já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Chegaram as vacinas

vacinação contra gripe A arranca na segunda-feira
Trinta por cento da população receberá a Pandremrix, a vacina comprada pelo Estado para combater a gripe A. É a maior campanha de vacinação alguma vez feita em Portugal.

As primeiras 54 mil vacinas para prevenir a pandemia chegaram ontem e começam a ser administradas na próxima segunda-feira.

A vacina será administrada em duas doses, num intervalo mínimo de três semanas. Até ao fim do ano estarão vacinados 500 mil portugueses.

No total, três milhões de portugueses - trinta por cento dos portugueses serão vacinados, embora a percentagem possa ainda aumentar - receberão as vacinas compradas pelo Governo, num gasto de 48 milhões de euros.

Profissionais de saúde, grávidas nos segundo e terceiro trimestres de gestação e profissionais insubstituíveis são os grupos prioritários. Dez mil doses serão para grávidas, 15 mil para os profissionais de saúde e 30mil para os restantes profissionais, incluindo os dos órgãos de soberania, como o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Se pertencer a um dos grupos de risco e quiser ser vacinado deve contactar o Centro de Saúde para saber o local e a hora de vacinação.

Sintomas da gripe A

Febre (acima dos 38ºC), tosse, dor de garganta ou no corpo, vómitos ou diarreia são alguns dos sintomas da gripe A.

Se sentir estes sintomas, deve contactar de imediato a Linha Saúde 24.

Linha Saúde - telef. 808 24 24 24

Sem comentários: