já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Auto-caravanismo em debate

será que a autarquia está atenta ?
Imagem: auto-caravanismo em Quarteira - uma espécie de 'acampamento cigano'
Segundo noticia o «barlavento» online de hoje, está a realizar-se,em Tavira e Lagos, um debate organizado pela «Algarve Sustentável» e com apoio da CCDR Algarve, sobre a criação de infra-estruturas para acolher o auto-caravanismo.

O debate é dirigido, particularmente, a técnicos das autarquias que têm que licenciar espaços para acolher auto-caravanas.

Como se sabe, Quarteira tem problemas muito graves de ocupação indevida de espaços por auto-caravanas, mas não dispõe de infra-estruturas para acolher este tipo de turismo.


O número de auto-caravanistas que nos procuram é de tal forma assustador que está a contribuir para a degradação da «imagem turística» da cidade.

É certo que a Junta de Quarteira procurou, recentemente, promover a abertura do espaço das feiras e mercados para que este tipo de turismo possa ter uma espécie de apoio. No entanto, o regulamento criado colide, de certo modo, com a (fraca) legislação em vigor e, por isso, a participação da Junta neste debate poderá ser muito benéfica para a imagem de Quarteira.

3 comentários:

Anónimo disse...

O que Quarteira precisa é mesmo de acampamentos de ciganos dentro da cidade,
Caravanas no Forte Novo, no extremos nascente do Calçadão, na Vala Real-Porto de Pescas e.............. junto da Igreja e do Jardim de Infancia!!!!

Viva o Zé dos Parafusos e o Batão!

Anónimo disse...

Ontem estavam 37 auto-caravanas
no bairro da lata. Será que a junta cobra pela sua estadia? Quem paga os milhares de litros de água que eles caravanistas atestam nos seus depósitos?

JG TESTE disse...

eu Joaquim Gervásio, não anonimo
dixo aqui um pequeno comentario.
Os auto-caravanistas não são ciganos embora eu não tenha nada contra essa etnia.
os auto-caravanistas são cidaddãos que pagam os seus impostos e que contribuem para o desenvolvimento do comercio local portanto pagam ,mesmo que indirectamente, tudo aquilo que consomem.
Não existe lei em portugal que discrimine as auto-caravanas dos outros viculos do mesmo gabarito ,não devendo por isso ser discriminadas só porque são autocaravanas.
O campismo selvagem que alguns auto-caravanistas fazem é ilegal mas o simples estacionamento da AC desde que não ponha na via publica mesas, cadeiras, toldos ,fogareiros e afins, não pode ser considerado acampamento mesmo que os acupantes da AC permaneção e pernoitem no interior, caso contrario teria-mos que proibir as sestas no interior dos automoveis e aqueles momentos que os casais de namorados passam de noite dentro dos seus veiculos.
Criem espaços de apoio e fiscalizem e castiguem os abusos mas não metam todos no mesmo saco.