já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sabe que dia é hoje?

dia internacional da língua materna
Mais de 170 milhões de pessoas, em todo o mundo, falam Português. Ou o que mais se parece com Português…

É a sexta língua mais falada em todo o mundo e, no entanto, abdicámos da sua própria identidade para transigirmos num acordo ortográfico polémico em que os brasileiros impuseram os seus pontos de vista. Os brasileiros; precisamente aqueles que consideram que, em Portugal, falamos… com sotaque!

Recentemente, numa visita a um país francófono ficámos surpreendidos pela correcção linguística usada «na rua». A França nunca abdicou de defender o seu Francês e de lhe estabelecer as regras.

O ‘Calçadão’ terá que se render, em breve, a este novo «pretuguês» ou a este «brasileirês». Fá-lo-emos sob protesto, se bem que ninguém fique incomodado com os nossos protestos neste país que nem sequer tem uma Academia da Língua Portuguesa e onde as questões de acordos ortográficos são redimidos na… academia das ciências.
*

3 comentários:

JF disse...

170 milhoes ?
Mas que contas sao essas ?
So no Brasil sao 190 700 000 e tal...no mundo falam portugues cerca de 230 milhoes de pessoas.E' a terceira lingua mais falada no Ocidente. Tomem nota .

José disse...

A mim tanto se me dá escrever fato com facto. O que me chateia é que se tiraram as letras que não se lêm porque nao tiraram os h??? É que eu nunca sei qd se escreve há ou à e sempre era menos um erro que eu dava.

Anónimo disse...

Pois a preguicita dá nisso. Não se aprende a escrever e depois querem-se facilidades.
Se calhar passou administrativamente.