já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Continua o massacre

o abate de árvores na cidade de Loulé

Texto e fotos do blogue «Movimento Apartidário da Cidade de Loulé»
"Nove de Abril de 2008, sete horas da manhã. Estaciono o carro no início da Avenida José da Costa Mealha, junto ao restaurante Avenida, e preparo-me para tomar a primeira refeição da manhã.

Levanto a cabeça e deparo-me com um cenário dantesco. Fico paralisado pela surpresa e o impacto visual das imagens e olho, boquiaberto, entre o incrédulo e o estupefacto, para o novo cenário de abate de árvores.

A autarquia louletana, após o partido da oposição a ter interpelado sobre as razões que fundamentam a desvastação arbórea do centro da cidade e após um grupo de cidadãos da cidade de Loulé preparar uma petição no sentido de se perceber a fundamentação técnico-científica de tal morticídio, reage à maneira dos estados totalitários.

Antes que a contestação popular cresça, o melhor é começar a derrubar e rápido o que resta de vida vegetal. De preferência, a horas de pouca circulação de população e sem o impacto visual da destruição massiva das árvores que estavam junto à primeira placa a seguir ao coreto.

É lamentavel que os poderes públicos, num acto de espantosa insensibilidade ambiental e por desconhecimento e vale a pena dizê-lo, também por ignorância, tratem desta forma os recursos que são públicos.

É lamentável que, terrível coincidência, após alguns poucos dias de um grupo de cidadãos elaborar uma petição no sentido de obter esclarecimentos sobre a política de abate de árvores na cidade; a resposta tenha sido o derrube imediato de mais árvores na Avenida José da Costa Mealha, algumas dessas árvores aparentemente de excelente saúde.

Lamento que tenha que interpretar este bárbaro acto como a revelação de uma concepção autoritária do exercício do poder.

Dia triste para a cidade de Loulé.

Ps: Lamenta-se ainda que nem uma linha sobre o assunto tenha sido escrita pela comunicação social Louletana...sinal dos tempos e da imprensa que vamos tendo."
in blogue «Movimento Apartidário da Cidade de Loulé», por João Martins, 9/Abril/08

Sabemos que na reunião pública realizada em Quarteira, no período antes da ordem do dia, o executivo foi questionado, por alguém do público, sobre o abate de árvores na Avenida Costa Mealha. Foi respondido, pelo vice-presidente da Câmara, que o troço onde as árvores já tinham sido substituídas, está muito mais bonito – o que “toda a gente” reconhece e afirma.

Para além disso, acrescentou que cada uma das árvores foi “analisada individualmente”, por técnicos credenciados, o que permitiu verificar, "cientificamente", que estavam, quase na totalidade, doentes e ocas por dentro.

Por sua vez, o presidente da autarquia encerrou a questão, dizendo que, se essas árvores não fossem substituídas agora, teriam de o ser no prazo máximo de dez anos.

As fotos do MAC Loulé, que aqui juntamos, são elucidativas: -“Toda a gente” pode ver o efeito “lindo” que foi conseguido na estética da avenida; e o corte limpo da árvore é uma prova da “doença” da árvore abatida…

Primeiro, foi em Quarteira, agora, em Loulé…
Que tem esta gente que gere o município contra as árvores?!!!

..

7 comentários:

Anónimo disse...

É uma tristeza quando os povos são governados por pessoas com esta insensibilidade. Só me faz lembrar a politica americana relativa ao ambiente: os outros que se lixem, desde que a eles não lhes faltem as comodidades nem as oportunidades de mostrar QUEM MANDA.

Anónimo disse...

Posso secundar o que diz o Calçadão.
O executivo autárquico fez essas afirmações e acho que acrescentou que tem as provas dos exames à saude de cada árvore.
Abstenho-me de fazer comentários porque já os fiz noutros fóruns, inclusivamente junto dos próprios Presidente e Vice-presidente da Câmara.
Realmente, acho que a atitude arboricida não tem paralelo no nosso país.
Lamento-o por todos os Louletanos.

Anónimo disse...

Digam o que disserem, façam o que fizerem, a CML fará o seu dever.
De resto, agora já não podem voltar a pôr lá as árvores.

Anónimo disse...

E qual é o "dever" da CML???? Derrubar\árvores?! Ora tenham juizo!

Anónimo disse...

Só para que se possam fazer eventuais juízos de valor, recorto algumas notícias dos últimos dias da imprensa regional:

• MONCHIQUE - A Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral vai plantar 2500 árvores na serra de Monchique, no próximo dia 5 de Março

• PORTIMÃO - Ciprestes, alfarrobeiras, amoreiras, buganvílias e medronheiros vão ser plantados na Escola Professor José Buísel em Portimão dia 10 de Abril, pelas 10:00 horas

• FARO - O município de Faro está a plantar nas várias escolas do concelho 170 pequenas árvores para crescimento, uma oferta da revista Visão. A este número acrescem as 289 árvores que estão a ser plantadas um pouco por toda a cidade desde Dezembro do ano passado.

• CASTRO VERDE - O município de Castro Verde quer alargar a mancha arborizada do concelho e vai distribuir, este mês, árvores pelos habitantes, para que seja plantada, pelo menos, uma árvore por cada casa.


Tal e qual o que se faz no município de Loulé!

Anónimo disse...

Deixem-me só contar este facto relevante. Julguem-no como entenderem. Sobretudo, à luz do que aí escreveram, a dizer que o engº Graça ou o Presidente disseram que toda a gente apoia o corte, porque a avenida está mais bonita.

Ontem, de manhã, a minha mulher parou no café Coreto (espero que saibam o que é e de quem é !) para tomar o pequeno almoço.
Mandado vir o galão e a torrada, não se conteve que não perguntasse à proprietária o que achava daquele crime que é o corte das árvores.
Pois querem saber a resposta? Pois foi, mais ou menos por estas palavras: “Pois! Era preciso, para a avenida ficar mais bonita…
Minha mulher ficou sem pinga de sangue mas ainda disse “Mas acha que cortando as árvores, fica mais bonita?!”. Não obteve resposta, apenas um olhar indiferente.

Perante isto… Será que o Presidente e o vice-Presidente estarão mesmo a mentir? Ou é isso que ouvem?
Vivemos num mundo louco e numa terra onde os montanheiros dão cartas?!

Anónimo disse...

Quando os que governam pensam mal, como é que hão-de pensar os que sao governados? É preciso não incomodar os senhores do poder porque nunca se sabe o dia de amanhã e ainda podemos ter de precisar deles e por isso não podemos nos arriscar a dizer que pensamos de outra maneira. Mesmo quando somos casadas com uma pessoa da oposição, como é a senhora do café coreto...