já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Requalificação da R. 25 de Abril

alteração aos costumes: regular o estacionamento e inverter o sentido do trânsito, desde a igreja ao cruzamento banif
Foi apresentado ontem, no Centro Autárquico de Quarteira, o estudo prévio do projecto de reabilitação urbana da Rua 25 de Abril que durante séculos foi a principal entrada da cidade de Quarteira.

No entanto, de acordo com o presidente da Câmara de Loulé, a proposta não está fechada. Disse Seruca Emídio: “Estamos aqui para, eventualmente, corrigir algumas questões que possam não estar de acordo com aquilo que as pessoas entendem”.

A área de intervenção tem aproximadamente 38 mil m2, e desenvol-ve-se desde a rotunda da Avenida de Ceuta, a nascente, até à rotun-da da Avenida Mota Pinto, a poente, estabelecendo a separação entre o casco antigo e a área de expansão da cidade “moderna”, para norte.

A proposta apresentada passa pelo “redesenho do espaço público, da reestruturação da circulação viária, do estabelecimento da continui-dade pedonal e da criação de zonas de estar e de descompressão urbana” – segundo o arquitecto da empresa que apresentou a proposta, enquanto definia os actuais constrangimentos daquela artéria: o conflito entre a circulação viária e pedonal, o congestionamento do tráfego, a falta de estacionamento e o estacionamento abusivo.

Assim, a proposta apresentada pretende esbater ou acabar com algumas destas situações, melhorando a circulação automóvel e mobilidade pedonal, criando outros espaços de estacionamento e redefinindo os sentidos de circulação automóvel.

Por outro lado, procura-se a “estruturação de áreas com maior potencial para a qualificação da imagem e identidade deste espaço, como é o caso do largo da Igreja, largo do Cemitério, largo do Leme e largo do Bairro da CHECUL”.

A maior alteração que se propõe é a inversão do sentido único, desde a Igreja até ao largo do BANIF, que passará a ser feita de poente para nascente.

Na envolvente da igreja, propõe-se que toda a área seja libertada de circulação automóvel e que esta passe a ser feita por detrás da Igreja, ligando depois à Rua 25 de Abril, e que este seja um espaço pedonal.

O projecto desenvolve-se em três troços: da rotunda da Avenida de Ceuta até à Rua do Leme; da Rua do Leme até à rua da Escola; e desta até à Avenida Mota Pinto.

Este estudo prévio teve um custo de € 72.466,00. O valor da obra de requalificação poderá chegar aos 3 milhões de euros de investimento.

A certa altura da sessão de apresentação, o presidente da Câmara afirmou: “Somos muitas vezes acusados de que só fazemos reabilitação urbana em Loulé mas nós queremos também fazê-la em Quarteira. Só que temos de ter a vossa ajuda (…) não somos nós quem vai impor aos moradores aquilo que eles não querem. Consideramos que esta é uma boa proposta. A nossa intenção é dar uma imagem de qualidade a Quarteira, melhorar a qualidade de vida e também a segurança das pessoas que vivem naquela rua. Sabemos que as pessoas que lá vivem nem sempre consideram estes os aspectos prioritários mas sim o facto de, por exemplo, terem estacionamento à porta. O que queremos é fazer o melhor por Quarteira, sem prejudicar as pessoas que beneficiam neste momento daquilo que lá existe. É esta dicotomia de interesses que temos de ter em conta”.

Por isso, nos próximos 15 dias, o estudo poderá ser consultado nas instalações do Centro Autárquico de Quarteira, onde os munícipes poderão deixar as suas sugestões.
*

7 comentários:

Anónimo disse...

Não vi lá o engenheiro Fanã nem o Pedrozo. Devem de estar a preparar uma proposta contrária ou então a convencer o Hugo Nunes a apresentar uma moção na Assembleia contra o prpjecto.....

Marta disse...

Não será sem tempo!!!

Anónimo disse...

E com estas e com outras que voçes ai em Quarteira vao mamando com o Loule/Concelho do Seruca; e como provavelmente se vislumbra se a lei do limite de mandatos for alterada vao aguenta-lo ate que ele se chatei ou seja chamado para o governo quando o cavaco mandar o socrates ----- no --

Anónimo disse...

Repavimentem a rua, coloquem passeios e pluviais e mantenham o sentido de trânsito tal como está. Excepto no troço igreja-Picasso, onde deverá ser apenas Oeste-Leste. Façam lá a vontade ao padre! Mas só até aí. Quem pretender ir no sentido inverso, pode ir pela Rua da Infância.
Não inventem mais!

Anónimo disse...

o Seruca vai abrir os cordões a bolsa.. com tanta fartura para Quarteira deve estar a sair bife do lombo para Loule.. o ideal era fechar a rua 25 de Abril ao transito

JF disse...

Ai nao publicam os comentarios ?
Entao perderam um leitor,e eu nao perco grande coisa.

Anónimo disse...

Já é tempo de organizarem e revitalizarem a zona histórica de Quarteira. Esta rua é a entrada de Quarteira e como tal merece que seja requalificada com a dignidade que deve ter e que sobretudo seja uma atracção para quem visita Quarteira descubra que não é só praia e calçadão, mas que existe um núcleo histórico que merece ser preservado, conservado e dado a conhecer. Para mim a rua seria parcialmente cortada ao trânsito, possibilitando o surgimento de serviços culturais tornando um ponto de atracção. Nem só de Praia é feita Quarteira.