já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Autárquicas: Os candidatos e o ambiente

que pensam sobre o futuro da «foz do almargem»?
A associação ambientalista Almargem quer saber o quem pensam os candidatos às câmaras algarvias sobre as questões relacionadas com o ambiente no concelho a que concorrem.

Para tal, a associação enviou questionários onde, entre vários assuntos, é perguntado aos candidatos a futuros responsáveis concelhios o que pensam sobre a expansão das áreas urbanas dos seus concelhos, como podem as zonas protegidas conviver com o desenvolvimento urbanístico, sobre os grandes projectos turísticos previstos para os concelhos e, nomeadamente, sobre a instalação de novos campos de golfe.

Para além disso, formulou outras perguntas que se centram unicamente em cada um dos concelhos. Aos candidatos à Câmara de Loulé, a Almargem pergunta:

  • Que medidas pensa implementar no sentido de preservar a biodiversidade no seu concelho (tendo nomeadamente em conta que 2010 vai ser o Ano Mundial da Biodiversidade)?
  • Qual a sua posição acerca das alternativas que se apresentam para a zona florestal do Pontal (Faro-Loulé): parque ambiental ou resort turístico (golfe, aldeamentos)?
  • Que futuro propõe para as duas únicas zonas do litoral do concelho que escaparam a uma ocupação urbana maciça (Garrão/Ancão, Foz do Almargem)?
  • Como pensa garantir a efectiva preservação e valorização sócio-económica das extensas áreas do interior do concelho englobadas na Rede Natura 2000?

Boas perguntas! Vamos ver o que pensam sobre isso os candidatos. Se é que pensam alguma coisa...

5 comentários:

Anónimo disse...

esta pergunta para o Dr Seruca é de muito fácil resposta para aqueles que não defendem nada naquele local diz que nada faz.
Para os que defendem a construção de emprendimentos diz que têm o seu apoio e depois logo arranja um tecnico para não ser ele a dar a cara contra o que assumiu é uma boa tactica o importa é caçar o voto

Anónimo disse...

Temos um Presidente que diz uma coisa e faz outra?Estamos em Africa?
Dizem que o senhor é sério como pode fazer isso uma séria pessoa?
Será...........?

Anónimo disse...

Anónimo disse..Só quero perguntar isto:O presidente actual da Camara é Médico?
Será que não seja sensível com a saúde? será que não veja que tudo anda mal com o centro de saude de Loulé e a extensão de Quarteira? Que as pessoas não são bem atendidas, e que muitas vezes nem os médicos aparecem ás consultas marcadas? será mentira o que digo?
Então se ele não tem mãos para para nos valer na saude como é que é bom na administração camarária?
E as promessas, ficaram na caixa dos serviços de socorros?
A.P.

Anónimo disse...

O que lhe posso acrescentar sobre o Almargem é o seguinte: A lagoa do mesmo nome tem cerca de 40ha. Tem variadíssimas cuarelas de terreno pertencente a vários donos, a maior tem 23 ha e todas as outras são mais pequenas. Já esteve esta área abrangida pela UOP 2, com um possível PU onde todos os proprietários teriam que assinar, um a presidir e dinheiro para andar com o estudo. Só ouve um senhor que entrou com mil contos para o tal projeto andar mas como ninguém mais ali colocou um tostão o projeto que estva em estudo para ser feito numa firma de Arquitectos em Vilamoura ficou sem efeito. Há pouco tempo aparece um senhor que tudo comprava com o dinheiro dos outros, cujo banco muito se ouviu falar e também comprou este terreno no lado de nascente da lagoa do Almargem, e, baseado-se num projeto antigo que foi reprovado pela Direcção geral de Parques e Reservas com o parecer negativo da Camara e da Junta do Bota Espadinha onde este último nos anos 90 ali tinha feito um estudo e foi declarado pela Camara que ali deveria ser uma zona húmida com zonas pedonais e de manutenção fisica em toda a sua envolvência com a recuperação da antiga Azenha ou seja o "Moínho de Baixo" como era conhecido. Ao lado existiria uma zona de merendas com diversas mesas e bancos além de outras estruturas como também um pequeno laboratério para estudar as aves e outros seres onde os miudos das escolas ali iriam estudar o desenvolvimento das espécies. Certo que a Junta para o Zé Mendes e tudo morreu na casca. Até a própria Fonte santa dexou morrer, com tantas hipoteses de se fazer ali algo da valor acrescentado para Quarteira.
A meu ver e para não desqualificar a zona da sua própria natureza, continuo aceitando o mesmo estudo que em tempos a junta doa Bota estudou com a Camara do professor Vairinhos.

Anónimo disse...

Eles vendem tudo sabe-se lá em troca de quê. Vocês julgam qua a foz do almargem vai ficar senm tar rodeada de casas muito tempo?
qualquer dia, só para vermos a água temos de alugar um helicoptero