já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mais moção, menos moção…

bloco anuncia moção… os outros dizem «nim»
Esta tarde, na Assembleia da República, Francisco Louçã desafiou José Sócrates a apresentar uma moção de confiança.

Sócrates, de imediato, respondeu que isso seria criar instabilidade e Louçã não esteve com mais aquelas: mandando às malvas a história da instabilidade, quando há poucos dias jurava a pés juntos não a querer, anunciou que irá apresentar uma moção de censura logo após a posse do Presidente da República, que se verificará em 9 de Março.

Sócrates ficou boquiaberto, num sorriso amarelo: “É um dos números políticos mais lamentáveis que vi na minha vida” – e quase sem respirar, acusou: “Foi para se antecipar ao seu colega do lado” – referindo-se a Jerónimo de Sousa, que admitiu, há dias, que irá apresentar uma moção de censura ou apoiar uma iniciativa nesse sentido de um partido de direita.

Jerónimo também estava amarelo: na verdade, Louçã acabava de lhe roubar a oportunidade de assumir protagonismo e passara-lhe a rasteira que ele próprio pretendia passar a Louçã.

Depois foi a corrida dos repórteres aos outros partidos: primeiro, Bernardino, do PCP; a seguir, Mota Soares, do CDS-PP; Heloísa, dos Verdes; Macedo, do PSD e até Passos Coelho, mesmo em Paris, todos a fugir à questão: que vão analisar com consciência e frieza; que vão examinar os fundamentos; que vão ver que razões estarão por detrás da moção…

Jerónimo e Portas, que, nos últimos dias tinham jurado que votariam qualquer moção de censura, viesse ela de onde viesse, esses não disseram nada, por enquanto. Não gostam de ser apanhados em falso… E parece que já foram. Imagem: A esquizofrenia da crise. À esquerda, foto de D. Rocha/Público; à direita, de M. Baltasar/J.Negócios
Por mim, pois que venha a moção. Que Sócrates seja derrubado. Que vamos à paródia de novas eleições; uma vez que o Carnaval já aí está…

E depois? Ganha Sócrates. Vai fartar-se de rir mas vai continuar tudo na mesma: o Governo a fazer tudo tal e qual; e a oposição – toda ela – a atacar, a dizer a tudo que não, a incentivar os cidadãos para que exijam: mais dinheiro, mais estabilidade no emprego, mais regalias sociais. Mas sabem que não há dinheiro para lhes dar; que não há empregos; que o Estado não pode, por todas as razões e mais uma, nem sequer a manter os actuais apoios sociais, quanto mais acrescê-las…

E se for o PSD a ganhar, e Coelho vier a ser nomeado primeiro-ministro? Ah… Aí vai ser tudo diferente: será o PS a tomar o papel do PSD, a dizer a tudo que não, e a incentivar os cidadãos a exigir maiores salários, fim aos cortes salariais, mais estabilidade de emprego…

O carrocel está montado. Portugal é uma eterna feira de aldeia!
*

6 comentários:

Anónimo disse...

Quando era garoto tinha um vizinho que levava o dia inteiro a malhar ferro cantarolando ou berrando forte e feio com os ajudantes.
Hoje que sou velho e quase acamado vejo na TV todos os dias o Louçã a malhar e a berrar só faz lembrar o dito ferreiro apenas com uma diferença não faz nada nem arados nem enchadas nem ferraduras só malha, malha a torto e a direito e o Passos Coelho que se ajeite ou fuja enquanto é tempo.

Anónimo disse...

Ouvi num programa da TVI, contarem uma história relativa a este caso: Após o BE declarar a sua intenção, alguém do PSD insinuou que talvez fosse de aproveitar a “boleia” e assim deitarem o Governo abaixo. Pureza, o líder da bancada, entrou em pânico, dizendo de imediato que só se a direita fosse muito estúpida á apoiava a moção. Na prática, caso o PSD apoiasse, obrigava o BE a votar contra a sua própria moção.

Que haja alguém que se divirta. Que é o caso deles.

Anónimo disse...

Esta moção de censura, que é só a fingir, está a causar
grandes discussões internas dentro BE, dado que a decisão foi tomada só por uns tantos, ao que se disse num canal televisivo.
Quem diria que uma força partidária em que a "democracia" é praticada a cem por cento a maioria não foi vista nem achada ?
Pelos vistos só os Srs Louçã e Fazenda é que têm voz na matéria.
Vejam bem que até o bloquista Daniel de Oliveira a considerou como uma INFANTILIDADE !

M. Cruz disse...

pior que escutar este PM, eleito por alguns portugueses que estão de bem com a vida (não se deve esquecer que há cerca de 30% de portugas que estão bem na vida e acham que este PM deve ser reeleito); dizia eu, pior que o Sócas é aturar os seus apoiantes: são a boyzada que se governa com a desgraça do resto do povo.
Maldito sejas Sócrates e todos os teus apoiantes, pelo mal que estão a fazer a todo Portugal.

T. R. - Areosa disse...

A jogada do Bloco bem vista...se de facto todos dizem mal do socrates porque manter a fachada que tudo vai bem ? Antecipou-se ao PCP, e entalou us testiculos ao Pedro Passo Coelho. Entao o homem que dizia que estava pronto para governar..bla..bla..bla...agora aninha-se ? Acovarda-se ..alegando sentido de estado..bla.bla..! Sentido de Estado era correr com este governo...e nao esperar que apodreca e com ele o pais...! Tristes homens estes que nasceram aqui...covardes ! Nem apareceu....so ontem e a falar Frances a dize umas parvoices a menosprezar o Bloco......mas cuidado rapaz....assim nunca mais la vais..! Para mudar as coisas e necessario uma revoluçao....

Stalin disse...

rua com os nazistas do PS+PSD+CDS revoluçâo popular armada o pais està podre so uma revoluçâo popular pode resolver o que os nazista prepararam ao povo portugues.somos a vergonha do mundo