Ao fim de cinco anos de um processo negocial inconclusivo, a Geci International trocou Portugal pela França para construir o avião Sky-lander, um investimento de 125 milhões de euros,que prometia criar 900 empregos directos. A decisão coloca um ponto final num projec-to previsto para Évora e marcado por arrastamentos sucessivos.
As negociações com o Governo português para a produção do turbo-hélice bimotor em Évora arrancaram em Junho de 2003, ainda com Durão Barroso a chefiar o Governo.
Nos bastidores, o Skylander nunca foi um projecto consensual. Era considerado um projecto inovador e ideal para ser a base do cluster aeronáutico que o Governo quer construir. Mas as autoridades portuguesas nunca esconderam a sua resistência em financiar o projecto, apesar de lhe terem dado o estatuto PIN (Projecto de Interesse Nacional) em 2006, e de terem o dossier de investimento praticamente fechado com o grupo francês.
Se foi bom ou mau, o destino dirá. Mas no nosso cepticismo está ainda o projecto agro-industrial em Odemira, inaugurado com deslocação em helicópteros e sete ministros na comitiva, quando Cavaco era primeiro-ministro.
Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a um Governo.
É que, quando a esmola é muita...
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