel Tomás na qualidade de Funcionário Público, devia ter muito cuidado com o que diz!!!

Pois as suas afirmações no jornal "A Carteia" são MUITO GRAVES!!!!

Shame on you, Mr.Ezequiel!!!!

É com pessoas como o Senhor que este país não vai prá frente, que VERGONHA!!

Anónimo disse...

Só falta o Ezequiel Tomás dizer que a CULPA da DERROTA foi do TEMPO ou da MÁ ARBITRAGEM!

Muita paciência tem o Presidente Seruca Emídio em ATURAR funcionários como o Ezequiel Tomás. Se fosse como no tempo do Vairinhos, logo ele via o que lhe ACONTECIA. Aí disso não tenham dúvidas!!!!!!!

Até nesse aspecto o Seruca mostra que é um grande Presidente!

Anónimo disse...

Em resposta à entrevista do Senhor Ezequiel Tomás no jornal "a Carteia", gostava de deixar aqui uma quadra do grande poeta popular António Aleixo, que é a seguinte:

"Eu não sei por que Razão,
certos homens a meu ver,
quanto mais pequenos são,
maiores querem parecer".

Anónimo disse...

A sangria já começou! Já calaram o quiosque da camila. Preparem-se para o resto! Tudo e todos os que manifestaram alguma discordância com o Seruca e seus pares vão sofrer na pele. Vão ver o que é bom para a tosse.

Anónimo disse...

Um psd atento...
Afinal se analizarmos esta campanha eleitoral com pés e cabeça, o pequeno Esequiel Tomáz foi um grande herói! senão veja-se:
-Uma pessoa pouco conhecida em toda a freguesia, onde todos conhecem o actual presidente!...
Já tem desvantagem.
-Uma pessoa pobre e humilde que pouco tem para poder investir,pagar,oferecer ou comprar. Em relação ao actual presidente!...
Desvantagem.
-Um candidato que sem armas de poder dá a cara e luta com um ps desorganizado com pouca visão e fome de vitória levado pelo encanto de um grande amigo J.V. mas à partida, já derrotado pela ignorância de muitos que juntam assuntos familiares e interesses com política.
Desvantagem.
-Ainda só, contra o clero que desempenhou bem o seu papel. A mentira inventada no lugar certo e na hora certa por gente sem escrupulos autenticos pavões de poleiro.
Como era possível vencer tal Sócrates de Roma e sua Armada?
Grande Esequiel Tomás. Agora na Assembleia demonstra aos que votaram e não votaram em ti como se defende os interesses de Quarteira freguesia.
Abraço amigo...

Anónimo disse...

gente que mora em predios nao sabe o que se passa em quarteira, sao gente que so gosta de riqueza mas nao se preocupam com os quarterenses que vivem aqui a seculos, e um desses é o izequiel, e quem mora nesta nova zona de quarteira nao consegue amar quarteira porque nao tem nenhuma ligaçao com a antiga aldeia, o ze mendes nao é quarteirense, por favor, e ate dizia aqui uma que voces iam ver, o ze mendes nao se preocupa nem com os verdadeiros quarteirences como nao liga as coisas antigas da cidade!
E nao a ninguem que ama mais quarteira do que eu, tenho a certeza.

Anónimo disse...

Ainda não li a tal entrevista, mas tou com bastante curiosidade. No dia 11 de Outubro apareceram pessoas de etenia cigana que nunca as tinha visto a votar e como não gostam nada de dar nas vistas qual não era o meu espanto e de tantas outras pessoas presentes, perguntavam o que tinham de fazer porque o sr. Presidente seruca lhes tinha dito que se fossem votar nele oferecia-lhes uma casinha
Sr. presidente e seus discípulos é melhor apressarem-se, arregassarem as mangas porque estão sujeitos a ter um acampamento à porta se não oferecer brevemente as ditas casinhas

Alberto disse...

Acho que essa carta da Maria Helena representa bem o sentir da grande maioria dos Quarteirenses.
Em Quarteira apresentar como candidato do PS o Ezequiel foi um mau serviço mesmo muito mau ao Joaquim Vairinhos. Eu votei Vairinhos e votei no Zé Mendes mas muitos como eu acabaram por votar no Seruca.
Se o Vairinhos vier daqui a 4 anos, oxa-lá que saiba escolher melhor um candidato para Quarteira. Precisamos de gente capaz e interessante não é de um ambicioso sem capacidade, Escolha bem, porque os socialistas devem ter pessoas capazes.

enojado disse...

Aquela entrevista do Ezequiel é um nojo e ainda por cima deixa perceber que tantas derrotas que já teve ainda não lhe fizeram perceber que ninguém gosta dele. Nem se quer conseguiu juntar os votos de todos os socialistas que votaram quamdo foi a eleição do Aleixo.

Anónimo disse...

Também não sou do PSD nem tenho nenhum partido mas se o PSD mnão apresentar queixa contra a afirmação do Ezequiel que andaram a comprar votos, então é porque o Ezequiel está a falar verdade.

quarteirense disse...

uero responder ao PSD atento. Você é mesmo mentiroso. Nenhum PSD pensa assim. Isso foi escrito por um amigo do Ezequiel que se recusa a ver o tamanho da derrota.

Emília disse...

Gostava de pedir ao Sr. Presidente: levem o Ezequiel a Tribunal para dizer lá as suas calunias. Mau perdedor, e agora mentiroso!

CR-59 disse...

Já que estamos no rescaldo das eleições não resisto a comentar algumas coisas que aqui são ditas e das quais discordo;Acusam o Ezequiel de tudo e mais alguma coisa inclusive de ser incapaz de gerir a Junta,mas ele alguma vez geriu a Junta para que pudesse demonstrar as suas capacidades?Mas estes que lá estão já lá vão com oito anos seguidos,se são tão capazes porque é que ainda temos o bairro dos pescadores sem solução,a vala real a cheirar mal.a rua 25 de Abril no caos em que se encontra,as avenidas Sá Carneiro e Mota Pinto a servirem de parque de estacionamento,o mercado da fruta e a praça do peixe que nem na Somália deve já haver daquilo,só para focar alguns dos graves problemas da nossa terra.Acho que não é preciso termos um génio na Autarquia para que algum destes problemas tivessem sido resolvidos,se isto é gerir bem então qualquer um pode gerir uma autarquia.Quanto ás eleições qualquer um sabe que quem está no poder é favorito e então quando tem a igreja do seu lado ainda melhor.Este ano até a peregrinação a Fátima foi antecipada dois dias e o Santo António até é do PSD.Dispõem agora de quatro anos para limpar a cara a Quarteira,se o fizerem nas próximas até eu voto neles.

Fernando Martins disse...

“Se o Vairinhos vier daqui a 4 anos, oxa-lá que saiba escolher melhor um candidato para Quarteira. Precisamos de gente capaz e interessante não é de um ambicioso sem capacidade, Escolha bem, porque os socialistas devem ter pessoas capazes.”

Pegando em parte do comentário do Alberto e afirmando que não estou filiado em qualquer partido político, assisti a uma cena lamentável e inqualificável no comício do PSD.
Estava eu e meus pais ouvindo, diga-se de passagem, um fraco discurso para quem é poder e quer continuar, quando da forma mais mal educada que se pode imaginar, uma mulher insultou um dos oradores, chamando-o de fascista, filho da P---, vai para o c------, etc, etc.
Senti-me incomodado, não por mim, mas por minha mãe que estava mais atrás. Foi de uma grosseria inqualificável. Um senhor de idade, julgo que seu pai, ainda a tentava controlar, dizendo. “Paula…Paula…, mas a mulher parecia estar “possuída”.
Alguém disse que ela estava na lista do PS. Fomos embora porque não gosto que falem assim perto dos meus pais.
E aqui eu pego nas palavras do comentador Alberto: é preciso escolher pessoas capazes e eu acrescento: pessoas que tenham sentido ético e que saibam estar na política, com respeito para com todos os cidadãos e sem envergonhar os seus próprios partidos.
Senti-me envergonhado e não votei PS. È certo que também não votei PSD. Preferi votar em branco para a junta de freguesia.

Anónimo disse...

Caramba!!!!!!!!!!!!!
Esse é o nível dos elementos da lista em que o Ezequiel queria que os quarteirenses votassem?????
Custa a crer. Se isso é verdade...
A mim custa-me a querer mas tem-se visto tantas coisas nestas eleições!!!!!!!!!!

Elisa disse...

Parabéns Zé. Mostraste o que vales e o que não vale o teu adversário