já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 18 de setembro de 2007

PERIGO NA ESCOLA FRANCISCA DE ARAGÃO ?

amianto nas placas de fibrocimento
hh
Um estudo da associação de consumi-dores DECO, realizado em 40 salas de 20 escolas, no mês de Fevereiro, mas só agora divulgado, conclui que muitas escolas portuguesas são frias, húmidas e apresentam ar interior de má qualidade.
mmm
O ME, entretanto, em nota emitida ao final da tarde, numa atitude típica de desculpabilização, desvaloriza o estudo, afirmando que, com ele, a DECO pretende apenas auto-promover-se.

A associação de consumidores revela que grande parte dos edifícios estão degradados e não têm ventilação adequada.

O estudo refere que apenas 4 dessas escolas apresentavam ar com qualidade aceitável ou boa. Embora a situação varie muito com as condições atmosféricas, ocupação e limpeza da sala, a maioria apresentava níveis de contaminantes acima dos valores legais de referência, com presença de partículas respiráveis, dióxido de carbono, bactérias e fungos.

Quarteira e Portimão obtiveram melhores pontuações, graças, sobretudo, ao clima ameno do Algarve.

No entanto, a escola de Quarteira D. Francisca de Aragão figura entre os sete edifícios escolares onde foram detectadas placas de fibrocimento com amianto, ainda que, em 2003, a Assembleia da República tenha recomendado a substituição deste material (que pode libertar fibras cancerígenas) em todos os edifícios públicos.

Esperemos que esta recomendação da AR seja levada em consideração no decurso dos trabalhos de remodelação que estão a ser executados na escola.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

à semelhança do outro post do apoio de praia, também aqui errou completamente. A referida Escola desde há muitos que deixou de ter as tais placas de amianto. Foram removidas pela a intevenção feita pela CML no mandato do Vítor Aleixo. É perigoso fazer um blog repetindo as asneiras que os outros publicam. Sei que dá trabalho, mas ficaríamos todos melhor servidos se a produção fosse própria, como de resto já foi noutros tempos.

Lourenço Anes disse...

P/ o Anónimo de 19/Set:

Meu caro. Antes de falar, informe-se.
Modere-se, amigo. Sei que foram removidas placas há alguns anos, sim senhor. Não foram removidas TODAS as placas.
As análises ao fibrocimento estão patentes, são públicas e a DECO não é um fabricante de asneiras.

E desculpe que me repita: se não gosta do blogue, por que vem cá? Faça do seu um bom blogue; melhor que o Calçadão. Agradecemos todos.

Anónimo disse...

Caro Lourenço Anes
Faço minhas as suas palavras. Antes de publicar, informe-se. Tal como qualquer um de nós, também a DECO tem o direito de errar, o que não seria a primeira vez. O alarme social que a notícia pode provocar impõe algum sentido de responsabilidade.
Continuarei a visitar o vosso blog e a contribuir para os 12 689 visitantes registados.

Anónimo disse...

para que conste: as tais placas existiam nos edificios em madeira agora destruidos, mas tambem nas paredes e algumas divisorias no primeiro andar da referida escola, ao que se sabe esses continuam por la. o seu a seu dono...