já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 28 de abril de 2008

A tradição… ainda é o que era?!

a propósito da «festa da espiga»

Foto de arquivo da Câmara Municipal de Loulé
Olha-se para uma foto da multidão. É uma festa tradicional; mais propriamente, a Festa da Espiga, do ano passado. A fotografia é um «boneco» vulgar, tirada e propriedade da autarquia.

Analisam-se os rostos. Um a um… Por junto, encontra-se uma criança que não sabe ainda porque a levaram ali e não mais de duas ou três pessoas com menos de quarenta anos.

Que pode significar isto? Que só os «velhos» gostam de se divertir? Que eles vão ali porque não têm possibilidade de ir a outros sítios?

Ou que as festas não se renovam, que não há ideias, que são organizadas apenas para marcar uma data, sem interesse, sem empenho, sem vontade de acertar?
------------------------------------- *
O programa das festas repete-se, de ano a ano. Tal como foi idealizado pelo seu criador, há quarenta anos, quando Viegas Gregório era vivo e jovem, e os retratados no boneco também o eram.

Salir faz o que pode e dos recursos da freguesia se pode exigir: o desfile dos carros e da etnografia, o esforço dos cantadores da Barrosas e da Cortelha…

Tudo visto e revisto. Sem um pingo de criatividade desde o momento que Viegas Gregório o idealizou há quarenta anos.

Quarenta anos parados no tempo? Talvez. Como a falta de criatividade, de imaginação e de vontade de acertar de quem teria obrigação de saber fazer: a Câmara, que disto fez o seu «feriado municipal».
..

Sem comentários: