já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

40 mil idosos não têm dinheiro para comer

um estudo preocupante da deco
A edição de Novembro da revista Proteste, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - Deco, publica um estudo efectuado em Fevereiro e Março deste ano.

Com base num «inquérito alimentar», a DECO revelou que existem pelo menos 40 mil idosos em Portugal sem dinheiro para comer e que o custo dos alimentos é uma das razões para estas pessoas não consumirem alimentos mais saudáveis.
.
Ainda de acordo com os inquiridos, 76 por cento dos portugueses têm “hábitos alimentares pouco saudáveis, os quais pioram com o avançar da idade”, enquanto cerca de um quarto dos 3423 idosos que vivem em casa e tem uma idade entre 65 e 79 anos e que, tendo respondido ao inquérito, afirmou ter uma alimentação saudável. A “difícil situação económica e a falta de autonomia influenciam de forma negativa o que se come: mais de um quinto dos inquiridos indicou ter dificuldades financeiras”, acrescenta a Deco.
.
Os autores da investigação apuraram mesmo que três por cento dos inquiridos passou fome na semana anterior a responderem a estas perguntas. Entre os motivos que os idosos apresentam para comer mal estão os problemas dentários (35 por cento), as dificuldades económicas (24 por cento), a falta de apetite (13 por cento) e os medicamentos (12 por cento).

Sem comentários: