A primeira moção, “Almargem para Todos”, discutiu a preservação e reconstituição da zona do Almargem, “um espaço com grande potencialidade e que deveria ser melhor tratado do que é actualmente”. Os jovens «deputados» referiram a necessidade de limpeza da zona e da sensibilização da população para a criação de um Parque Natural no Almargem, um ex-líbris ambiental da cidade de Quarteira.
“Acreditamos que a natureza e o sítio do Almargem em particular fazem parte dos nossos valores naturais e da nossa história e, como tal, consideramos que temos o dever de o promover através de diversos meios promocionais. Queremos que as pessoas sintam orgulho no Almargem e assim o transmitam a outras pessoas, criando um elo de ligação entre o concelho e aquele espaço em particular” – defenderam os «Tamarixes».
Para tornar isso possível, vieram as propostas: uma parceria com o proprietário, de forma a construir um parque natural à semelhança de outros espaços protegidos. Outro grupo, o «D.P.A.» apresentou um projecto de descongestionamento do trânsito automóvel em Quarteira durante a época balnear, com a criação de parques de estacionamento em zonas periféricas da cidade: Fonte Santa e junto à Praia da Falésia., com 4 autocarros a fazer a ligação à praia e a criação de cartões para aluguer e uso de bicicletas.
Finalmente, os «Amigos do Sol» propuseram a instalação de painéis foto voltaicos e foto térmicos em cada casa, em cada prédio do município, por iniciativa de uma «entidade municipal». Nos debates destacaram-se três jovens: Marta Lopes e Bárbara Correia, da Escola Secundária de Loulé, e João Valente, da Escola EB 2,3 Prof. Dr. António de Sousa Agostinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário