já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Joaquim Vairinhos

um visionário notável e irrequieto
Nunca o escondi: o «meu» candidato era Joaquim Vairinhos. Dei-lhe o meu voto e com esse papel a entrar na urna ia uma montanha de esperança.

Cedo percebi, pelos sinais, que era um combate desigual, no qual Vairinhos teria de se apoiar numa estratégia bem urdida, numa planificação consistente, rodeado por gente de vontade tenaz e ideias firmes.

Não quero fazer juízos sobre as escolhas para as suas listas. Ele confiava nessas pessoas e isso para mim era suficiente. Em tempo oportuno teve a sageza de se libertar da opressão de quem mais mal poderia fazer à sua campanha. Infelizmente, não teve a mesma argúcia para organizar a equipa em que se pudesse apoiar nessa luta titânica que havia de travar.

Vairinhos é um homem inteligente mas, numa pugna como esta, teria de se ter rodeado de outros igualmente inteligentes, igualmente convictos, igualmente persistentes.

A sua derrota não o humilha, apesar dos números. Contra um adversário que teve uma equipa enorme, potente e rica (como rico é o município), não basta um homem só.

Teve a coragem que poucos demonstrariam ao entrar nesse combate desigual onde, à partida, tinha hipóteses diminutas, porque o povo é assim... capaz de esquecer o mérito e premiar a incapacidade, a inépcia, desde que esta venha embrulhada num papel bonito e acompanhado de palavras melífluas..

E agora?

Tenho seguido - confesso que com não muita atenção, porque não sou o moderador do ‘Calçadão’ – os comentários pró e contra a tomada de posse do Vairinhos. Não sei em que fundos de razão assentam tais convicções; só sei que as palavras maldosas contra ele e contra os elementos da sua lista só podem ser proferidas e escritas por gente sem craveira nem dignidade.

A cerimónia da posse será amanhã à tarde. Bastou ter estado um pouco atento à campanha de outdoors do seu adversário, para perceber que Seruca Emídio não irá perder a oportunidade de tentar, uma vez mais, lançar a nódoa de uma palavra ácida contra Vairinhos.

Ser-lhe-á doloroso, como o será para os seus verdadeiros amigos e admiradores e, só por isso, eu gostaria de saber que Vairinhos se saberia esquivar a esse momento dramático em que as setas do escarninho lhe serão, inevitavelmente enviadas.

Só por isso eu não aconselharia a estar presente ao acto.

Mas Vairinhos é um socialista convicto e sabe que, se não tomar posse, o seu lugar será ocupado por um independente, o que seria péssimo – quase um golpe mortal – no PS/Loulé. Por isso, estou convicto de que Vairinhos assumirá, uma vez mais, com coragem, o papel de mártir. Pelo Partido a quem, não há muitos anos, ajudou a resplandecer.

Faltam pouco mais de 24 horas. Vamos ver… Ele fará o que saberá que é melhor. Como sempre, Eu acredito.

11 comentários:

Anónimo disse...

Muito mau politico!!! Nunca mais deveria se candidatar a qualquer cargo, seja camara ou junta... A fazer campanha num dia que era suposto ser de reflexão (sabado dia 10 de outubro na praça do mar e arredores). Enfim, felismente perdeu, o povo ainda sabe o que quer... Força Seruca e Mendes.

Anónimo disse...

grande homem esse vairinhos ,diz que os louletanos não merecem nada ele tem o que merece NADA

Anónimo disse...

Pessoal, já que tanto criticam, digam qual era a lista ideal do Vairinhos nos três primeiros lugares. Quem para nº 2? Qual a 1ª mulher? Não percebem que se Vairinhos escolheu é porque era a melhor solução? Espero ansioso que os 3 eleitos do PS assumam o seu lugar na vereação.

Anónimo disse...

Continuo a pensar que Vairinhos era a melhor opção... se todas as pessoas fossem capazes de "pensar livremente"...

T. disse...

Também penso como o José Carlos: se o Vairinhos escolheu a SUA lista é porque sabia que essas pessoas tinham valor. Não vale a pena discutir: o treinador é que sabe de que jogadores precisa.

Anónimo disse...

Terra de Loulé e JV sempre serão a maior referencia de Loulé.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Vairinhos, a gente gosta de ti. Deixa lá esses burros a coçarem-se sozinhos!

Celeste disse...

Vairinhos vai tomar posse, aposto!
Mas ir para a vereação, num 6 a 3... Para quê? Dar pérolas a porcos?

Celeste S.

Anónimo disse...

Mas será que só se pensa no passado por aqui? Nunca ouviram dizer de facto que não vale a pena chorar sobre o leite derramado?

Iguais a quem? disse...

Foram vaiados em plena sala. Vergonha das vergonhas.
Um PS desvirtuado, amolecido, amorfo.
Ninguém duvidava da ausência de JV, Felizardo e Fátima. Um trio que unidos pelo cordão umbilical, só mesmo eles, para acreditavam neles. Egocêntricos em toda a campanha. Gritando “não somos iguais a nós mesmos”.
Não? São iguais a quem?