já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Política mexe em Quarteira - esclarecimento

o seu a seu dono…
De E., um leitor perfeitamente identificado, recebemos um e-mail que, a seguir, com permissão do autor, transcrevemos parcialmente:

« (…) Gostaria de esclarecer um aspecto que o Calçadão de Quartei-ra foca no seu artigo “Política mexe em Quarteira”, de 21 do cor-rente, que não corresponde inteiramente à verdade:
.
Diz o Calçadão, a certa altura, que “ontem mesmo se realizou um jantar de mulheres de Quarteira, no qual o homenageado foi precisamente o professor (Vairinhos), ex-presidente da câmara loutetana”.

Ora a verdade é que não se tratou de um “jantar de mulheres”. Também não se tratou propriamente de uma “homenagem” ao Joaquim Vairinhos. Também não foi aquilo que se costuma chamar de um jantar ou uma reunião política (ainda que política seja aquilo que todos nós fazemos a toda a hora, nem que seja ao queixarmo--- -nos do custo da “bica”).

A ideia partiu de um grupo de amigos, gente modesta de Quarteira, que, em múltiplas conversas informais vinha sugerindo, há meses, um encontro. Um convívio de amigos que, em comum, têm ou tive-ram alguma ligação ao ex-presidente louletano. Por isso, Vairinhos teria de ser, naturalmente, um dos convivas.

Coube-me a mim e ao F.(também identificado) assumirmos a dina-mização desse encontro e, por isso, contactámos amigos nossos que sabíamos serem amigos também de JV, ou terem sido seus apoian-tes. Evidentemente que não convidámos nem todos os nossos amigos nem todos os amigos do JV. Tanto mais que estávamos condicionados ao facto de o restaurante escolhido não comportar mais de 70 comensais; por isso, muitos dos que gostaríamos que ali acorressem também não puderam ser convidados.

No convívio participaram, realmente, muitas mulheres. Mas também participaram jovens e bastante gente sem qualquer filiação partidá-ria e mesmo tradicionais votantes noutros emblemas políticos que não o do Joaquim Vairinhos.

Esta é a verdade (…)»

Já tivemos oportunidade de responder pessoalmente a E. e de nos penitenciarmos pelo erro cometido, provocado por uma informação um pouco distorcida sobre o que se passara no jantar do dia 20 de Setembro.

Por essa falha, uma vez mais, pedimos desculpa a E. e aos restantes leitores que poderão ter sido induzidos em erro.

No entanto, queremos fazer notar que, sendo o jantar promovido por “mulheres” ou por simples “amigos”, o essencial do teor do nosso post “Política mexe em Quarteira”… mantém-se em absoluto.
..

27 comentários:

Anónimo disse...

Eu já disse o que tinha a dizer. Aqui em casa o Sr. Prof. Vairinhos leva os votos da família toda se for candidato.

Anónimo disse...

Pois eu não estive e tenho pena de não ter estado mas também só soube depois...
Fica para a próxima.

Anónimo disse...

Vairinhos está politicamente queimado!!!

Anónimo disse...

Deixa-te disso, Vítor. Tomaram muitos estarem como ele. Se ele se não tem retirado, eu queria ver se o PS estava na lástima que vocês o puseram

Anónimo disse...

E esse barulho todo só porque não foram convidados para um jantarinho?
Deixem lá, para o ano, o Mendes Bota faz mais um Pontal de Quarteira e cabem lá todos-

Anónimo disse...

Pois se houver outro jantar destes eu também hei de lá estar.

Anónimo disse...

Ai Ai... zangam-se as comadres... descobrem-se as verdades... caro E., caro F. e querido JV... O F e o JV já tiveram aquilo que conseguiram e ganharam com todo o mérito... O E. bem tenta chegar a algum lado, mas como não consegue, empurra alguém para lá chegar, mas... assim não vale... Não me importaria de ter ido jantar, pois o restaurante em causa é do meu agrado... mas tendo o intuito que teve... Ai o zé povinho não é tão ingénuo assim... O Concelho de Loulé precisa de gente nova, dinâmica, para renascer Quarteira das cinzas e pasmaceira que está enterrada, e colocar o Concelho de Loulé na rota do futuro, e não na rota das festanças, as tais que agora são laranjas e brancas... No sábado vou a um jantar, com amigos... será que sairá no calçadão... P.S.: Alguém viu a minha amiga Camila?

Anónimo disse...

Não costumo ser leitor destas coisas dos blogs. São modernices próprias de quem já usa Magalhães e essas coisas a que não fomos habituados no meu tempo de escola.
Mas chamaram-me a atenção para esta discussão aqui deste assunto do Vairinhos no Calçadão de Quarteira e confesso que estou achando piada.
Por isso, vou meter a minha colherada.
Pela minha parte, gostaria de reproduzir aqui o que li no jornal «barlavento», quando se realizaram as últimas eleições autárquicas. O jornal divulgou:
“Eu estou aqui, é a canção do Abrunhosa, mas eu, também, estou aqui, não me fui embora», lembrou Joaquim Vairinhos, respondendo desta forma aos seus adversários políticos, que o têm acusado de ter abandonado o concelho. Vairinhos candidata-se desta vez à presidência da Assembleia Municipal, que pretende transformar num órgão municipal vivo, com a participação das pessoas, porque «Loulé parou durante quatro anos, e isso não pode continuar». As dívidas voltaram à baila e Joaquim Vairinhos, que foi presidente da autarquia, lembrou que a «Câmara tem obrigação de pagar, porque são verbas de obras realizadas, mas convém lembrar que a autarquia ainda está a pagar dívidas do tempo de José Cavaco [PSD]»”.
É verdade que a Assembleia Municipal não se transformou num órgão municipal vivo. Mas isso não foi só por culpa dos sociais-democratas. Os socialistas, com um autismo tão grande ou maior que os sociais-democratas, têm responsabilidades no marasmo e quase inutilidade em que a AM tem vegetado, sendo os deputados municipais sempre completamente ignorados pelos vereadores – isto de um e de outro lado.
Com a AM a funcionar assim, deixa de ser um órgão deliberativo para passar a ser um mero conjunto de “yes-men”, sem interesse, sem utilidade.
Por isso, para que este concelho cresça, é preciso que este estado de coisas mude.
Esta é a discussão que interessa ao concelho e a Quarteira, por arrastamento.
Não é saber se as pessoas já estiveram, se são novas ou velhas. Se já estiveram, se merecem ou não voltar. Deixem isso ao cuidado deles próprios e depois ao cuidado de todos nós, no momento de ir deitar o papelinho na urna.
Deixem de discutir as pessoas, o seu passado, os seus desejos. Isso não passa de maledicência de pessoas invejosas e mesquinhas que se escondem atrás das palmeiras do calçadão para jogar as suas pedradas idiotas, brincando com coisas sérias e disfarçando as suas próprias incapacidades.
Porque não tornamos este espaço do Calçadão de Quarteira (ou outro qualquer que queiram sugerir) num fórum sério e produtivo?
Eu tenho as minhas opiniões: Isso, se calhar, não lhes interessa porque teriam de mostrar a sua pequenez perante gente capaz, inteligente e com conteúdo, como Joaquim Vairinhos, por exemplo.
Cumprimentos
J.A.M. Viegas

Anónimo disse...

Quem foram as comadres que se zangaram, amiga Palmeira? Não soube de zanga nenhuma.
Conte lá, rapariga, Só soube de uma pessoa que ficou zangada com esse tal jantar. Mas essa já nasceu zangada.
Por isso gostava de saber também as verdades, ó palmeirinha.
Depois pões-te para aí a jogar com letras e eu fico na mesma...

Anónimo disse...

Ai o Viegas a querer falar de coisas sérias... Com gente desta, coisas sérias, senhor Viegas?
Õlhe, veja esses comentários aí atrás e diga lá se não são coisas dessa gente que não tem nada para dar.
Como é que iam falar de coisas sérias? Primeiro têm de CRESCER !

Anónimo disse...

...os queimados políticos quem são? Há queimados políticos ? Este tema dava para um tratado filosófico à volta do que é a prática política . Serão queimados políticos os que antes de serem eleitos tinham um comportamento e que no exercício do seu mandato mostram comportamento antagónico, tornando-se intolerantes, arrogantes, nepóticos ,etc...etc

Anónimo disse...

Que bom seria que pelos blogues aparecessem mais Sr. Viegas, sabedores, sinceros e construtivos!
Teria muito gosto de poder merecer a sua opinião nos temas que proponho no:
http://ssebastiao.wordpress.com

Passe por lá!

Anónimo disse...

Pôr os pontos nos iis como fez o Sr. Viegas é do que precisamos e não de bacocadas como as pedradas às cegas ou pretensamente dirigidas que alguns aqui vêm deitar e que não levam a lado nenhum.
Eu, se fosse os senhores do Calçadão de Quarteira não deixava passar nem um comentário que não fosse contribuir para uma discussão séria das coisas que realmente interessam.
Mas muitos só Vêm para aqui deitar palavras para agredirem outras e isso é realmente feio e inútil.
Eu gostava que se discutissem as coisas como devem de ser. Por exemplo, deste assunto, o que eu gostava era de saber a opinião das pessoas sobre se o Vairinhos fez ou não um bom papel na Câmara Municipal de Loulé e se será capaz de fazer melhor que o Dr. Seruca Emidio.
Ou se haverá outros socialistas mais capazes do que ele para serem eleitos para os lugares, não quero saber se na casa de uns vão todos votar nele nem se outros acham que ele está queimado mas não dizem em que fogueira, ou se foram ou não foram ao jantarinho nem quem os convidou nem o que querem os que fizeram os convites e muito menos se alguem vai jantar com uma Camila ou aonde vão jantar.
Quero é que se falem as coisas de uma maneira que todos entendam e que sirva para alguma coisa.
Assim em vez de se tratarem as coisas sérias e que nos fazem falta, parece que são garotos que nao têm mais nada para fazer.
Discutam como deve de ser. Obrigado pela paciencia que tiveram para me lerem isto.
Maria do Rosário

Anónimo disse...

Falou bem, Maria do Rosário.
Que se calem os Anónimos e as palmeiras, que não dão a cara nem têm ideias dentro das suas cabeças.
Era bom que muitos Viegas e muitas Marias do Rosário aparecessem por aqui e, como Você diz, pusessem os pontos nos iis, em vez de passarem o tempo a nada dizer.

Anónimo disse...

Eu respondo à Maria do Rosário.
E digo: o Vairinhos foi o melhor presidente que houve em Loulé
E digo mais: se ele tivesse metade do dinheiro que tem tido o Dr. Seruca, teria feito dez vezes mais do que foi feito nestes últimos seis ou sete anos.
Alguém que me desminta!

Anónimo disse...

Muito bem... faço o meu mea culpa... mas onde andavam os supostos srs. viegas e marias do rosário e os sérgios... ainda bem que apareceram...onde é que eu já ouvi isto... enfim... Qual foi o projecto do Seruca e sua equipa para o futuro do Concelho de Loulé??? Eu sei... amealhar o máximo de milhões para gastar desgarradamente no último ano de mandato perto das eleições... Qual será o projecto do Sr. Vairinhos para o Concelho? Se acham que só mando bocarras... Aqui vos lanço um desafio... debatemos o futuro da freguesia de quarteira e do concelho de loulé... Que necessidades que projectos???? Será este o projecto do Vairinhos e dos seus pares ou um projecto sólido para o concelho, juntamente com a instituição que representa o Sr. Vairinhos e que desde sempre lançou o Prof.º para a ribalta da política??? Será o Sr. Vairinhos o D. Sebastião da era moderna? Que garantias terá o povo do concelho de Loulé que o Sr. Vairinhos não aparece só para fazer jeito, tentar ganhar e receber contrapartidas para uma subidita maior... Lá para os lados do Turismo do Algarve ou para a futura Região Administrativa do Algarve??? Os lideres irão nessa conversa??? Que irá fazer o Sr. Dr. Seruca e sua equipa? reforçar-se com o Zé de Quarteira em vez do Possolo de Quarteira? Em Quarteira quem irá representar o partido da mão fechada? O Zequiel? O Sr. F.Viegas? A Dra Hortense? Ou irão virar a página definitivamente para apostar no futuro? E o lado do partido da seta? Avançará o Prof. Catarino? O Felizardo? O Sr. Cova?... Enfim aguardo as cabecinhas pensadoras para discutirmos o futuro de quarteira e do nosso concelho...

Anónimo disse...

Gostei dessa agora, senhora Palmeira.
Também acho que a discussão está a entrar nos eixos.
Realmente, é altura de fazer balanços, pedir contas e exigir compromissos.
Se calhar, não sou a pessoa mais qualificada para cometer essa tarefa, mas todos juntos poderemos conseguir encontrar, pelo menos um ponto de partida para o esclarecimento. Seria bestial que, todos juntos, conseguíssemos estabelecer esse forum de que fala o Sr. Viegas, que a D. Maria do Rosário corrobora e que, agora, a Sra (?) Palmeira também sugere.
Se eu soubesse como o fazer, dava já o pontapé de saída. Mas não sei.
Por isso, eu propunha ao Calçadão de Quarteira que encontrasse forma de abrir essa discussão, para bem de Quarteira.
Eu acho que poderíamos dividir a discussão/análise em vários capítulos.
Aí vai a minha proposta:
1º - Como estava o concelho e Quarteira, antes do Prof. Vairinhos;
2º - O que foi feito nos mandatos do Prof. Vairinhos, ou, de outra forma: o que foi feito nos mandatos Socialistas
3º - O que foi feito nos posteriores mandatos do Dr. Seruca Emídio.
4º (o mais difícil) - Conseguir que o Prof. Vairinhos defina o seu compromisso para o Concelho e para Quarteira e que o mesmo compromisso seja conseguido do Dr. Seruca Emídio.
Claro que esta é só uma proposta que os outros comentadores podem modificar e estabelecer as normas para a discussão.
Tenho consciência que a tarefa não será fácil mas, se o conseguíssemos, estou certo de que prestaríamos um grande serviço ao Concelho e a Quarteira.
Fico à espera das vossas reacções e contra-propostas.

Anónimo disse...

Eu até concordo com vocês na generalidade, no superior interesse de um verdadeiro debate de ideias para o concelho, de uma forma construtiva e séria!!

Mas..não brinquem com as pessoas..

Acham que este blog alguma vez teve uma intenção séria e honesta????

Porventura alguém no seu perfetio juízo, achará que isso será possível de ser feito num espaço, onde o único objectivo é a pura maledicência, lançamemtos de boatos e intrigas mesquinhas, lançados sempre em primeira mão pelo administrador do blog.

Nunca,mas mesmo nunca vi uma proposta alternativa séria, que pudesse ser vista como tendo por interesse, um verdadeiro contributo positivo. Nunca.

Não há uma única acção ou medida do executivo que não seja sistematicamente gozada, caricaturada....

Este executivo foi eleito e reeleito, mas segundo vocês nunca fizeram nada que se aproveitasse??!!!

As pessoas e os eleitores do concelho são todos idiotas?!!
Será isso??!!!

Um hino á demagogia!!

Lourenço Anes disse...

Para os nossos comentadores
- J. Viegas,
- M. do Rosário,
- Terceira Palmeira e, particularmente, ao
- Artur Almeida:

A ideia de um fórum seria, realmente, interessante. Sinceramente, não sei como o poderei organizar. Terei de falar primeiro com os meus colaboradores e eles decidirão, se souberem.
Para mim, apesar desta minha perplexidade momentânea, julgo que isso seria o corolário ideal para este blogue que, quando o criei, há mais de um ano, nunca imaginaria que iria atingir tanto eco no seio dos meus conterrâneos e não só.

Também nunca pensei que um blogue, que foi criado com a intenção de colmatar uma falha noticiosa local, pois os Quarteirenses apenas dispõem de dois instrumentos noticiosos - dois jornais quinzenários é muito pouco para uma cidade de uma população estimada em cerca de 30 mil (?) pessoas e que cresce diariamente.
Pensava eu, inicialmente, que haveria muito pouco para escrever todos os dias.
Enganei-me. Enganei, dando razão à iniciativa da criação do blogue – é que temos, praticamente notícias diárias.

Isso e o afluxo de correio à caixa do correio começaram a roubar-me tanto tempo que só foi possível dar continuidade ao projecto com o apoio de novos colaboradores (que, provavelmente, muito em breve iremos ter de ampliar).

Os amigos mais próximos vêm aqui ao estabelecimento trazer-me notícias, sugestões, solicitações quase diariamente.
Isso, se por um lado, nos dá uma compreensível satisfação, por outro, traz-nos outros tipos de preocupações e anseios.
Com algum esforço, temos, porém, conseguido manter este blogue com regularidade e actualidade.

Por isso, esse fórum sugerido pelo nosso amigo Artur Almeida seria a cereja no cimo do bolo. Só que, de momento, não sabemos como o fazer ou como começar. Aceitamos as vossas sugestões.

As “colunas” do ‘Calçadão de Quarteira’ estão à vossa disposição. Usem este 'Calçadão'. Usem-no de forma produtiva e eficaz, em nome do Quarteira, das Pereiras, das Quatro Estradas, do Semino, da Fonte Santa, de Vilamoura e das suas gentes.
Contem connosco.

Cumprimentos amigos.

L. Anes

Lourenço Anes disse...

Respondo agora ao senhor DécimaOitavaPalmeiradoCalçadão:

Em todos os círculos acontecem indivíduos como você, incapazes de olhar-se ao espelho, mas prontos a dizer atoardas, como alguém disse aí atrás, “escondido atrás de palmeiras”.

Com efeito, dizer que o ‘Calçadão’ é um “espaço, onde o único objectivo é a pura maledicência, lançamemtos de boatos e intrigas mesquinhas, lançados sempre em primeira mão pelo administrador do blog”, é, no mínimo, caricato.
Se você não fosse apenas uma miserável palmeira, iria pedir-lhe que enumerasse os boatos e as intrigas que eu lancei.
Até hoje, que me recorde, apenas o erro de um jantar de mulheres, que, afinal, foi um jantar de amigos. Reconheci o erro e pedi desculpas.

Maledicência, boatos e intrigas são apanágio de pessoas como você que, incapazes de construir, se limitam a dizer disparates atrás de palmeiras. (E nem imagina o número de comentários imbecis ou inúteis que, diariamente não autorizamos).

Quanto ao “executivo” de que fala, não sei se você se refere ao do município ou da freguesia. Se é ao segundo, é difícil, já que não lhe conhecemos qualquer “acção ou medida”, tal a grandeza da sua ineficácia.

Se é ao municipal… Pois raramente faço alusão aos seus actos. Mas se o fizer e se criticar negativamente o que é feito em Quarteira… é porque “notícia é o homem morder no cão”. Entende?
Porque, na minha modesta opinião, o que é bem feito e atempadamente, neste município, é-o apenas na sede do concelho e em Alte – isto mesmo já o afirmei ao próprio Dr. Emídio que faz o favor de ser meu amigo pessoal.

O próprio José Carlos, crítico “contumaz” do doutor, só costuma falar do que o executivo municipal faz ou não faz em Quarteira.

Portanto, se acha que o ‘Calçadão’ faz das “pessoas e os eleitores do concelho todos idiotas”… O problema - esse sim - é preocupante. Pelo menos já revelou uma: uma certa décima oitava palmeira.

Cumprimentos

L. Anes

Anónimo disse...

Gostei de ambas as respostas. Força, Lourenço. Quarteira agradece.

Anónimo disse...

Deixem-se de especulações. O único que se preocupou em resolver os problemas de Quarteira foi o Vairinhos. O Bairro da Lata, o Calçadão, as Escolas, o Rendimento mínimo garantido, a Segurança, o Porto de Pesca, o centro de saúde, a Fundação António Aleixo, a Escola Profissional , o Pavilhão Gimno Desportivo, os campos de Ténis , a Igreja S.Pedro do Mar, as Bolsas para estudantes, os apoios ao Quarteirense, a Pista sintéctica de Atletismo, as marchas dos Santos populares, etc... a Delegação de Quarteira da CML, os projectos de planeamento para toda a Quarteira, como o plano de Requalificação que originaria um Polis que os actuais não souberam reivindicar. Tudo isto sem "milhões". Deixem-se de comparações. Convidem o homem, incentivem o homem, enquadrem o homem e certamente todos nós, por aquilo que oiço entre a população e o tecido empresarial, ganharemos uma nova dinâmica. Quarteira não é menos que Portimão, nem Albufeira, nem Olhão. Precisamos de gente com visão e sem medo.

Anónimo disse...

Parece que quem tem de convidar é o PS de Loulé. Mas, pela amostra que Quarteira tem lá na secção política... não sei se vão ter t.....s para isso

Anónimo disse...

Eu sempre achei que mais vali terem plantado alfarrobeiras no calçadão. Dão sombra e são árvores algarvias.
Plantaram palmeiras, vejam o resultado: dali só saiem parvidades.
Força Vairinhos, manda-os dar uma volta.

Anónimo disse...

Para quem tem realmente massa cinzenta e gosta de analisar as coisas, Joaquim Vairinhos foi - de longe - o melhor presidente da CML tendo em vista o desenvolvimento da freguesia de Quarteira. Só não vê isso quem não quer ou quem está "cego" pela sua cor política. Que os Quarteirenses nunca se esqueçam de isso! Voltar a tê-lo como presidente da CML, seria voltar a colocar a freguesia de Quarteira novamente na rota do desenvolvimento estrutural. Aliás, diria mesmo, que se existe algum candidato do PS à CML que pode ter algumas hipóteses de vencer o Dr. esse candidato é Joaquim Vairinhos. No entanto o caminho é bem difícil por vários factores, mas seria interessante analisar o modo como o próprio iria enfrentar tal desafio .

Anónimo disse...

Pois....

Com a desculpa dos impropérios e da correção, entretanto os posts que não interessam ficam retidos...

Sim senhor....

Grande democrata....

Anónimo disse...

Deixem o homem em paz! Já deu muito ao concelho . A crítica que lhe faço é ter aberto a porta ao Aleixo. Que ingrato tentou apagar o seu inventor. Como se pretendesse alterar a história.
JV foi o único socialista que foi eleito pelos louletanos. Aleixo foi seu herdeiro, e Andrade em 1976 era independente e foi socialista a partir de 1979 quando perdeu para o Mendes Bota.
Olha Joaquim um conselho: não te metas nisso. Eles não te compreendem. Não perceberam quando te foste embora! Não compreenderam o teu sacrifício em Sagres quando eras eurodeputado.
Nunca compreenderão o teu regresso e vão chafurdar na tua vida familiar. Não vês os debates sobre o divórcio. Casamento é negócio e é para a eternidade. Nunca te perdoarão por teres frontalidade, coragem e assumires os teus actos.
São muito pequeninos ,mas todos têm as suas mulheres e as suas amantes, e vão `a missa, às procissões e à festa da Mãe Soberana pendurados com as suas mulheres e sorrisos para as suas amantes.
São todos bons rapazes. Deixa-te disso. Foste o melhor defensor de Loulé e a maioria dos louletanos estão reconhecidos.