já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ainda o IKEA e o «contrato de cooperação»

loja, retail park e centro comercial em 2015
Imagem: Assinatura do acordo - Foto do arquivo da CML
A Câmara de Loulé acaba de distribuir uma nota de imprensa em que dá nota da assinatura do «contrato de cooperação» entre “o Município de Loulé, a IKEA Portugal e o Inter IKEA Centre Portugal, tendo em vista a instalação de um projecto comercial no concelho, composto por uma loja IKEA, um centro comercial e um retail park”.

A mesma nota dá conta que o presidente da autarquia afirmou que este é “o ponto de partida de um projecto que é estruturante para o desenvolvimento do concelho e da região” e que se refere à fase anterior ao licenciamento propriamente dito, ou seja, à aprovação da localização do empreendimento, através da elaboração do Plano de Urbanização Caliços-Esteval.

Ainda segundo o presidente da Câmara, as razões que mostram a importância deste empreendimento serão: “o volume de investimento financeiro associado a este projecto, a capacidade em gerar emprego, directo e indirecto, a potenciação de uma nova centralidade, acentuando as dinâmicas do actual Parque das Cidades, valorizando, efectivamente, o eixo do ‘Algarve Central’, e o reforço da relação económica entre o Algarve e a Andaluzia”.

Em nome do Governo, referiu o Secretário de Estado, Fernando Serrasqueiro: “este é um projecto que a Câmara considerou do maior interesse mas que estamos a percorrer todos os passos de exigência legal para que tudo se faça com a maior transparência, a maior clareza e com conhecimento de todos (…) não estamos ainda num processo de licenciamento comercial. Segundo a nossa lei de licenciamento, há que previamente ser aprovada uma localização - um trabalho da responsabilidade da Câmara - que terá de decorrer de forma a que se cuidem todos os procedimentos de natureza de ordenamento do território e sustentabilidade ambiental” - o passo seguinte será a apreciação da CCDR Algarve e aprovação do projecto por parte de uma Comissão composta por elementos da Direcção Geral do Ministério da Economia, Direcção Regional de Economia, presidente da Câmara de Loulé, presidente da Câmara que coordena a NUT em que se integra o município de Loulé (neste caso Faro) e a CCDR.

Refere ainda o documento emanado da Câmara de Loulé que “o secretário de Estado manifestou ainda o empenho por parte do Governo para que «este e outros investimentos possam ter êxito em Portugal. Reafirmo o nosso interesse para que o investimento se faça em Portugal e possamos trazer para aqui os diferentes grupos, que valorizam a economia portuguesa, acrescentem valor e, sobretudo, numa fase em que isso é imprescindível, possam ter um impacto positivo nas nossas exportações. Estamos perante um bom exemplo pois este é um projecto que vai ter um impacto significativo na economia desta zona e de Portugal”.

Quanto às observações que o governante emitiu sobre o diferendo Auchan-Ikea, na nota de imprensa da Câmara… nem uma palavra.
*

3 comentários:

Anónimo disse...

meu povo como sei que vocês gostam de coisas boas ai têem este grande cabás de empregos, os tipos (comerciantes)a quem eu andei a pedir votos em Outubro/2009 que se lixem já não me fazem falta nenhuma.

J.J. disse...

Só os tipos do PS de Loulé e o do Bloco é que não sabiam que isto tudo era uma jogada do tipo da Garvetuor?
Porque votaram contra? Só um parvo é que não sabia que devia de haver qualquer coisa escuro por tras desta discussão toda.
Mas eu entendo que o do Bloco anda nas nuvens e é do tipo de tudo que há está mal e tudo o que não há é que é bom.
Agora os do PS..... quanto receberão os chefes Hugo e Farias pelo frete que andavam a fazer?
E são estes tipos que falam que é preciso de acabnr com a currupção?!!!
Vígaros e hipocritas!

Anónimo disse...

Até que enfim que vai acabar com este romance.
E essa estoria de o Centro Comercial na antiga fábrica da cerveja é uma tanga. Só se esses tipos da auchan ou lá o que é fossem parvos. Tem uma loja em Faro no Forum e iam fazer outra aqui em Loulé? Contem lá contos hás criacinhas e deixem a gente em paz!
Aionda berm que temos um presidente como o Seruca Emidio que não foi em cantigas. Venha o Ikeia!