já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

“Caso Freeport”

realidade: não há suspeitas fundadas

Comunicado da Procuradoria-Geral da República / Departamento Central de Investigação e Acção Penal

----------------------
O processo relativo ao “Caso Freeport” encontra-se a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal desde Setembro de 2008, estando neste momento a ser efectuadas perícias pelo Departamento competente da Polícia Judiciária sobre diversos fluxos bancários e a serem realizadas diligências várias, consideradas essenciais para a descoberta da verdade, pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.
----------------------
Tais diligências foram consideradas prioritárias e a elas serão afectados todos os meios considerados necessários.
----------------------
Serão seguidas quaisquer pistas consideradas com interesse, analisados todos os fluxos bancários e inquiridas todas as pessoas ligadas ao caso, realizando-se as diligências tidas como necessárias para a descoberta da verdade.
----------------------
Não foram recolhidos até este momento indícios que permitam levar à constituição de arguido de quem quer que seja.
----------------------
Logo que a Lei Portuguesa o consinta será dado conhecimento público das diligências efectuadas, desde que o processo se iniciou em 2004, com uma carta anónima recebida na Polícia Judiciária de Setúbal.
----------------------
A carta rogatória inglesa agora divulgada pela Comunicação Social, foi recebida no Departamento Central de Investigação e Acção Penal em 19 de Janeiro do corrente ano e irá ser cumprida, de acordo com a Convenção sobre a Cooperação Internacional em Matéria Penal, como tem acontecido durante a investigação.
----------------------
Os alegados factos que a Polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima, numa fase embrionária da investigação, contendo hipóteses que até hoje não foi possível confirmar, pelo que não há suspeitas fundadas.
----------------------
A carta rogatória inglesa não contém nenhum facto juridicamente relevante que acresça aos factos conhecidos e investigados pelas autoridades portuguesas, nem contém nenhum elemento probatório considerado válido e que justifique uma alteração da posição tomada nos comunicados anteriores.
----------------------
Ninguém está acima da lei, mas nenhum cidadão português pode ser considerado arguido, nem sequer suspeito, unicamente porque a polícia de outro país o coloca sob investigação com base em hipóteses levantadas e não confirmadas e que servem somente para justificar um pedido de colaboração.”

Fica o meu contributo para combater a desinformação.

51 comentários:

Anónimo disse...

Tenho que confessar,admiro o homem,esta sempre a sorrir para as cameras de tv mesmo quando é atacado eheh

Anónimo disse...

Se Sócrates tivesse recebido o dinheiro, porque é que ainda se estava a dar a esta chatice de governar este povinho??

Anónimo disse...

Que burrice! Os ingleses SÓ responderam a uma carta rogatória nossa!!!Dificíl...

Anónimo disse...

EU TAMBÉM GOSTAVA DE SABER O QUE FIZERAM OS INGLESES COM AS PROVAS DA MADDIE

Anónimo disse...

A aliança mais antiga do mundo. Vale-nos a pena. Abram os olhos. Os Ingleses não valem nada. Veja-se o caso Maddie.

Anónimo disse...

O primeiro ministro tem que colaborar rapidamente com a justiça o clima de insuspeição não pode continuar .

Anónimo disse...

policia inglesa tao boa...viu se no caso maddie.estao a fazer tudo para sujar a imagem de socrates e de portugal.sintra

Anónimo disse...

O Homem tem a vida vista à lupa há anos... Eu cá duvido que tivesse deixado tamanho rabo preso. (se o fez não foi o primeiro, e parece-me estranho para alguém que começou uma luta nunca vista contra a corrupção e fraude como ele... estranho, no minimo) O problema é o 1º ministro sair sempre a perder com esta história que estranhamente tem um certo timming pré-eleitoral)e com ele TODOS NÓS PORTUGUESES! Mesmo que não se encontrem provas nenhumas o clima de suspeição vai acompanhá-lo sempre como em outros casos, mas que o Homem tem capacidade para aguentar o embate sim, já o provou. Tudo isto é natural, ele tem vindo a calcar muitos calos e é o 1º politico que me merece algum respeito, quanto mais não seja por essa coragem! Há uma coisa, DÁ SUBSIDIOS A MAIS!!!!! Há muita gentinha aí com braços pra trabalhar, que está muito bem em casa a receber sem fazer nada. E muita gente mal educada, ignorante e sem princípios, mas é cada um de nós que tem de dar o exemplo, é fácil criticar olhar para o espelho é que pode ser mais chato. Acima de tudo PENSEM POR VOSSA CABEÇA, NÃO "EMPRENHEM" PELOS OUVIDOS OU POR MANCHETES, leiam as noticias e vejam entrevistas até ao fim e tirem as próprias conclusões, ás vezes a vida é mais caricata do que uma novela. EXIJAM QUE ROLEM CABEÇAS SEJAM QUAIS FOREM, não ponho a mão no fogo por ninguém mas parecem-me demasiados ataques. Liberdade de opinião sim, mas... PARA GRANDES LIBERDADES, GRANDES RESPONSABILIDADES!!!

Anónimo disse...

Sr. Presidente por favor faça alguma coisa, o barco está a afundar-se!

Anónimo disse...

Apesar de eu não querer votar nele, Este gajop do Socrates tem Tomates e coragem de fenómeno do entroncamento. E é sério!!!
Socrates, conduz este país como estás a fazer, com rigor.

Anónimo disse...

De acordo com o que a justiça portuguesa nos tem habituado, temos duas hipoteses:
- Se o Socrates fôr preso é porque está realmente inocente.
- Se o Socrates fôr ilibado então com toda a certexa que é culpado.

É o que se tem visto todos os dias no nosso país, os ladrões a serem soltos, e os policias e as pessoas que defendem o seu patrimonio a terem serios problemas com a justiça ou até mesmo serem presos. Sem querer ser racista ou q.q. coisa do género, até os ciganos contratam os melhores e mais bem pagos advogados do país mesmo ganhando o rendimento minimo garantido tem dinheiro para tal e .... são soltos de imediato.

Meus amigos isto está mau para quem trabalha e é sério, para os outros "tá se bem..."

Solex

Anónimo disse...

Estes comunas são lixados... então para tramar a vida ao homem, fizeram-se passar por negociantes e mandaram emails para Inglaterra só para uns anos mais tarde incriminar o homem... Não há direito!!!

Anónimo disse...

Eu acho que o caso Freeport vai servir para os portugueses fazerem o balanço dos 34 anos de democracia, mais precisamente sobre a justiça que é um dos pilares fundamentais da liberdade, se não resultou nas próximas eleições teremos de mudar o jogo,e se calhar rever a constituição, no caso das individualidades que ocupem altos cargos tem de ser ISENTAS.

Anónimo disse...

Não sei se o Sócrates é culpado ou não. o que sei é que tudo o que ele diga já não convence a maioria das pessoas, é o que faz fazer politica com base em inverdades e costuma-se dizer, quem mente uma vez, mente duas, mente trez.

Anónimo disse...

É triste ver aonde chegou este Pais !
Um caso que seria de ordem juridica transforma-se num caso politico.
Caso não exista uma intervenção rapida ,a situação pode correr o risco de ser insustentavel.
O Sr Presidente da Republica não pode ser uma figura decorativa ,tem que agir com rapidez.
A credibilidade deste País está em causa.

Anónimo disse...

os emails aos militantes
são a coisa mais patética que se pode conceber
é uma infeliz ideia peregrina
que só abona em desfavor
faz lembrar os abaixo-assinados

Anónimo disse...

eu já tinha dito que a máquina socialista estava sempre em movimento, mas hoje fiquei abismado com uma noticia sobre o caso freeport.
vocês sabem que o processo judicial do caso freeport estava no tribunal de setubal? e sabem que ele foi transferido para o DCIAP por ordem do PGR? sabem que lidera o DCIAP? É a procuradora candida de almeida. e sabem que essa tal candida de almeida foi uma das apoiantes da comissao de honrra da candidatura de marioa soares ás ultimos eleiçoes presidenciais. e sabem quem era o mandatorio da campanha de mario soares? foi o dono dos escritorios de advogados que estes dias foi alvo da buscas da PJ sobre o caso freeport.

Meus amigos tudo isto e mais as declarações do PGR e de candida almeida servem para abafar todo o caso e para tudo ser arquivado.

entao se nem os pedofilos sao punidos, e vai ser agora punido o primeiro ministro de portugal..

pobre país este em que vivemos...

pedrojaraujo

Anónimo disse...

A maioria dos farsolas que aqui deixam comentários do mais baixo nível e que só sabem dizer mal de tudo devem ser os mesmos que nunca fizeram nada na vida,que foram vivendo à custa do trabalho dos outros e como o sr.José Sócrates teve a coragem de mexer em certas regalias que os ditos srs julgavam ser impossível mexer estes agora aproveitam para dizer tudo o que há de pior do nosso PM.mas continuem assim porque dessa forma só lhe estão a dar mais força,vão se preparando para o ter mais 4 anos para acabar o que começou.É assim mesmo Sócrates vai em frente e não ligues a este tipo de gente.

Anónimo disse...

Que sorte têm os selenitas!

P.S.
para quem não sabe os selenitas são os habitantes da lua.

Anónimo disse...

todos os que sofrem de partidariteófacciosismo xuxalista e afins

Repitam depois de mim: não faz mal votar noutro partido, não é a mesma coisa que mudar de clube! Vá lá…mais uma vez! Não faz mal votar noutro partido, não é a mesma coisa que mudar de clube!
Agora, nas próximas legislativas não se esqueçam de votar na pessoa que vos inspira mais confiança e esqueçam o partido a que pertence, é que nos tempos que correm há rosas cor de laranja e cravos verdes, não se fiem nos partidos eh eh.

Anónimo disse...

Se fossem gente séria demitiam-se! Lá fora, por muito menos, nos países decentes, os GOVERNANTES demitem-se por causas muito menores, aqui na parvalheira-bandalheira, são tão descarados e têm tão pouca vergonha no focinho que ainda gozam com a populaça e se fazem de vítimas, lembram-se do Carlos Cus a chorar na Tv e do Vale Azedo também?! Para agravar a justiça à portuguesa vai a reboque e não há justiça nenhuma, o melhor que fazem é: "Arquive-se!" Tem que ser a Europa a pôr ordem nisto e a julgá-los! Foi preciso o Tribunal Europeu apresentar uma queixa contra portugal por pôr em risco a população devido a não estarem a cumoprir - o desGoverno-Estado - com os níveis máximos de poluição que estão a afectar a saúde dos portugueses, especialmente em Lisboa! O que fazem eles, os irresponsáveis?!

Anónimo disse...

Acredito na justiça Portuguesa, acredito na inocência do 1º ministro, e sei que desde o 25 de Abril foi até hoje o único político em quem acredito. Votarei de novo em si Sr. eng., os detractores e os invejosos irão continuar a falar, mas sei que para bem do País, ganhará de novo e com maioria absoluta........

Anónimo disse...

que vergonha!.. um governante português, pago pelo povo para servir o país e está mais preocupado em defender o seu umbigo do que em proteger a credibilidade nacional!..

seja o que for que tenha recebido, e mesmo que não tenha sido nada (nunca se irá provar coisa alguma), tomou decisões polémicas e precipitadas que danificaram a imagem do país.. se não sair de cena, o folhetim (que ele iniciou escusada e "gratuitamente!") ir-se-á arrastar e a factura ficará para ser paga pela sociedade, que levará anos até ganhar novamente credibilidade internacional..

um PM normal, daqueles que põem os interesses do país em primeiro lugar, já teria percebido isso há muito tempo.. mas este senhor confunde "determinação" com "casmurrice", e está a exercer o cargo mais com espírito de "ambição" do que de "serviço".. só por esse motivo é que se poderá agarrar ao "poleiro" mesmo que afunde o país, que já está a meter àgua por todos os buracos da governação..

um político responsável não pode criar oportunidades de dúvida que levem a pôr em causa o prestígio do país que jurou honrar.. falhou nessa promessa, à semelhança de muitas outras, porque se meteu voluntáriamente num assunto que já se sabia estar envolvido em suspeição.. tenha recebido luvas ou não é irrelevante comparativamente ao prejuízo que irá resultar da perda de credibilidade do Estado Português..

ainda que tenha feito toda esta azelhice de graça, não deixa de ser uma azelhice.. continuar em cena será juntar mais outra!..

Anónimo disse...

"Para os empresários, neste momento, José Sócrates tem toda a legitimidade e condições para continuar a governar. O pior para o país seria a ingovernabilidade crónica. Portanto, é melhor acabar com o circo. Investigar o que há para investigar. Noticiar o que há para noticiar. E trabalhar para ultrapassar a crise económica e social."

(Bruno Proença, "Diário Económico", 30-01-2009)

QUEM SABE, SABE!

Anónimo disse...

Apelo a todos neste forum para terem calma e que deixem o nosso 1º ministro trabalhar. O nosso país precisa de estabilidade e enquanto o eng. socrates estiver fragil na incubadora a receber ataques de forças ocultas ,a crise não se resolve! Não façam a ele o mesmo que fizeram a mim, ou seja um golpe de estado camuflado pelos poderes presidenciais!

Anónimo disse...

A carta rogatória enviada a Inglaterra pela Procuradoria-Geral da República em 2005 esteve engavetada até 2008 sem que ninguém 'formal ou informalmente' accionasse os meios para acelerar o seu cumprimento, soube o DN junto de fonte policial "Não houve diligências formais ou informais" das autoridades portuguesas para apressar o cumprimento da carta rogatória enviada em 2005 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para as autoridades inglesas, apurou o DN. - notícia do DN.

Anónimo disse...

Interessante é ver uma pessoa como o Freitas do Amaral a vir defender o indefensável. Mas, espera aí. O Freitas não foi Ministro do José Sócrates? As voltas que tudo isto dá...

Anónimo disse...

Maria Adelaide de Carvalho Monteiro, a mãe do primeiro-ministro José Sócrates, comprou o apartamento na Rua Braamcamp, em Lisboa, a uma sociedade off-shore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, apurou o Correio da Manhã. Em Novembro de 1998, nove meses depois de José Sócrates se ter mudado para o terceiro andar do prédio Heron Castilho, a mãe do primeiro-ministro adquiria o quarto piso, letra E, com um valor tributável de 44 923 000 escudos – cerca de 224 mil euros –, sem recurso a qualquer empréstimo bancário e auferindo um rendimento anual declarado nas Finanças que foi inferior a 250 euros (50 contos).

Anónimo disse...

É um facto, político pobre apenas conheci um "Salazar. Depoia da abrilada estão todos podres de ricos, assim como toda a familia.Tem sido só a sacar!á esquerda e á direita

Anónimo disse...

Ex-bastonário dos advogados disse; "Há políticos que pagam imóveis com dinheiro vivo". O país está a saque.

Anónimo disse...

Em Portugal, temos um classe jornalistica, tacanha, incompetente e falsa. Não sendo capaz de dar noticias, faz noticias. Alguns exemplos: A menina inglesa, casa Pia e agora Sócrates. O Povo Português em Outubro próximo vai dar a resposta nas urnas a esta cambada. Mas esperamos que se façam leis para punir estes pseudo-jornalistas que fazem noticias. em lugar de informar.

Anónimo disse...

o líder dos sociais-democratas madeirenses manifestou-se “chocado” com a falta de coragem de “muita gente que nada fez para alterar o rumo do país" . CHOCADA ESTÁ MUITA GENTE POR ESTE POLITICO PROFISSIONAL QUE NUNCA FEZ NADA NA VIDA, AINDA CONTINUAR NO GOVERNO.

Anónimo disse...

Já disse: Pelos comentadores e comentários,vejo que a coisa está feia e muito feia.Há para aqui malta que está a tremer de medo em perder algum tacho,senão dele,de algum filho ou neto! Noto aqui a presença dos Ligionários do Part.Socialista (Social Nazismo) e até se nota algo parecido com a M.Portuguesa. Pelo falar das pessoas,há muita raiva,o que é mau sintoma. Isto agora aqui ,já não tem pitada de brincadeira,agora virou a forte e feio. Espero que esta trampa e para bem de todos nós,não acabe numa grande tragédia.

Anónimo disse...

No meio disto tudo quem se aproveita; OS EXCELENTISSIMOS MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA
eles estao imunes a tudo PORQUE É UMA RAÇA SUPERIOR, por isso é que lhe digo que estamos pior que na ditadura, porque SALAZAR ERA SERIO, ESTAMOS NUM REGIME NAZI, EM QUE PREVALECE O DOMINIO DA RAÇA SUPERIOR.

Anónimo disse...

O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade
Oscar Wilde
O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia
Eça Queiroz
Um jornal é um instrumento incapaz de discernir entre uma queda de bicicleta e o colapso da civilização
Bernard Shaw
Um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo - e publica o joio
Adlai Stevenson

Anónimo disse...

Socrates cada vez mais comprometido...
Este é o país dos favores, apadrinhamentos, luvas, corrupção e trâfico de influências.
Portugal no seu melhor...

Anónimo disse...

Como pode haver suspeitos,se a rapaziada é toda sériaaaaaaaaaaaaaaa !

Anónimo disse...

A TVI ja investigou, A TVI ja julgou, e ultima informação a TVI ja condenou Jose Socrates, BOM DIA EU SOU A MANUELA MOURA GUEDES

ah ahh ahhhh ahhhh

Anónimo disse...

pois, pois não fossem os malvados dos jornalistas frustrados e ressabiados e isto podia ser o Paraiso não era srs politicos? um País assim tipo o melhor do mundo para viver (os corrruptos todos) obviamente....

Anónimo disse...

Que VALENTE POUCA VERGONHA!!!!e o que ainda não sabemos...só nos faltava isto...!

Anónimo disse...

O povo naquele tempo em que o rei assinou a Carta Constitucional e seguindo no seu coche,o povo gritava : Viva a Carta Constitucional e o Rei respondia baixinho, e eu a cavalo e voçês a pé,seus filhos da puta !------------ Este povo é mesmo parvalhão ! Desembuchem à vontade,mas eles é que têm a massa,o resto é cantiga .

Anónimo disse...

Dezenas de funcionários da agência policial britânica de combate a grandes fraudes, que está a investigar o “caso Freeport”, vão ser dispensados por alegada incompetência,noticiou ontem o jornal “Sunday Times”.

POIS mas para a TVI... são o máximo!

Anónimo disse...

Pois é... Sabem que esta coisa de os cristãos darem a outra face é mesmo só para enganar os tolos. Qualquer contundência é suficiente para a censura! E não usei vernáculos!

Anónimo disse...

Independentemente se o 1º ministro está ou não envolvido, para já eu acho que os primeiros a serem condenados e sem contemplações é a policia judiciaria e o ministerio publico que sabe deste caso desde 2005 (há 4 anos meus senhores) em que o nome de Socrates aparece supostamente mencionado e deixa arrastar até agora este processo, deixando um suposto primeiro ministro corrupto governar durante 4 anos. Isto para mim é que é realmente criminoso e o total descredito para a nossa policia. Depois como vai ficar tudo em aguas de bacalhau ( disso não tenho duvidas) e como sempre não conseguem resolver nenhum caso (resolveram da Maddie, descobriram o corpo da Joana??não), deixam escapar estrategicamente umas informaçõezitas para a comunicação social, que é para ver se o povo resolve o caso por eles , ou seja o Socrates se não é culpado, já esta queimado. E é assim que funciona a nossa policia e a nossa comunicação social.

Anónimo disse...

O sistema político português com partidos de "esquerda direita e centro" está podre e um dia terá de acabar para que o povo deixe de sofrer na pele os gastos com as mordomias dessa corja de gulosos que apenas querem encher os bolsos à nossa custa!. Picam o ponto às 11:00 horas da manhã e entram logo de fim-de-semana prolongado!. Abram os olhos e voltem as costas a todos os actos eleitorais!. Eles só querem tratar das suas vidas e o povo que se lixe!. São todos parasitas qualquer que seja a cor política. Desde o «Avô Cantigas» do P.C.P. até ao «Zé Cabra» do Sócrates e do Louçã, passando pela Avozinha do P.S.D. são todos farinha podre do mesmo saco fétido!. Rua com todos eles já!.

Anónimo disse...

Meus amigos eu não acredito em santos e nem sou santa, detesto politica, mas voto ou não voto dependendo da situação, agora deixar-me levar pelas acusações desses arrogantes dos ingleses com a mania da superioridade...nem pensar! Tapam as vergonhas do país deles ainda que sejam criminosos porque se julgam melhor que os outros, trabalhei dez anos com eles, sei do que estou falando.
Se o Sócrates tiver algo a ver com o caso que seja a nossa policia a resolver. É preciso ter em atenção o estado da crise no mundo e no País e as politiquices que isto pode envolver e o quanto isto nos pode prejudicar as nós Portugueses neste momento.CUIDADO PORTUGUESES é o povo que paga a factura.
Conceição R

Anónimo disse...

Onde há fumo, há fogo. Não se trata de acusar Sócrates de envolvimento ilícito no caso Freeport. Porém, já estou farto de ver, facínoras passarem pela justiça portuguesa sem beliscadura. E temos muitos casos recentes, o mais curioso deles todos é o caso da Casa Pia, onde houve, e há vítimas, mas segundo a defesa dos constituídos arguidos, estão todos inocentes. Perante tudo isto, o que pensar da justiça que se pratica neste país.

Anónimo disse...

O Socrates é doutra cepa que não os cobardolas do Antonio Guterres e Durão Barroso que ás primeiras dificuldades fugiram que nem ratos. Vamos esperar por novos capitulos desta novela, para ver quem tem razão.

Anónimo disse...

A policia Inglesa, nem sequer foi capaz de investigar convenientemente a morte ou assassinio da Diana, como é que eles querem investigar um 1º Ministro doutro País, isto só para rir.LOL LOL

Anónimo disse...

A realidade é sp muito pior do q nós pensamos.Por isso o sócretino está metido até ao pescoço.Duvidas?Náo pode haver!Uk

Anónimo disse...

Advinhem quem vai investigar o caso FREEPORT ? A Sr. Doutora CÃNDIDA ALMEIDA que por pura coincidência esteve ligada e fez parte activa da campanha eleitoral do Sr Doutor MARIO SOARES a Presidente da República. Também a uns anos a esta parte o seu marido MAXIMIANO foi nomeado pelo PS para inspector da Admisnistração Interna, mais conhecido como o suiper polícia, mas claro que isto não tem nada a vêr, é apenas coincidências, pois a Senhora Procuradora nem sequer está conotada com este partido politico, é tudo delírios