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sexta-feira, 23 de abril de 2010

Jogo da Democracia

entre a utopia, a realidade e a consciência cívica
Hoje, na sala da Assembleia Municipal de Loulé, no «Jogo da Democracia», três grupos de jovens estudantes do concelho debateram, de forma parlamentar e construtiva (o que nem sempre acontece no Parlamento Português) três propostas para melhorar o futuro do município, sendo o mote “O Ambiente e as alterações climáticas – Pensar global, agir local”.

A primeira moção, “Almargem para Todos”, discutiu a preservação e reconstituição da zona do Almargem, “um espaço com grande potencialidade e que deveria ser melhor tratado do que é actualmente”. Os jovens «deputados» referiram a necessidade de limpeza da zona e da sensibilização da população para a criação de um Parque Natural no Almargem, um ex-líbris ambiental da cidade de Quarteira.

Acreditamos que a natureza e o sítio do Almargem em particular fazem parte dos nossos valores naturais e da nossa história e, como tal, consideramos que temos o dever de o promover através de diversos meios promocionais. Queremos que as pessoas sintam orgulho no Almargem e assim o transmitam a outras pessoas, criando um elo de ligação entre o concelho e aquele espaço em particular” – defenderam os «Tamarixes».

Para tornar isso possível, vieram as propostas: uma parceria com o proprietário, de forma a construir um parque natural à semelhança de outros espaços protegidos. Outro grupo, o «D.P.A.» apresentou um projecto de descongestionamento do trânsito automóvel em Quarteira durante a época balnear, com a criação de parques de estacionamento em zonas periféricas da cidade: Fonte Santa e junto à Praia da Falésia., com 4 autocarros a fazer a ligação à praia e a criação de cartões para aluguer e uso de bicicletas.

Finalmente, os «Amigos do Sol» propuseram a instalação de painéis foto voltaicos e foto térmicos em cada casa, em cada prédio do município, por iniciativa de uma «entidade municipal». Nos debates destacaram-se três jovens: Marta Lopes e Bárbara Correia, da Escola Secundária de Loulé, e João Valente, da Escola EB 2,3 Prof. Dr. António de Sousa Agostinho.

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