já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 3 de janeiro de 2010

Irá haver referendo para a regionalização?

sócrates quer apoio dos sociais democratas
Nos últimos anos, os serviços desconcentrados do Estado foram organizados em torno das cinco regiões-plano. Este sistema deverá servir de ponto de partida para a futura gestão regional.

O primeiro-ministro reafirmou a intenção de avançar com um novo referendo à autonomia regional de competências, mas só avançará com um novo processo de referendo após obter um acordo com o PSD em matérias como o mapa regional e os poderes a descentrali-zar para as regiões administrativas, para evitar repetir o que se passou no anterior referendo.

O PSD ainda não tomou uma posição sobre o tema, defendendo apenas a realização de um novo referendo junto dos portugueses pois, matéria em concreto divide o partido.

O líder parlamentar, Aguiar-Branco, afirmou recentemente que “na altura própria, quando a questão se colocar, o PSD tomará uma posição” – o que significa que os sociais-democratas continuam divididos sobre a matéria

O CDS, por seu lado, tem assumido posições contrárias a este mode-lo de organização do território, reafirmando as críticas à criação de um patamar intermédio de gestão do poder político, enquanto o PCP e o BE têm reafirmando o seu apoio à regionalização.

Na rua, o desanimado cidadão comum, continua a pensar que o processo se resumirá à criação de mais umas centenas ou milhares de «tachos»…

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais divisoes administrativas só interessam aos políticos para haver mais lugares para tachos.