já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

GRIPE DAS AVES CHEGOU A PORTUGAL

informou a direcção geral de veterinária
mmmmm
No passado dia 12, o Instituto Nacional de Recursos Biológicos Laboratório Nacional de Investi-gação Veterinária informou a Direcção Geral de Veterinária da existência de resultados positivos de genoma do vírus da gripe aviaria do sub tipo H5N2 de baixa patogenicidade.
..
No âmbito de acções de rotina do Plano de Vigilância da Gripe Aviaria estes resultados foram obtidos nas análises a materiais colhidos em duas explorações avícolas de produção de patos destinados a repovoamento de espécies cinegéticas localizadas nos concelhos de Vila Nova da Barquinha e Tomar.
.
Perante isto, foi determinado o sequestro das referidas explorações e consequente abate e destruição dos efectivos de ambas as explorações tendo sido estabelecida uma zona de restrição com raio de 1 km em torno das referidas explorações.
.
Os vírus da gripe aviaria de baixa patogenicidade, circulam frequentemente entre as aves de vida livre, nomeadamente as aquáticas, pelo que as medidas agora implementadas visam o cumprimento da legislação Comunitária e Nacional no sentido de evitar a propagação do vírus nas espécies avícolas, nomeadamente às aves de produção.
.
Perante isto, ainda que, por agora, não haja razão para alarme, recomenda-se a maior prudência relativamente ao contacto com qualquer espécie de aves.
.

Sem comentários: