Cedo percebi, pelos sinais, que era um combate desigual, no qual Vairinhos teria de se apoiar numa estratégia bem urdida, numa planificação consistente, rodeado por gente de vontade tenaz e ideias firmes.
Não quero fazer juízos sobre as escolhas para as suas listas. Ele confiava nessas pessoas e isso para mim era suficiente. Em tempo oportuno teve a sageza de se libertar da opressão de quem mais mal poderia fazer à sua campanha. Infelizmente, não teve a mesma argúcia para organizar a equipa em que se pudesse apoiar nessa luta titânica que havia de travar.
Vairinhos é um homem inteligente mas, numa pugna como esta, teria de se ter rodeado de outros igualmente inteligentes, igualmente convictos, igualmente persistentes.
A sua derrota não o humilha, apesar dos números. Contra um adversário que teve uma equipa enorme, potente e rica (como rico é o município), não basta um homem só.
Teve a coragem que poucos demonstrariam ao entrar nesse combate desigual onde, à partida, tinha hipóteses diminutas, porque o povo é assim... capaz de esquecer o mérito e premiar a incapacidade, a inépcia, desde que esta venha embrulhada num papel bonito e acompanhado de palavras melífluas..
E agora?
Tenho seguido - confesso que com não muita atenção, porque não sou o moderador do ‘Calçadão’ – os comentários pró e contra a tomada de posse do Vairinhos. Não sei em que fundos de razão assentam tais convicções; só sei que as palavras maldosas contra ele e contra os elementos da sua lista só podem ser proferidas e escritas por gente sem craveira nem dignidade.
A cerimónia da posse será amanhã à tarde. Bastou ter estado um pouco atento à campanha de outdoors do seu adversário, para perceber que Seruca Emídio não irá perder a oportunidade de tentar, uma vez mais, lançar a nódoa de uma palavra ácida contra Vairinhos.
Ser-lhe-á doloroso, como o será para os seus verdadeiros amigos e admiradores e, só por isso, eu gostaria de saber que Vairinhos se saberia esquivar a esse momento dramático em que as setas do escarninho lhe serão, inevitavelmente enviadas.
Só por isso eu não aconselharia a estar presente ao acto.
Mas Vairinhos é um socialista convicto e sabe que, se não tomar posse, o seu lugar será ocupado por um independente, o que seria péssimo – quase um golpe mortal – no PS/Loulé. Por isso, estou convicto de que Vairinhos assumirá, uma vez mais, com coragem, o papel de mártir. Pelo Partido a quem, não há muitos anos, ajudou a resplandecer.
Faltam pouco mais de 24 horas. Vamos ver… Ele fará o que saberá que é melhor. Como sempre, Eu acredito.
11 comentários:
Muito mau politico!!! Nunca mais deveria se candidatar a qualquer cargo, seja camara ou junta... A fazer campanha num dia que era suposto ser de reflexão (sabado dia 10 de outubro na praça do mar e arredores). Enfim, felismente perdeu, o povo ainda sabe o que quer... Força Seruca e Mendes.
grande homem esse vairinhos ,diz que os louletanos não merecem nada ele tem o que merece NADA
Pessoal, já que tanto criticam, digam qual era a lista ideal do Vairinhos nos três primeiros lugares. Quem para nº 2? Qual a 1ª mulher? Não percebem que se Vairinhos escolheu é porque era a melhor solução? Espero ansioso que os 3 eleitos do PS assumam o seu lugar na vereação.
Continuo a pensar que Vairinhos era a melhor opção... se todas as pessoas fossem capazes de "pensar livremente"...
Também penso como o José Carlos: se o Vairinhos escolheu a SUA lista é porque sabia que essas pessoas tinham valor. Não vale a pena discutir: o treinador é que sabe de que jogadores precisa.
Terra de Loulé e JV sempre serão a maior referencia de Loulé.
Vairinhos, a gente gosta de ti. Deixa lá esses burros a coçarem-se sozinhos!
Vairinhos vai tomar posse, aposto!
Mas ir para a vereação, num 6 a 3... Para quê? Dar pérolas a porcos?
Celeste S.
Mas será que só se pensa no passado por aqui? Nunca ouviram dizer de facto que não vale a pena chorar sobre o leite derramado?
Foram vaiados em plena sala. Vergonha das vergonhas.
Um PS desvirtuado, amolecido, amorfo.
Ninguém duvidava da ausência de JV, Felizardo e Fátima. Um trio que unidos pelo cordão umbilical, só mesmo eles, para acreditavam neles. Egocêntricos em toda a campanha. Gritando “não somos iguais a nós mesmos”.
Não? São iguais a quem?
Enviar um comentário