já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 26 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal de José Sócrates

"tenho consciência do esforço pedido"
Imagem: Foto da agência noticiosa Lusa
Na sua mensagem de Natal, José Sócrates reforçou a sua imagem de homem perseverante e decidido: "Os portugueses sabem que não sou de desistir, nem sou de me deixar vencer pelas dificuldades. Pelo contrário, é nestes momentos que mais sinto a energia interior e o sentido do dever para apelar à mobilização dos portugueses" – disse.

Sócrates sabe que é o que lhe resta: a firmeza (uns chamam-lhe teimosia) para procurar por todos os meios as soluções para o país.

O primeiro ministro falou das dificuldades financeiras e económicas do país, mas conseguiu manter palavras de confiança: confiança quanto ao futuro da economia nacional, mas também confiança na sua determinação.

E, se nos deixam dúvidas, na análise que fez da actual situação do país, quando afirma que já se identificam sinais "animadores […] em particular com o bom crescimento das nossas exportações", dúvidas não nos deixou quanto à certeza de que continuará, até ao limite, na busca das soluções para recuperar, se não a economia do país, pelo menos a confiança dos mercados financeiros.

Sócrates lembrou que "todos os governos europeus tiveram este ano de fazer ajustamentos nas suas estratégias e tiveram de adoptar medidas difíceis e exigentes, de modo a antecipar a redução dos seus défices como forma de contribuir para a recuperação da confiança nos mercados financeiros".

Disse ele que “o Governo português tomou as medidas necessárias para enfrentar esta situação, com confiança, com sentido de responsabilidade e com determinação. Definiu metas ambiciosas para 2010 e 2011 que vamos cumprir".

E aí é que a porca torce o rabo: parece-nos que nem com uma varinha mágica será possível cumprir tais metas, mesmo com as últimas 50 medidas restritivas anunciadas, sem um equilíbrio financeiro conseguido, sem investidores decididos, sem a confiança assegurada pelos mercados financeiros e sem a garantia de que os países da zona Euro vão, também eles, conseguir levar a bom porto as suas naus.

Churchil disse um dia que a Democracia é um mau sistema político e acrescentou que, no entanto, ainda ninguém inventou outro melhor.

Podemos dizer sobre Sócrates e o seu Governo algo semelhante: Sócrates é um mau primeiro-ministro. O pior é que não há, por aí, ninguém que o possa substituir para fazer melhor. Porque o que está em causa é “o financiamento da nossa economia, a protecção do emprego, a credibilidade do Estado português e o próprio modelo social em que queremos viver” – como disse ele mesmo –, mas está ainda em causa a certeza de que o país sabe que tem alguém que já demonstrou força e determinação para o alcançar.

E, se ninguém pode afirmar que há uma alternativa melhor, valerá a pena pensar em trocar o certo - que se conhece - pelo duvidosso?
*

14 comentários:

Anónimo disse...

Se o homem não consegue que a nossa economia não seja financiada, se não é capaz de proteger o emprego, senão consegue a credibilidade do Estado português, qualquer um dos que por ai andam é melhor do que ele. Para além de ser incompetente, o homem é aldrabão e mente descaradamente. Por isso espero que não fique muito tempo no poder!

Anónimo disse...

Ser o Passos Coelho seria uma ddesgraça maior. Um tipo que nunca fez nada na vida deve ser bom para governar o quê
?

Anónimo disse...

Quanto mais tempo houver Socrates em pior estado fica o país. Tão sorte quanto dois e dois serem quatro. O Benfica é o maior!

João Martins

Anónimo disse...

Miguel Relvas diz que a mensagem de Natal de Sócrates foi mais um exercício de retórica, próprio de quem pretende fugir às responsabilidades.

Zé Torres disse...

Força Sócrates, tu és o melhor, se tu, ou familiares teus, tivesses milhares e milhares de euros em ações no BPN, e as tivesses vendido por alto preço, dias antes da Roubalheira BPN, e depois ainda se tivesses um conselheiro que tivesse metido nessa roubalheira, e o defendesses até a ultima, isto contigo caia o carmo e a trindade, mas aconteceu com o candidato deles a P.R. E a fraude com os submarinos? Sócrates, tu vences novamente as próximas eleições, porque és o melhor.

Zé Torres

Marta disse...

Os dinheiros da CEE do tempo do Cavaco transformaram-se em jeeps, Ferraris e moradias de luxo ..
Cavaco protegeu os amigos para depois eles o protegerem a ele.
Se o Cavaco fosse sério nunca poderia aceitar 140% de ganhos de dinheiro investido.
Para mais vindo das mãos dos burlões do Oliveira e Costa e do Dias Loureiro. Aliás, ele tentou "segurar" Dias Loureiro no "trono" de conselheiro de estado.
Cavaco Silva não devia poder candidatar-se a nenhum lugar público quanto mais a PR... Ele devia era estar a ser julgado!!.

Anónimo disse...

Ficou patente que nas baboseiras do Sócrates que vão prosseguir as reformas nos domínios estruturais: os recursos humanos, na ciência e na tecnologia. Depois quando tudo falhar, dele inventa outros chavões.

V.C. disse...

O discurso de José Sócrates caracterizou-se pelo realismo e pelo apelo que fez à mobilização dos portugueses.

Marracho disse...

Estamos lixados!Parece que a melhor solução para o país é continuar a apostar nos mesmos que nos colocaram no buraco,porque estes já têm experiência e os outros não(é a mesma lógica do homem de Boliqueime)e o que é certo é que a experiência ganha-se praticando e o que prática me diz é que se em condições mais favoráveis estes não impediram que fôssemos parar ao buraco que garantias é que dão de serem capazes de nos tirarem de lá?

Anónimo disse...

O que mais gostei do discurso foi o ar inocente e angélico com que se apresentou aos Portugueses. Para cada ocasião a sua representação. Basta de charlatães. Não tive paciência para ouvi-lo mais e mudei de canal.
Como é que um Sr. dito Socialista de esquerda chega a este ponto? Que interesses o movem? O interesse pelo bem estar dos Portugueses não deve ser, e como a justiça não funciona, continuam à solta toda a espécie de vigaristas.

Anónimo disse...

O Passos Coelho veio em vésperas de Natal acabar com as esperanças da malta, dizendo que temos de pagar as portagens. Os algarvios ficaram a saber que também não podem contar com este filho do Ângelo Correia, como não poddem contar com o Pinócrates.

Quando isto já está na rua da amargura os ameaços é que ainda virá tudo para pior.

Anónimo disse...

Força Zé Sócrates. Se já equilibraste uma vez a m... das finanças públicas, também vais conseguir agora!

ruddion disse...

Com 16º melhor ministro das finanças e o 19º melhor primeiro ministro, o mais certo é darmos um passo à frente quando estamos à beira do abismo.
Com os socialistas é só desresponsabilização, a culpa é sempre dos outros. Se é assim não precisamos de governo, devem todos é ir dar uma volta.
Que eu saiba quando se iniciou o processo do BPP o buraco era de 1000 milhões Agora são 5000 mil. O dinheiro foi para o bolso do Cavaco?
Ps: Os países em causa são 19.

Anónimo disse...

Se se concretizar a "profecia" do Sá Carneiro, um presidente+um governo voçes vão chorar pelo Sócrates ai vão...vão! façam adeus ao estado social: queres saúde? pagas, Ex:em loulé vai abrir o privado hospital velho; Ex:queres ensino? pagas o colégio de vila----- pode vir a administrar todas as escolas do concelho??. sub.desemprego? rendim.soc.inser?despedimentos sem justa causa etc. etc.