já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 17 de abril de 2008

As «indignações»

consciência não conta para a política?

A requalificação da estrada que atravessa o Algarve, a EN. 125, foi apresentada no Algarve, em Março, numa sessão que contou com a presença de José Sócrates.

Segundo informa a agência Lusa, Macário Correia, presidente da Câmara de Tavira, considera que "o governo fez a apresentação à comunicação social, quase tipo campanha eleitoral, com grandes meios multimédia, mas aos municípios não foi entregue um único documento".
Por isso, o presidente da AMAL, Macário Correia, manifestou a sua indignação pela falta de envolvimento dos autarcas algarvios no processo da requalificação da EN- --Foto recolhida na Net----------------- -125, num encontro com o ministro das Obras Públicas.

Cita ainda a Lusa: "Manifestei-lhe [ao ministro Mário Lino] a minha preocupação pelo facto de não ter tido qualquer informação durante o período de elaboração do plano e só termos sido confrontados com um plano pronto para a concessão", acrescentando que "não houve um trabalho de articulação com os municípios”.

Macário manifestou a sua justa indignação porque costuma dizer-se que «quem não se sente não é filho de boa gente» e não tolerou a indiferença com que o governo tratou as autarquias e, consequentemente, o povo algarvio.

E toda a gente, como é natural, achou bem. O próprio ministro terá afirmado a Macário que "estaria convencido de que tinham sido realmente realizadas reuniões com os municípios".

Há dias, numa reunião da Câmara de Loulé, os partidos representa-dos na vereação concordaram, por unanimidade, depois de ter sido expurgado um ponto mais controverso politicamente, anunciar a sua indignação por um acto de igual desprezo pela vontade do município acerca da construção da chamada «Circular Norte de Loulé».

Por idêntica ordem de razões, toda a gente deveria ter, naturalmente, achado bem.

Mas parece que não! Já há dias soava nos corredores da autarquia que o PS de Loulé criticava a --- Foto retirada do blogue «Sebastião» ------ atitude dos seus vereadores por terem tido a «ousadia» de aprovar tal documento.

Afinal, isso era verdade: No blogue que era dos vereadores PS da Câmara de Loulé surgiu agora esta violenta mas encapotada admoestação:
“… lançou-se numa campanha desabrida contra o Governo, fazendo aprovar uma moção de indignação pela não inclusão do troço Norte da circular nas obras de requalificação da EN 125, mas sem cuidar de avaliar e ponderar se esta seria, de facto, a melhor opção face ao quadro de compromissos assumidos pela CML e pelo Governo. Esteve mal, o Senhor Presidente da Câmara ao propor ao executivo o caminho menos próprio para a concretização de uma infra-estrutura rodoviária fundamental para a cidade e para o Município".

Afinal, o compromisso dos vereadores é com o Governo, ou com os munícipes?!
Aleixo e os demais vereadores socialistas de Loulé não podem indignar-se?
Podem os vereadores ter consciência cívica, ou apenas obediência partidária?
..

12 comentários:

João Martins disse...

Belo post! Então temos de um lado os eucaliptados e do outro a biodiversidade!

É muito interessante como em época de alterações climáticas a biodiversidade seja vista com tão maus olhos.

Anónimo disse...

Ó meus amigos!!!... Isso da Democracia é só para que é! Se é para nosso bem, haja Democracia. Se não tiramos proveito disso, que se lixe a Democracia.
É por isso que eu não acredito nos políticos. Em nenhum.

Anónimo disse...

Julgavam que os do partido Socialista eram melhores que os outros? Como os do PSD eles pensam que os direitos são nossos e os deveres são dos outros, nao se iludam.
De resto, quem é que escreveu aquilo? esse tal Vítor que escreveu tem mais estatura moral que o outro Vítor o Aleixo, que aprovou a indignação? Ao menos estre deve saber do que é que fala porque acho que era presidente quando se pensou em fazer essa tal circular.

Anónimo disse...

Essa da biodiversidade está bem apanhada, o senhor João Martins. Mas aqui não sei se tratamos de diversidade se de unanimismo.
Zélia

Anónimo disse...

O Partido Socialista devia era estar caladinho. Façam como o Vairinhos: vão se embora mas não perturbem o trabalho. Mas eu pergunto quem é quem no Partido Socialista. Que credibilidade tem os socialistas de Loulé, os da comissão política e os vereadores, que só o Aleixo é socialista.
E a comissão política que se julga muito séria posso perguntar quem pagou as cotas de grande parte dos da lista só para poderem votar?
Mas se calhar ficam muito incomodados com o Jacinto Leite.

Anónimo disse...

O Partido Socialista está cheio de hipócritas e de tipos que só se queresm aproveitar da política para ganhar o seu!
Se tem bom exemplo, é Loulé. Os únicos gajos sérios ou mais ou menos sérios que passaram aqui na política foram o Vairinhos e o Aleixo. O resto foram tipos à procura do tacho. Agora não tem ninguém que se veja e já pensam em ir buscar um capitão da guarda para ir às eleições porque sabem bem que não têm lá ninguém em que os Louletanos acreditem!

Anónimo disse...

Pois deixa lá ir o deputado Hugo e depois çogo vês, ó Fausto, se o teu Seruca se aguenta!

Anónimo disse...

O Hugo? Mas quem é o Hugo?!
Deves estar tontinho, moço. Alguém vai atráz de um tipo desses?
Deixa-te de lérias, moço. Para tirarem de lá o Seruca Emídio era preciso alguém com pano no colarinho, alguém que tivesse mostrado o seu valor, como ele o fez na sua profissão.
Os Louletanos sabem quem merece, esteja descansado.

Anónimo disse...

já andavam todos a pensar nas eleições e já falta mais de um ano e meio. Na vale a pena falarem em nome... Agora o Menezes veio baralhar tudo: os do PSD que já tavam preparados, se são do campo do Menezes, voltam atrás e os do PS vão ter mais tempo para pensarem nas estratégias.
Portanto, cá em Loulé não pensem ainda em nomes...

Anónimo disse...

E o que é que tem? Loulé quer lá saber do que se passa nas cúpulas partidárias!
Seruca Emídio e Hugo Nunes têm um encontro marcado lá para Outubro do próximo ano.
Assim uma espécie de Porto-Louletano. Já se sabe quem sai com o rabinho entre as pernas: o que não sabe jogar!

Anónimo disse...

Não podem ser outros? Então para que foram os socialistas chamar há vida militar o major Gomes?

Lourenço Anes disse...

Pelos vistos, é difícil agradar a gregos e troianos. Os meus comentários, agora são, como dantes se dizia, “sopas depois do almoço”.
Como não pude responder na altura certa, qualquer coisa que agora diga já vai fora do tempo. De resto, em menos de duas semanas, a vida política portuguesa e, consequentemente, a louletana, levou um piparote com o “acto tresloucado” do Menezes. Mas acto que teve um condão: veio fazer assentar a poeira que já se começava por aqui a levantar, na previsão de uma aceleração do processo eleitoral, como o davam a entender os comentários dos nossos leitores.
Vamos deixar isso para mais tarde.
Apenas, em minha opinião, de relevante fica que todos os partidos se reclamam de lisura de princípios, de transparência de processos (lembram-se da «glossnot»?) mas quando alguém age segundo a sua consciência, como neste caso fez Vítor Aleixo e os seus pares da Vereação… aqui d’el-rei que estão a mexer com os «meus» direitos, os «meus» princípios, os «meus» interesses.
É da condição humana. Sobretudo de quem tem uma formação ética… colada com cuspo!