já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 31 de janeiro de 2010

Socialistas do Sul, sem Norte (I)

uma família difícil de (se) entender
É com muito agrado que, de quando em vez, o ‘Calçadão’ publica comentários ou mensagens recebidas por correio que, duma forma geral, significam a forma lúcida e também crítica com que somos seguidos pelos leitores.

É o caso do e-mail, de um leitor que assim comentava o nosso post de 27/Janeiro «A frase do mês» (e que, após ser contactado por nós, pediu para não ser identificado) que hoje decidimos publicar e que, pela sua extensão, dividimos em dois posts.

"Raro é o dia em que o Calçadão de Quarteira não publica críticas azedas sobre o Partido Social-Democrata e os seus responsáveis políticos. Ora é porque o Dr. Seruca faz ou não faz isto ou aquilo que o José Carlos entende que deveria ser ou não ser feito, ora porque é o Dr. Bota toma esta ou aquela posição que não agrada aos autores do blog. Enfim...

Sobre os outros partidos, raramente sai uma palavra de censura, ou uma observação menos simpática. Especialmente sobre o Partido Socialista, onde parece que tudo corre no melhor dos Mundos.

Ora não é assim, como se sabe. O ano de 2009 foi um ano conturba-do para o «partido da mãozinha fechada», cá pelos nossos Algarves.

Os casos mais visíveis estiveram relacionados, como não podia deixar de ser, com as eleições que se saldaram no maior fracasso de sempre para o PS regional: perderam das Europeias, como perderam em todo o país.

Tiveram o maior desaire a nível nacional nas Legislativas e, em Lou-lé, conseguiram a proeza de, tendo um candidato que tinha todos os predicados para se bater taco-a-taco com o do PSD, acabarem por alcançar a maior desastre de sempre, com uma humilhação absoluta na Freguesia de Quarteira.

As explicações (ou justificações) não têm sido dadas, como se sabe.

Por exemplo, que se tenha dado por isso, nunca foi explicado por que razão, da lista de candidatos a parlamentares, foi eliminada a deputada Aldemira nem porque foi colocada a ex-europeia Jamila numa posição de quase inelegibilidade. Nem que mais-valia trouxe a candidatura de João Soares.

A nível concelhio, ninguém percebeu porque, com a campanha em marcha, foi afastado o director de campanha, deixando-a sem estratégia, sem uma linha de orientação, ao sabor de acções desgarradas, sem sentido, infantilizadas.

Também ninguém explicou a razão de a lista para a Câmara Muni-cipal apresentar em segundo e terceiro lugares pessoas independen-tes, de Quarteira, tendo os socialistas louletanos sido afastados da lista, nem porque a lista para a Assembleia Municipal era constituí-da quase exclusvamente por jovens sem quaisquer credenciais ou especialização.

A nível de freguesias, ninguém explicou nada, com os disparates a culminarem em Quarteira.

Aqui, a entrevista que o Secretariado de Quarteira deu ao Carteia há dias, veio, finalmente, comprovar o que se escutava por aí: que a estranha «estratégia» da estrutura concelhia usou de meios pouco ortodoxos, para não se dizer pouco democráticos, para, sem auscultar as bases, impor um candidato à autarquia de Quarteira que não oferecia quaisquer condições para se opor à estrutura social-democrata - que chegou a tremer quando se começou a ouvir dizer que a candidata socialista seria a presidente da Secção, a ponto de fazer recuar as intenções de meter o social-democrata José Mendes na lista da vereação, uma vez que só este oferecia condições para se opor a essa candidatura.

O resultado esteve à vista, com uma derrota humilhante, em que a lista socialista não conseguiu sequer juntar os seus potenciais eleitores.

Assim se entende que, por seu lado, a Secção de Almancil tenha continuado a fazer a sua campanha autónoma, não se deixando arrastar pela inépcia da sede do concelho e que, em Loulé, Oliveira se tenha distanciado da desastrada Concelhia para também ele fazer, praticamente, uma campanha autónoma.

E foi assim, de disparate em disparate, que os socialistas de Quarteira, de Loulé e de Faro conseguiram o resultado histórico de serem esmagados em toda a linha". (segue)
Do leitor MCG - identificado

20 comentários:

Anónimo disse...

Que pena que esta análize não tenha sido feita antes das eleições. Talvez os resultados podessem ser diferentes e os PS algarvios e loletanos tivessem aprendido alguma coisa.

V.A. disse...

Parabéns, Calçadão.
Ainda bem que há gente que está atenta ao que se passa.

Anónimo disse...

Também não percebi essa do Vairinhos levar o Felizardo em 2º. Quem grama o Felizardo em Quarteira????
Se fosse o Vitor Faria era o mesmo. Também ninguem o grama. A outra moça que eu nao sabia que também é independente também ninguem a conhece cá.
Se o Vairinhos tivesse sido esperto, tinha ido fazer as pazes com o Aleixo e levava-o em 2º.
Lambiam isto!

Tiago disse...

Eu não sei se foi assim uma humilhação tão grande em Quarteira, É verdade que o PS não conseguiu juntar os votos do PS e do MIC que também eram PS das penultimas eleições.
Agora o que não há duvida é que Quarteira tinha 2000 eleitores novos e esses foram todos direitinhos para o Zé dos Parafusos.

Anónimo disse...

A Jamila vale alguma coisa? Só por ser filha de quem é e mais nada.
O PS é um zero absoluto. Vejam quem é o presidente da secção de Loulé, esse Hugo que nunca tinha feito nada na vida e tava decidido a andar sempre ás cavalitas do PS.
E se estão há procura de explicações, já agora deam lá mais uma: porque foram buscar o Vairinhos ao cesto das velharias?

Anónimo disse...

Os socialistas perderam aqui em Quarteira no concelho no distrito e a nivel nacional estou a falar das eleições para freguesias e camaras, e vêm falar do cesto das velharias e deste que o pessoal não grama e do outro que fugiu e de tantas outras coisas.
O mal meus Sr está em quem manda no partido PS. Não é credivél, onde estiver a corrupção está o nome dele, altera a lei para beneficio proprio e de amigos, vende ouro ano de 2009 ás toneladas, o emprego não para de crescer ele disse que ia arranjar 300,000 novos postos de trabalho não se sabe é quando, e por fim entre muitas mais o endividamento sempre a crecer, e com tudo isto vale a pena falar de a ou b ou c socialistas de Quarteira ou Loulé?

Quarteirense atento disse...

A hortense não tem categoria para qualquer cargo político, porque ela ou quem por ela pensa só tem ambição. Por muita razão que tivesse na escolha do candidato do PS à Assembleia de Freguesia de Quarteira, perdeu-a toda com as atitudes que tombou. Integrou a lista do Vairinhos para a Câmara Municipal mas esteve activamente presente nas acções da campanha eleitoral, e após a derrota do Vairinhos veio publicamente dizer que nunca quis integrar essa lista e, se assim foi, se fosse coerente também não devia assumir o lugar de vereadora do PS na oposição após a renuncia de Vairinhos e de João Felizardo. Mas sabe-lhe bem o penacho mesmo na oposição. Já depois de eleição, e quando devia contribuir para a unidade do PS em Quarteira deu uma entrevista ificável ao jornal Carteia. Diz-se mesmo à "boca-cheia" que durante nosba das campanha eleitoral procurou influenciar algumas pessoas para votarem no PSD (Zé Mendes). Que falta de ética para estar na política e só....

Anónimo disse...

Nunca tinha visto uma campanha como esta do JV. Tirando os jantares anunciados e gratuitos, todo o resto parecia que era decidido à ultima hora, sem objectivo.
Nos passeios de rua era sempre a mesma meia-duzia que andava com ele e às vezes como aqui em Quarteira, quase sempre muito mal acompanhado, sem escolher as pessoas, permitia que gente sem nenhum nível o acompanhasse, às vezes com linguagem de carroceiro. Andou aqui sempre acompanhado do Ezequiel e do filho e com isso perdeu os votos das famílias dos pescadores poraque poucos gramam o Ezequiel.
Houve freguesias onde nem pós lá os pés.
Fez uma exposição de obras que fez e até mostrava o Santuário da Mãe Soberana e a Igreja de São Pedro do Mar. O que val é que foi lá só umas dezenas de socialistas.
Os papéis apareceram tarde e de muito má qualidade sem nada de programa sério.
Os autdors foram duma pobreza franciscana e não traziam mensagem nenhuma.
A lista é melhor nem falar. Bastava o Felizardo para não ter nem um voto em Quarteira e isso devia ter-lhe sido explicado.
Ora tudo isto devia de ser responsabilidade da direcção da campanha mas nem o Farias quis embarcar num barco há deriva.
Vá lá que teve a boa ideia de desaparecer aqui das ruas depois do vergonhozo resultado.

Euzinha disse...

O Vairinhos, mesmo do cesto das velharias como diz esse ultimo comentador ainda podia dar cartas a muitos.
Bastava que tivesse tido quem o aconselha-se em vez de vir logo com duas pessoas que não tem simpatias em Quarteira e que devia ser quem o aconcelhava, mais esse moço Hugo que coitado pensa que é alguem porque chegou a deputado porque os outros desistiram.
Vairinhos tinha e tem capacidade para ganhar. Esteve foi mal acompanhado.
Tomara muitos que não sao do cesto de velharias.

Anónimo disse...

Está aí um comentário que diz que se o Vairinhos tivesse metido o Aleixo na lista o resultado teria sido outro. E eu concordo. E também aqui em Quarteira devia ter deixado ir a Hortence Morgado que tem muito mais aceitação.
Como dizia o cartás fora oportunidades perdidas.

J.A.

Anónimo disse...

O Ezequiel e o filho andam a fazer ym clube para concorrerem as eleições daqui a 4 anos. Isto não é uma terra de malucos?

Marta disse...

Se o PS perdeu as eleições europeias também foi por culpa do Joaquim Vairinhos?
Aqui os responsáveis tem de ser sempre os chefes e ninguem viu também nenhuma organização na campanha que Faro preparou para as europeias.

Anónimo disse...

As oportunidades perdidas foi esta a maior e quem organizou esta campanha concelhia tem nomes: Nunes, Faria, Rui Lorenço, Victor Faria, Carlos Costa, João Silva, João Martins, Dora Olival, Lígia Brito, Abílio Sousa, Ezequiel Tomás, Carlos do Carmo, Pele Osso e poucos mais.
Não eram esses os responsáveis concelhios?

Deixem o JV em paz! Não queiram atirar para ele a responsabilidade da vossa incompetencia, porra!

N. Soares disse...

A deputada Aldemira o que é que fez na Assembleia da República? Sentou-se e levantou-se?
Porque é que havia de ser proposta outra vez?

M. Lúcio disse...

CORRECÇÃO: a Assembleia Municipal não é só constituída exclusvamente por jovens. Tem lá o Rui Lourenço e a mulher, o Carrapa, o Costa que já não são assim tão novos...

A. N. Guerreiro disse...

O Vairinhos podia muito bem ter ganho mas ele nem foi a S. Sebastião e aqui em Quarteira andou sempre com o Ezequiel e a viuva do Correia como queria que as pessoas o vissem?
E a lista era tão pobrezinha mesmo que não dava.

Alice disse...

Viram aquela revista do Expresso da semana passada?
Dizia lá que o Rui Mógo, de Boliqueime é do PSD.
Não sei se é ou não.
Do PS é que ele não é. Os xuxas aproveitam-se dele para terem a Junta. Quando ele for para outro partido lá se vai mais uma junta do PS

RSSSS disse...

Nas que explicações queriam que eles dessem?

Axam que eles tem maneira de explicar? RSS RSS RSS RSS

E não os vejo a dizer ehpah desculpem lá mas fomos incompetentes e os resultados são o resultado disso.

RSS RSS RSS RSS RSS RSS RSS RSS

G.E. disse...

Realmente, que mais-valia trouxe a candidatura de João Soares????
Ganhou o lugarinho de deputado e passem bem até ao Verão quando vier passar uns dias ao Vau, a casa do papá...
Aqui não há marfim...

Gilberto Espanca

Sensatez à meia noite disse...

Tudo a chover no molhado.
As eleições já foram... preparem mas é que daqui a 4 anos não façam o mesmo.