... melancolia e solidão, em baixo
Será Frio? Será crise? Será espírito cristão? Será a festa da família?
Frio não é, certamente, porque os termómetros marcam 16 graus…
A crise… não bate assim, com esta correria aos centros comerciais…
Não dá para acreditar que seja aumento de fervor cristão, já que as prédicas do padre Elísio parece que não estão mais concorridas…
É talvez a tradição. O jantar em família… porque está tudo fechado e é difícil tomar um simples café.
Mas pode ser também o filme do 007 que dá na televisão. Ou os novos jogos para a playstation…
Mas Quarteira à noite, em 25 de Dezembro, era isto mesmo: um deserto melancólico e absoluto.
18 comentários:
Ando a ficar deprimida e ansiosa por não fazer parte dos milhares de consumistas atarefados...Isto de se querer um Natal só de paz e alegria não faz bem à saúde mental...
Nessa de amaciar a recessão dos hipers, fazendo compras, não caio eu. Não vão enriquecer mais à minha custa: dou prendas em dinheiro, que é o que todos os jovens preferem.
Nini
O "ano das três crises", mais a crise de valores morais, embora essa exista desde que me conheço.
Festejemos o Natal com esperança no nascimento de um novo partido. Viva Manuel Alegre!
No ano das três crises para quem? Os ricos sempre mais ricos. Os pobres sempre mais pobres. Como em cada ano anterior.
Contribuamos para "amaciar a recessão", fazendo compras. Que grande responsabilidade: as lojas e a economia contam connosco! Também guardar o dinheiro nos bancos para quê?! Gastemos tudinho e, a seguir, corramos a pedir um crédito para consumo: aquelas roupas que nunca nos atrevemos a comprar, aquela viagem com que sempre sonhamos, podem salvar o país da crise...mergulhemos em dívidas, sejamos bons patriotas!
Duarte
Das três crises aqui referidas, só se mantém uma: a económico-financeira. Mas, como, para mim, há, realmente, três, acrescento as seguintes: a económico-financeira e a económico-financeira.
Afinal, na óptica de alguns, a crise é artificial e passageira. Assemelham-na a uma onda que sobe e desce. São persistentes, estes senhores. Homens de boa-fé! Mas isto não é uma tempestade, é um tsunami. Alguns irão escapar, logicamente , os mesmos. Quanto à história do Cristo, também ele era um dos privilegiados do seu tempo e, como podem verificar, não seria qualquer um que conseguiria expulsar os vendilhões do templo. Nós somos dez milhões e não conseguimos expulsar nenhum.
Abaixo os três!!! É tirar isso!...Depois dos 16 anos, devia ser proibido ter três...
Os "pobres em espírito" são os menos dotados intelectualmente? Foi por isso que foram dar presentes ao Menino?
isto é muita areia para a maior parte das camionetas que por aí andam!!!... Hèlas... Mas a perspectiva para que entendam os meus posts é sempre do lado da paródia! Ao contrário da maioria, não levo nada disto a sério! Por uma razão simples: eu sei o que tenho que fazer por Portugal, e faço! Conversas da treta são só para desanuviar! E, como sou escorpião, aproveito e dou umas ferroadas!! ehehehe
Duas notas apenas: quem segue os mandamentos de Jesus, só pode ser pobre. Olhe-se para a Igreja romanizada e tirem-se as conclusões...
Já não há Natal (nascimento) para nós. Mas podemos sempre , renascer mais puros, mais solidários, mais revolucionários. Tu, também, JFK.
"não vos preocupeis com o que haveis de comer ou beber, buscai antes o reino dos céus"__Já vi apelos ao suicídio, menos óbvios e directos...
"Eu sei o que tenho que fazer por Portugal e faço"............
!!!!!!!!!!
Detesto isto de insinuarem que é bom ser pobre, porque se é bonzinho. Os estudos científicos provam que o dinheiro traz felicidade.
• Oh amiga ANGELA, permita-me que lhe cite um senhor chamado John Fitzgerald Kennedy: "Não perguntes o que a América pode fazer por ti mas o que tu podes fazer pela América" - isto foi dito no discurso de tomada de posse! E ainda "O QUE FAZ VOCÊ PELO SEU PAÍS QUE JUSTIFIQUE O SEU DESCONTENTAMENTO!" - há muito português que precisava de ser confrontado com esta questão!!!!!!
Kennedy proferiu esse chavão e... morreu! Os americanos, para mim não são modelo de nadinha...Uma jovem nação bélica, egoísta, exportadora de guerras e de crises, não interessa nem ao Menino Jesus :) Espero que o Sócrates te dê um presentão de Natal, que bem te esforças por o merecer...
Enviar um comentário