já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º de Dezembro – Dia da Restauração

ainda faz sentido comemorar a independência?
Imagem: Tela representativa da data que D. João IV se torna rei de Portugal
Com a «escola» que temos agora em Portugal,começam a ser poucos os que conhecem o significado do feriado de hoje. 1º. de Dezembro, o dia da Restauração da Independência.

Porque Portugal tinha perdido a independência e, durante 60 anos, foi governado pelos Filipes, reis espanhóis que, a pouco e pouco, iam anulando a «identidade nacional».

Em 1 de Dezembro de 1640, eclodiu a revolta dum grupo de conjurados que se rebelaram contra esse domínio estrangeiro. O povo português recebe com entusiasmo esse movimento e D. João IV, duque de Bragança, toma as rédeas da governação. Estava Portugal restaurado.

Durante mais de três séculos, a data foi comemorada com entusiasmo. Depois... Depois passou a ser politicamente incorrecto fazê-lo, para não perturbar as boas relações com o país vizinho.

E agora, que as ideias federalistas da Europa ganham terreno em cada dia que passa; agora, que estamos «todos felizes» porque a Europa comemora a entrada do Tratado de Lisboa; agora que os midia portugueses já nem referem o significado da data, e que o senhor Jerzy Buzek já é o presidente de 27 países europeus entre os quais nos encontramos, ainda fará sentido que o 1º de Dezembro seja Feriado Nacional? Comemorando o quê?

3 comentários:

Anónimo disse...

Não faz sentido nenhun depois de os nossos politicos (Mario Soares) andarem a entregar as colónias á pressa. Sem pensar no seu proximo, o amigo o irmão o familiar,.....

César disse...

pois pois, mas ninguém aludiu ao dia 1 de Dezembro, aniversário da Restauração da Independência de Portugal. Porquê????? para não ofender os espanhois? é absurdo! só se foi porque sabem perfeitamente (refiro-me aos políticos portugueses) que a nossa soberania e a dos outros estados membros fica a partir de agora ainda mais seriamente ameaçada. Até que os povos digam NÃO! Os nossos políticos têm tão poucas dúvidas a esse respeito, que o Sócrates até fez uma menção especial à "grande" Angela Merckle.

Marta disse...

Quem deu a esse anónimo "as colónias"???? Quando os portugueses as roubaram aos nativos e condenaram estes à escravidão, pensaram "no seu proximo, o amigo o irmão o familiar,....."
Que vc não é democrata, percebe-se; que seja xenófobo, é lá consigo... mas pense um bocadinho, tá bom?