já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 3 de abril de 2010

«Hooliganismo» é só no futebol?

estudantes portugueses deixam má imagem
Não sei porquê, agora os finalistas, semi-finalistas, repetentes crónicos e outros estudantes portugueses deram para ir fazer a sua «viagem de estudo» na localidade espanhola de Loret del Mar.

Esta semana andaram por lá cerca de 5.000 (cinco mil), entre os quais um rapaz de 17 anos que, ninguém sabe porquê, caiu de um 4º andar, ao encontro da morte. Dizem que tentou entrar num quarto onde dormiam raparigas, através da varanda exterior. Fosse o que fosse, a verdade é que pagar com a vida por uma «rapaziada» é, convenhamos, um preço altíssimo.

O hotel Esmeralda, onde se deu o acidente, nem teve coragem, depois, de obrigar os restantes alunos a pagar os estragos que deixaram atrás de si, responsabilizando-os pelos vandalismos causados nos quartos.

Candeeiros, espelhos, quadros, cadeiras, janelas e portas, desapare-cimento de toalhas,copos e loiça, tudo fica «à conta» da irreverência dos jovens. Ou seja, pelo insensato abuso de álcool e pela juventude dos clientes, ultrapassando as marcas do que é admissível.

Há dias, falando sobre estes «passeios de estudo», com o responsá-vel por uma unidade hoteleira da nossa região, comentava eu que esta febre excursionista que é feita sob a capa da responsabilidade dos estabelecimentos de ensino deveria ser canalizada para os hotéis portugueses. Retorquiu ele que esse é um mercado pouco apetecível, antes indesejado, por pouco compensador.

Pelo que se passou na semana passada em Loret del Mar, percebe-se!

6 comentários:

Sérgio disse...

Vivemos numa geração onde a falta de educação e a falta de civismo dominam o dia-a-dia. Falo disto particularmente na faixa etária jovem, não querendo contudo dizer que o mesmo não aconteça nos mais velhos porque acontece, embora em menor escala. A raíz do problema reside muitas das vezes em casa, onde os pais têm cada vez menos autoridade sobre os filhos e onde a prestação de contas destes últimos para com os seus pais é cada vez menor e em alguns casos diria até mesmo inexistente. Não podemos esperar que os "meninos e as meninas" tenham um comportamento exemplar perante a sociedade quando não o têm em casa...

Valter, Lisboa disse...

Esta juventude além de RASCA é parasita e estúpida! Os camelos dos "páizecos" é k têm de ser responsabilizados. Ponham açaimos na canalhada e prendam-os no jardim zoológico a curtir cabedal! Ou mandem-os para Madlim (Colômbia) para a curtição! Ou metam-os num avião e larguem-nos no meio do atlântico! Tipo viagem de estudo! Agora...k são um mau exemplo para os restantes adolescentes civilizados deste país, lá isso são!

A. Lampreia disse...

Eu sou dos que teve a sua viagem de finalistas em Loret isto em 97. Devo dizer que me diverti bastante no entanto confirmo algumas das asneiras feitas pelos jovens, pratos atirados para a piscina, guerras com pistolas de pressão de ar com bolinhas de plastico (moda na altura) com os colchões dos quartos a servirem de escudos, globos dos candeeiros dos corredores partidos, extintores vazios, portas rebentadas. Do meu lado o máximo que fiz foi entrar para a kitchen (q estava trancada era preciso pagar extra para ter acesso) pela pequenas janela usar o frigorifico para uns gelados e uns pratos para refeiçoes que depois foram lavados. Mas vi muita coisa desde facas espetadas nas portas. Duvido é que sejam só os portugueses como dizem sinceramente não acredito pq tive situações de viagens aos Açores e Serra da Estrela com 2 ou mais noites passadas e em nenhuma delas ninguém se comportou assim. Leva-me a crer que são exemplos de outros.

Uma Mãe Chateada disse...

A escola pública é só violência. Criem uma linha telefónica directa para denunciar casos de violência nas Escolas e vão ver os milhares de telefonemas com queixas que irão receber. As viagens de finalistas são um antro de podridão pelo que ouvi em primeira pessoa de 2 pessoas quem em tempos diferentes foram para este local de férias e de viagens de finalistas. Há droga, sexo e álcool sem controlo algum. Vale tudo. Que ninguém se venha para aqui queixar com histórias, a sociedade aceita estas situações, o Estado aceita isto, a família aceita, a rapaziada gosta é disto, os professores não educam nada nem ensinam nada, as religiões também foram amaldiçoadas e portanto já não há moral nem valores nem nada. O que é que querem então?

Anónimo disse...

Cultiva-se hoje, a mentalidade de que os jovens, podem fazer todas as tropelias que lhes apetecem e têm sempre razão...

André M. disse...

Ano após ano sucede o mesmo, mas de há um tempo para cá nao é simplesmente irreverencia e espirito jovem. É uma vergonha a má educaçao a falta de regras e de ter um pouco de liberdade manifesta-se na primeira oportunidade. O nosso provincianismo que se dissipou durante uns anos com uma geracao nova essa dos 500 euros e desempregada a quem não deram oportunidades, está de volta agora com estes putos terriveis frutos de pais que administram educação com valores provincianos desrespeitadores a cheirar a PREC onde beberam conhecimento.