já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 6 de setembro de 2008

Mais vale um avião a voar para França

... que a promessa de os fabricar em évora
Foto: O Skylander que já não será construído em Évora
Ao fim de cinco anos de um processo negocial inconclusivo, a Geci International trocou Portugal pela França para construir o avião Sky-lander, um investimento de 125 milhões de euros,que prometia criar 900 empregos directos. A decisão coloca um ponto final num projec-to previsto para Évora e marcado por arrastamentos sucessivos.

As negociações com o Governo português para a produção do turbo-hélice bimotor em Évora arrancaram em Junho de 2003, ainda com Durão Barroso a chefiar o Governo.

Nos bastidores, o Skylander nunca foi um projecto consensual. Era considerado um projecto inovador e ideal para ser a base do cluster aeronáutico que o Governo quer construir. Mas as autoridades portuguesas nunca esconderam a sua resistência em financiar o projecto, apesar de lhe terem dado o estatuto PIN (Projecto de Interesse Nacional) em 2006, e de terem o dossier de investimento praticamente fechado com o grupo francês.

Se foi bom ou mau, o destino dirá. Mas no nosso cepticismo está ainda o projecto agro-industrial em Odemira, inaugurado com deslocação em helicópteros e sete ministros na comitiva, quando Cavaco era primeiro-ministro.

Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a um Governo.
É que, quando a esmola é muita...

..

Sem comentários: