já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

IKEA-aqui, IKEA-ali...

todos de acordo na apresentação do estudo
Imagem: Foto de autor desconhecido, recolhida na Net
E pronto, foi bonito de ver. E de ouvir. Uma orquestra com acordes perfeitamente afinados.

A apresentação do estudo feito a pedido da Associação Nacional de Jovens Empresários para «comparar» as duas faladas localizações do agora designado «cluster» e que os louletanos conhecem por loja IKEA, só podia chegar a uma conclusão: a localização da loja junto da Alfarrobeira “será um crime com gravíssimas repercussões no futuro”.

O arquitecto da empresa que elaborou o estudo, António Massapina, foi essa conclusão que tirou.

Os autores do estudo basearam particularmente as suas conclusões nas condições de tráfego e nas acessibilidades, argumentando que a localização junto ao Parque das Cidades onde será construído o Hospital Central do Algarve, iria provocar um aumento de tráfego de tal modo intenso que iria prejudicar o acesso ao hospital.

Pela tabela criada pelos responsáveis do estudo,suportada em alguns parâmetros dos planos de ordenamento do território actualmente em uso (PNOT, PROT, orientações para a requalificação urbana para o futuro PDM de Loulé) e ainda nas análises comparativas de tráfego, impactos ambientais e previsível o impacto económico, o estudo dá a nota negativa de «2 pontos negativos» à localização nos terrenos da Alfarrobeira, e «11 pontos positivos» à localização da ex-Unicer.

Mas os responsáveis pelo estudo desmentiram ainda o presidente da Câmara de Loulé no que ele recentemente afirmou sobre os solos de reserva agrícola. Segundo o estudo, enquanto na Alfarrobeira 100 por cento dos terrenos estão em REN,na Campina, essa percentagem situa-se em apenas 30%.

E no que se refere às questões ambientais o estudo considera que, a ser escolhido a zona junto do Parque das Cidades, seria danificado - um importante corredor ecológico, fundamental para sustentabili-dade ambiental”, pois é atravessada pela ribeira dos Caliços.

Mas a apresentação do estudo trouxe à tona (e à nossa reflexão) curiosíssimas situações:

  1. Diz o estudo que uma zona comercial como a que se prevê que o IKEA vá instalar criaria um fluxo de tráfego da ordem das 4300 viaturas/ hora, em cada sentido. O estudo afirma que as actuais acessibilidades só suportam 2000 carros por hora em cada sentido. Sendo um estudo comparativo, esperar- -se-ia que os autores tivessem uma solução para o escoamen-to de 4300 viaturas/hora na zona da Campina, a outra alternativa. Sobre isso, nada foi dito.
    .
  2. Paulo Bernardo, da ANJE, pretendeu esconder-se atrás de sentenças dúbias: “O objectivo do estudo é ajudar a decidir porque depois somos todos nós que sofremos as consequên-cias” – disse ele. (Está-me cá a palpitar que Seruca Emídio não irá ficar muito contente com esta «ajuda»).
    .
  3. Massapina acrescentou: “É um decisão que tem que estar livre de pressões. O líder, que é o executivo louletano, não pode ceder a ameaças do género: «se não for aqui, não é em lado nenhum»”.
    .
  4. As associações empresariais presentes afinaram, quase em uníssono. NERA, CEAL, AEQV e até as associações da hotela-ria (?!) - AIHSA, AHETA – foram concordes com as conclusões. Só a ACRAL não podia estar pois tem que estar contra as grandes superfícies, sejam lá onde for.
    .
    Estiveram todos «de acordo» com os autores: estão reunidas - “vantagens locativas regionais e concelhias, económicas, urbanas, ambientais e de acessibilidade e tráfego, em desenvolver urbanisticamente os terrenos na proximidade do eixo de ligação do nó Loulé Centro, para criação dos espaços de fruição comercial de grande dimensão”.
    .
    Para uma orquestra chegar a tão grande afinação precisa muito ensaio e um bom maestro…

Pronto, agora ficamos à espera de um outro estudo – talvez apre-sentado pela IMO224/IKEA ou pelo gabinete de advogados de José Miguel Júdice - que demonstre precisamente o contrário… para que o executivo municipal fique ainda mais «livre de pressões».

63 comentários:

Anónimo disse...

Apenas uma pequena rectificação: Este Seminário foi organizado pela ANJE Algarve, da qual interviu o seu presidente e director da Globalgarve o Engº Paulo Bernardo e não como referido o Dr. Paulo Bernardo ex-vereador da CML.

Cumprimentos,
ANJE

Anónimo disse...

Tudo isto já não é democracia nem nada, estes tipos do PSD que estão no poder em Loulé e Quarteira ganharam com as excurções festas cabazes dando aquilo que é do herário publico em beneficio deles e depois fazem o que querem. O povo é estupido e o Deus democrata não sabe.

Anónimo disse...

Bom dia. Para já só pretendo fazer uma breve correcção: Este Paulo Bernardo, não é o outro da CML. É suposto este ser Eng. e o outro Dr.
e o último já está a administrar a EM dos Mercados, ou julvavam aí que o presidente da Câmara ia deixar cair o homem. Enquanto ouver tacho vão existir tampas para os mesmos.
Anonimo daqui e dali ...

Lourenço Anes disse...

Feita a correcção do lapso inexplicável que, aliás, em nada prejudicava o sentido do texto.
De qualquer forma, obrigado.

L. A.

Anónimo disse...

O maestro a que se refere o calçadão é o Seruca afinado com o Judice ?
Um indica os terrenos , o outro compra !
Num caso destes como se repartem as mais valias ? Sendo obtidas por indicação publica teem direito a ser taxadas tambem ?

Anónimo disse...

Ficou provado por a+b que a melhor localização é a campina de baixo mas para o nosso presidente a melhor é a alfarrobeira deve dar condições á camara ou aos bolsos de alguem......

Anónimo disse...

Um dos maiores empresarios de Portugal disse PR é um ditador o PM incompetente e o M Alegre que se reforme. Aqui temos de afirmar tal como o Sr Belmiro fez que o P CML foge á verdade ás muitas perguntas que lhe são feitas á cerca do IKEA. Talvez se tivesse alguem mais politico, profissional, homem que o tal chefe dos chefes o PAPO-SECO esta e outras situações estariam resolvidas á muito. Náo podemos deixar que alguem que nunca veio a Loulé chegue aqui e faça a seu belo prazer o que quer. E agora foi levantada a questão da REN, NA ALFARROBEIRA OS TERRENOS SÃO 100% REN. Qual a posição do ALMARGEM? Podemos saber ou não é publico. E a QUERCUS LEVANTOU A LEBRE E PAROU?
AGUARDAMOS OS RESULTADOS FINAIS.

Pais disse...

Júdice lá teria as suas razões em querer nos contratos a cláusula de silênco!
Imagonem se esta questão tem sido levantada mais cedo!!!!
Bom, para o gabinete de advogados IMO/IKEA/José Júdice não vai ser difícil demonstrar precisamente o contrário.
Vai é gastar mais uns tostões para novo estudo..........

J.P.

Anónimo disse...

O Reinaldo/Garvetur quer com estas manobras neutralizar as manobras do Júdice?

Ou me engano muito ou está aqui está o Reinaldo a assinar a ficha do PS!

Julgam que estou a brincar?

Anónimo disse...

Está muito dinheiro em jogo. Eu gostava de saber que contrapartidas é que tipos como o Victor Neto tem para o Nera...

Isto esta-se a transformar num Benfica-Sporting (ou num PS-PSD como quiserem).

A sociedade reinaldo-apolonia cresceu muito mais do que eles proprios pensavam

M.L.C.

Anónimo disse...

Força Seruca! A gente votou em ti patra resolveres os problemas do Concelho. Se te deixas enrolar por esses xuxas estás lixado.
Tens cabeça para pensar não vás em cantigas.
Os xuxas com a garvetur estão a fazer um lóby para defenderem os seus interesses que é sobretudo desmoralizarem
FORÇAAAAAAA !

Marta disse...

Deixem-se de tretas: ninguém compra terrenos por preços altíssimos sem ter as costas muito quentes!
O que é mesmo estranho é «ouvir-se» tamanho silêncio por parte dos responsáveis políticos.

Anónimo disse...

O que a mim me parece (e a mim ninguém pafga para eu pensar nem me paga pelos meus pareceres) é que a IKEA veio estragar uns certos planos ao Reinaldo Teixeira e est agora anda a agarrar-se a tudo para matar a ideia dos outros.

Anónimo disse...

Dskulp lá a ignoranc mas onde é k esses gajos kerem meter um trafego de 4.300 carrs/H na Camoina?
Tá bem dxa kompdr.

Zarco disse...

Porra acabem com essas merdas!
Deixem lá o IKEIA ir para a Alfarrobeira e o Garvetur para a Unicer.
Ficam todos satisfeitos e por o mesmo preço em vez de um centro comercial temos dois.

É assim tão difícil cde entender isto?

Anónimo disse...

Deixe-os falar presidente! Os cães ladram e a caravana passa. Já se viu quem tá por traz de tudo: os chuchas estão contra tudo aquilo que o Sr. estiver a fazer.

Anónimo disse...

Ainda existe Almargem, ou aqui perdeu o pio?

Anónimo disse...

Nâo sei porque ainda perdem tempom com isto então pensam que depois do Seruca ter acertado tudo com o Judice voltava atrás ? Então porque mudou ele de opinião e indicou ao judice os terrenos da Alfarrobeira ?
Ainda o vamos ver daqui a 3 anos quando sair da Camara ir reformado para a Suécia com a desculpa que vai para junto da filha que já lá trabalha .
A suécia é um pais frio e debaixo do gelo pode guardar-se muita coisa para ir retirando aos poucos.

Anónimo disse...

ALMARGEM acabou? Eng. João Ministro desta vez não encontrou nenhum ninho de cuco? Cagadelas de Lince? Morcegos? Alguma espécie de peixe na Rib. de S. Lourenço? Ou só a Qtª da Umbria é que tem terrenos REN? Os Srs do ALMARGEM devem vir a publico agora e não se esconderem como sempre fazem.

Anónimo disse...

Dizem que o nosso camarada Socrates é muito bom negociante. Vejamos como Secrt. de Estado (FREEPORT) e agora como PM (esperar para ver) Reinaldo e Apolonia vão-se inscrever no partido (PS) e a negociata anda logo ou não se lembram "jamais" E o hotel tematico que o filho do judice quer fazer na mina do sal? Isto devia ser só para se movimentarem todos juntos (PINHO + SERUCA + JUDICE + OUTROS) sem dar nas vistas.

Anónimo disse...

Realmente concordo, o grande maestro Sr.Garvetur tem a orquestra Algarvia bem afinada. Primeiro arranja um estudo, encomendado pelos amigos da ANJE (a qual já o premiaram) no qual demostra, com algumas incógnitas à mistura, que o seu terreno é o melhor para um Cluster (que palavra) Comercial... Por detrás deste grandioso e profundo estudo, é capaz de ter demorado para aí 2 horas a elaborar, estavam as não menos afinadas associações amigas que lançaram comunicados atrás de comunicados. Conclusão: o Sr. Garvetur que já tinha o negócio todo feitinho para encaixar uns milhões com a venda destes terrenos (100%RAN - Reserva Agrícola Nacional) à Auchan vê-se agora confrontado com a possibilidade de não vir a ganhar esse dinheirinho. É disso e apenas disso que estamos a falar, especulação imobiliária. Primeiro tentou impedir a venda dos terrenos da Alfarrobeira à IKEA, com os seus capangas ameaçando os proprietários para não venderem os terrenos, uma vez que não conseguiu gere agora a sua orquestra Algarvia de forma a manipular a opinião pública.

Anónimo disse...

O projecto da Campina de Baixo que engloba o IKEA é de 2008! Mas pelos vistos o Sr. Presidente não gosta que as mais valias fiquem com os Homens do seu concelho, e daí entregou ao seu confrade Miguel Judice outros terrenos para este encher ainda mais o cú! Conclusão: Ou o Seruca tem complexos de inferioridade pra com alguém ou prefere que essas mais valias voem para outros concelhos! Disse

Anónimo disse...

Duas verdades:

1 - Seruca está feito com o Júdice, o Pinho, o IKEA...

2 - O Reinaldo Teixeira não lhe chega nada e vale-se de todos os meios legitimos e ilegitimos para fazer dinheirinho.

A minha verdade: uma data de vigarices e este folhetim vai durar.

Obrigado ao Calçadão que tanta lebre tem levantado e tem estado numa posição correcta. Se calhar se não fossem vocês ninguem falava nisto mas vocês não se calaram e agora não há ninguem que esteja indiferente.

Por mim, metia o Seruca, o Judice, o Reinaldo todos dentro do mesmo saco e atava a boca do saco e se atira-se ao mar não se perdia nada.

Anónimo disse...

Tudo especuladores e Seruca por um lado e PS pelo outro, a fazerem o jeito aos especuladores.
Esse Vitor Neto vale tanto como o seu amigo Reinaldo.
Que vai fazer o Teixeirinha de Salir para pagar estes favores? Cede em regime de permanência um apartamento de férias?????
Não enganam ninguem.

Luísa P.

Anónimo disse...

Não gastem mais tinta então o que tem andado a fazer por Loulé nas ultimas semanas o Judice , que tem sido visto em locais escondidos com o Seruca ?
Se é tudo tão transparente porque não se reune a parelha na Camara ?
Ele já ameaçou o Seruca que ou este assume que está tudo decidido ou parte a loiça !
Agora iremos assistir ao Seruca a passar a mensagem com o alfarrobinha e o papo-seco a dizerem que tudo foi decidido lá em cima !
Vamos aguardar .

Anónimo disse...

Mas para quê este estudo ?
Ninguem está de acordo com Alfarrobeira á parte do Judice e do Seruca ,mas alguem já foi capaz de fazer um cego que não quer ver começar a ver ?
Quando isso acontecer digam !

Anónimo disse...

A diferença entre os dois projectos é só uma, numa há especulação imobiliária e no outro não há.

Anónimo disse...

Por mim acabava com isto em 2 tempos, sentava ambas as partes interessadas à mesa e decidia quem pode trazer mais para os municipes.

Anónimo disse...

o seruca nao faz nada pelos seus cidadaos, sim, tem razao!
so sabem reclamar mas na hora de votar vê-se quem escolhem.`
se à assim tanta duvida porque é em vez de construirem predios em quarteira nao controiem o ike

Anónimo disse...

Há ai uns comentadores, ou será só um a meter uma data de comentários que parece que está a soldo do Reinaldinho...
Nah nah nah..........
Não enganas ninguém amigo ve-se logo que é tudo encomendado como foi encomendado este estudo que só viu para um lado.

Não estou nem por um nem por outro mas só se fosse parvo é que não via que é so interesses especulativos.

O povo não vai ganhar grande coisa ou nada, deixem-se de aldrabices.

Anónimo disse...

O que terá a IMO 224 e os seus representantes srs advogados prometido ao Presidente da camara para defender a Alforrobeira junto do Hospital?
Nem os de Faro querem aquilo ali.

Anónimo disse...

Tem que se lhe diga! O Reinaldo deve ter um funsionario só de plantão ao calçadão e até faz verso

Mas isto não é democracia encomendar estudos para meter os dedos nos olhos dos outros.

O Reinaldo não é melhor que o amigo Judice do Dr. Seruca.

São gente que só quere dinheiro e não se importam se não em esmagar tudo e todos nenhum é melhor que o outro.

Anónimo disse...

È uma tristesa em vez de discutirem o assunto para bem do Concelho atiram-se áqueles que promovem a discusão.
Cabe á Camara promover essa discussão e levar as promotores dos dois projectos para os apresentar e justificar as suas opções.
Uns são advogados de Lisboa outros são do concelho mas de certeza ambos para avançar com os investimentos têm as suas justificações.PORQUE QUE NÃO PROMOVE A CAMARA ESSA EXPLICÃO Á POPULAÇÃO?

Anónimo disse...

Porque será que o dr. Seruca homenageou o Pinho com medalha da Cidade grau ouro?
Qual será a medalha que o dr. Judice vai dar ao presidente Seruca?
Deve haver troca de mimos importa saber é quais são?

Anónimo disse...

Que grande negócio!

Seja o Reinaldo seja o Júdice vão embolsar MILHÕES de euros!!!!

Tudo gente disposta a trabalhar para os outros!!!!

Rosa do Canto Novo disse...

Quem é que na câmara estará a embolsar???? Papos secos, monhés, enjenheirolas e outros tachistas não estão lá para isso?

Anónimo disse...

O hotel no fundo da mina, já está pronto?????

O Júdice deve fazer uma sociedade com o Teixeira paera acabarem o hotel e depois logo fazem as duas áreas comerciais

LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL

Anónimo disse...

Estive a ler a descrição da reunião da apresentação primeiro aqui e depois nos jornais do algarve e a conclusão só pode ser uma é de que se tratou de um estudo encomendado para dar um resultado favorável a localização na campina de baixo.
Não pode ser um trabalho sério.
Agora, façam o que fizerem, ninguém mais vai acreditar neles e por isso só pode ser que estão convencidos que não tem razao e que o Dr. Seruca tem razão em querer o ikea noutro sítio.

Anónimo disse...

Nasci em Alfarrobeira, tenho meito gosto que ela desenvolva; deixem a minha terra desenvolver.........

Anónimo disse...

A imobiliaria que faz as compreas é de Almancil Paulo Alves a que compra é de Lisboa IMO224 feita de emcomenda para esta negociata.Os proprietarios da imo224 são: filhos do judice e alguns pertencem á IKEA Nacional, (tudo feito e arrumado). O judice vem a Loulé de costas muito quentes e anda de encontros em encontros sempre escondido com o nosso Mayor, só se mostrou mais representado pelo seu filho quando andava ai o pinho, a camara sempre defendeu este projecto na campina de baixo e de repente chega um Sr que não trás nada de novo, mas sim mudar o local e o Mayor muda de opinião e diz que a alfarrobeira é o melhor sitio. Uma opinião destas é de uma orquesta muito bem afinada, muito melhor que aquela que dizem ter visto no CACE, assim como tudo o que o Sr de Lisboa tem feito com o Mayor e o Menor (papo-seco).
Mas quanto sei foram duas pessoas numa missiva muito especifica á SUÉCIA não para ver o estágio da filha do Mayor mas sim para dar conhecimento das manobras monetárias que estão a ser feitos á empresa IKEA aqui em Loulé. Gostava de ver um debate publico em sede Loulé Mayor teixeirinha e o judice e ser resolvido á luz de todos os presentes.

P. Pontes disse...

O Reinaldo Teixeira quiz imitar o que foi feito com o aeroporto da Ota. Encomendou um estudo.

Só o que se esquece é que o estudo que foi feito para mudar a decisão do Governo da Ota para o Seixal foi feito por uma vasta equipa, credível e com a colaboração das entidades oficiais.

Além disso, foi encomendada pela AIP que não é uma Garveturzita qualquer. Tem prestígio nacional e internacional, credibilidade e influência junto do Governo do País e das entidades internacionais.

Encomendou um estudo que custou milhões e que não se limitava a dizer que esta opção era melhor que aquela «porque sim».

Mesmo indo à busca do apoio dos socialistas e da sua correia de transmissão chamada Victor Neto com o NERA atrás, não passa de um grão de areia na praia de Quarteira.

Por tudo isso, o estudo feito por uma empresa praticamente (ou quase) desconhecida, limitou-se a isso: um grão de areia aque não vai influenciar nenhuma engrenagem.

Vem agora Reinaldo sistematicamente lançar aqui comentários contra papo-secos e outros ódios de estimação, levantando suspeitas de que o Seruca... ou o Mayor... estágios da filha... Suécia... conversas clandestinas com Júdice... filhos de Júdice...

Não é bonito. NÃO É SÉRIO.

Queria agora uma conversa a três. Com que finalidade? Esclarecimento público?

Pois, deve haver. Um plano de pormenor tem sempre uma fase de discussão pública, não tem? Nessa altura, com coisas concretas em cima da mesa (se chegar a haver, o que ainda não é certo), com certeza que as pessoas serão esclarecidas.

Até lá, deixe-se de lançar suspeitas e tentar enlamear as pessoas. Como disse ali atráz, NÃO É SÉRIO!

Anónimo disse...

que pena ninguém dizer nada de verdadeiro sobre os projectos. Porque insistem as pessoas em falar do que não sabem???

algarve disse...

esperemos que isto tudo se resolva!

Anónimo disse...

Esse P.Pontes é tão esclarecido quem será ele ? A voz do dono ou o dono ?
Será que é mesmo um P de papo-seco ?
Como se incomodou tanto com um estudosinho sem valor ?
Porque não desmonta o estudo e mostra as verdades para que não o coloquem na lama ?
Então se sabe quem e como se faz um estudo sério porque espera ? O dinheiro do Judice acabou ?

O concelho de Loulé merece mais que a opinião de qualquer monhé !

Anónimo disse...

Sou cidadão deste concelho , um dos muitos que pretende construir uma casa em terreno de familia e a resposta é sempre a mesma " O terreno é agricola " .
Agora vejo um P.Pontes a informar o pagode que o Mayor vai fazer um plano de pormenor num corredor ecológico nos terrenos comprados pela gente do Judice .
Grande pais o nosso !

Anónimo disse...

Isto já cheira mal !
Nós em Faro com terreno disponivel junto ao MARF já desclassificado onde ficaria bem o IKEA , gostava de saber porque não defende o Macario Correia esta localização e desempata já esta situação .

Anónimo disse...

Como cidadão gostava de ser esclarecido e sugiro que o calçadão se tem acesso ao estudo o publique porque só tenho assistido a comentários sobre ele e ainda não o conheço .
Seria uma forma interessante de todos podermos ser informados .

Anónimo disse...

Era bom que alguem identifica-se todos os comentários anónimos! creio que ia haver grandes surpresas.Talvez venha acontecer.
Acusar pessoas e de forma anónima para além de não ser sério é de muito mau tom.
Se não concordam com o estudo façam outro.
Uma coisa é certa isto estava tudo muito caladinho e o estudo é que veio fazer saltar os entendidos e parece que pela linguagem é muito fácil perceber a sua origem.
Pensam que é acusando os outros que defendem o sr.presidente?"a seu tempo se descobrirá"

Consciência Louletana disse...

Parabens á ANJE pela iniciativa do estudo que desta forma poderá contribuir para um profundo debate de um assunto tão importante para a Região e para o Concelho .

Anónimo disse...

Sou empresário instalado na zona industrial de Loulé desde do seu inicio.
Não entendo o porquê de tanta duvida onde devem instalar o futuro grande espaço comercial.
Não é esta a zona insdustrial e empresarial de Loulé?

Não acham que precisa de ser revitalizada?

Não acham que a colocação desse grande emprendimento vinha dinamisar e quase viabilisar a recuperação urbana de toda esta area e envolvente que tanto precisa?

A movimentação de pessoas para esta area quase dentro de Loulé, vindas de todo o Algarve e não só não iria atrair muito mais visitas á nossa cidade?

Não entendo como qualquer bom Louletano não defende a instalação neste local.

Deixemo-nos de intrigas!Defendam os interesses do nosso Concelho.

Anónimo disse...

Resolvam lá isso!
Se não sabem como, eu tenho a solução.

Lembram-se de um terreno que foi comprado para construir lá o quartel de Infantaria de Faro? Depois desistiu-se, mas o terreno está lá, para gozo do antigo dono que continua a ocupá-lo depois de ter recebido bom dinheirinho e agora nem renda paga por um terreno murado e bem perto do Mercado Abastecedor.
Porque não aproveitam aquilo para o IKEA?
NOTA: mão cobro nada pelo conselho, não tenho interesses materiais, finaceiro nem de nenhuma espécia , por isso acho que vale a pena ouvirem-me
O Macário assim desempatava e pronto!

F. Lima

Anónimo disse...

Este post tornou-se um ring entre um paposseco que não sei quem é e um teixeira que, por acaso sei...
É uma vergonha que pessoas crescidas se entretenham assim. Ou nãoso são? se calhar estou enganado nem os putos se comportam assim.

N. Guerreiro disse...

Dr. Seruca Emídio: faça o que tem a fazer e não se deixe influenciar.
Faça o que achar que deve de ser feito e explique aos louletanos porque toma uma ou outra opção.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Toda a gente fala daquilo que não sabe. Acham que algum deles vai sair-se mal disto tudo? Claro que não.
Vão ganhar milhões à custa do zé povinho. De certeza que tudo já est+á resolvido a bem deles todos.

Lourenço Anes disse...

A situação não é nova, pois já aconteceu durante o período pre-eleitoral, quando os comentários dos leitores chegaram a assumir a forma de mútuo insulto.
Isso obrigou-nos a adoptar uma posição drástica de impedir o comentário.
Não queríamos voltar a fazê-lo. Mas não estamos certos que o consigamos.

O problema da localização do cluster empresarial é delicado. E envolve investimentos (e lucros) astronómicos ao nosso nível.

Entende-se, por isso, um certo «calor» na discussão e, até certo ponto, esse «calor» é até desejável, já que se diz que da discussão nasce a luz.

Não é o caso presente, em que foi possível comprovar que não mais de cinco computadores encetaram uma discussão cheia de acusações, insultos e suspeições a rondar a calúnia.

Por isso dizemos: BASTA! Os 14 comentários de hoje, à semelhança de alguns que já anteriormente rejeitáramos, não serão publicados.

O ‘Calçadão’ não será veículo de transmissão de mútuos insultos e muito menos de acusações torpes.

Se os autores de tais comentários pretenderem que tais argumentos e sobretudo as que julgamos infames acusações as quiserem ver publicadas poderão fazê-lo nos seus próprios blogues. Por nós só publicaremos esse tipo de mensagens se nos forem enviadas por correio electrónico e após a necessária e conveniente confirmação de identidade.

Acusações anónimas de corrupção só podem provir de gente muito mal formada.

E não nos venham acusar de estarmos a fazer censura. Não vale a pena,

Anónimo disse...

Não há problemas!
Podemos comentar noutro lado!

Anónimo disse...

O pedido de instalação de uma loja IKEA em Loulé ainda não tinha dado entrada, quer na Direcção-Geral das Atividades Económicas, quer na Direcção Regional de Economia, até 29 de Janeiro passado, informou o Ministério da Economia, em resposta a uma pergunta do deputado do PCP José Soeiro.

Anónimo disse...

VAMOS DEIXAR DE FANTASIAS: O processo de instalação do IKEA irá ser instruído logo que seja obtida a informação prévia de localização favorável do projecto.
Ora a competência dessa localização é da Câmara Municipal respetiva, e a declaração de impacte ambiental favorável que também é necessária, é concedida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

DEIXEM-SE DE FANTASIAS !!!!
O «Cluster Reinaldo» pode pedir os pareceres que quiser mas a lei está do lado do «Batão-ikeia!»

Maurício disse...

Investiguem isso bem! Investiguem quem são os donos dos terrenos, as motivações, os negócios. Investiguem quem manda fazer estúdios e invade os jornais com argumentos, testemunhas e cunhas… E essa investigação pode começar dentro da câmara?
Ficávamos todos a saber da idoneidade, motivos, carácter, e até vigarices que por aí vão!!!!!

Y.G. - UAlg disse...

Já li o estudo todo. Que palermice de estudo! Corredores ecológicos, recursos hidricos vão aparecer em qualquer estudo. E interpretam-se como se quiser, é claro.

Anónimo disse...

Vejam lá isso das do apolonia e do reinaldo com o seruca muito antes das eleições e o que foram os apoios ao vairinhos!

Marta disse...

Mas por que é que não fazem mais estudos? Estudos independentes, é claro!

Anónimo disse...

Há alguma relação do aeródromo-camara-parque das cidades-primo do apolonia dono dos terrenos??????? Não são demasiadas coincidências??????