já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Nova toponímia para Vilamoura

oxalá façam melhor trabalho que em loulé
.

A Câmara de Loulé decidiu que vai dar nome a 35 artérias viárias de Vilamoura.

Anunciou a autarquia que a futura toponímia abordará temas, como os Descobrimentos (Rua das Especiarias, dos Oceanos, ou das Índias Orientais), a ocupação árabe (Rua Moura Cássima ou da Moura Zara) e a flora local (Volta do Rosmaninho ou Rua dos Sobreiros).

Segundo afirma a autarquia, em nota oficiosa, esta acção pretende “contribuir para a valorização do património e identidade cultural do concelho”.

No fim de Janeiro do ano passado, realizaram-se, em Albufeira, as «I Jornadas de Toponímia do Sul», com participação de técnicos e autarcas de todo o país que, em consenso, concluíram sobre a necessidade de “sensibilizar a Associação Nacional de Municípios Portugueses para a Toponímia” porque “a Toponímia não pode continuar a ser a parente pobre das Câmaras Municipais”.

Não temos registo de que qualquer das comissões de trabalho dessas jornadas integrasse qualquer técnico ou autarca da Câmara de Loulé

Se tivessem participadp, teriam aprendido, pelo menos, que seria de “bom-tom” entregar essa tarefa a uma comissão que integrasse cidadãos conhecedores da realidade e da história local.

Ou a Câmara de Loulé e a sua «competente» comissão da matéria é o supra-sumo do conhecimento da cultura e património?
..

Sem comentários: