já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2009 já foi e 2010 vai ser…

nem é preciso ir à bruxa!...
Não! Recuso-me a olhar para trás e fazer o balanço. Do ano. Da década.

De que serve olhar para trás se, incorrigíveis como somos, nos recusamos a aprender com os erros passados?

Prefiro olhar para o futuro e tentar adivinhar. Pode não ser mais proveitoso; mas é mais fácil.

É fácil prever que não será ainda em 2010 que, finalmente, acertarei nos números do totoloto. O azar é que saem os números mesmo «ao lado» dos meus.

É fácil prever que não será em 2010 que a selecção de futebol ganhará o Campeonato do Mundo de Futebol. Por uma unha negra! Ou por erro do árbitro ou por uma injustíssima vitória do adversário; ou mesmo por uma tremenda asneira do treinador. Nunca da equipa, já sei, já sei…

É fácil prever que a crise se vai agravar e teremos de continuar a apertar o cinto. Não é culpa nossa, claro, que a produtividade diminua e que os nossos economistas e especialistas em Finanças não acertem.

É fácil prever que Sócrates vai continuar a ser primeiro-ministro. Para nada; porque, a «isto», não há volta a dar-lhe. E é também fácil prever que o «caso Freeport» voltará a apresentar novas facetas. Cada vez que o PSD pense que é preciso derrubar José Sócrates, mas não atine com um bom pretexto.

É fácil prever que o processo autofágico continuará a diluir o PSD na mole da inveja nacional e da inutilidade política. E é também fácil prever que a um erro de casting se seguirá outro e outro…

É fácil prever que Francisco Louçã e Paulo Portas cada vez mais iguais, se aproximarão vertiginosamente do ponto de convergência comum da argumentação demagógica.

É fácil prever que Jerónimo de Sousa intensificará esforços no sentido de se parecer, cada vez mais ao Cunhal da década de 70. Porque os portugueses são mestres na contrafacção.

É fácil prever que o «caso Casa-Pia» não irá chegar ao fim. Porque não. E porque a verdade não interessa a ninguém. E porque ainda não prescreveu.

É fácil prever que os «colarinhos brancos» continuarão a passar impunes, por maiores patifarias que façam. Porque pertencem a uma «classe à parte», porque são «ilustres», porque continuam a ser ricos e porque dinheiro é poder.

É fácil prever que os depósitos off-shore continuarão a crescer no mesmo ritmo que os negócios ilegais, a corrupção, o tráfico e a pouca-vergonha nacional.

É fácil prever que os preços continuarão a subir e o poder de compra do cidadão vulgar continuará a baixar.

É fácil prever que os alunos portugueses saberão cada vez menos que os seus congéneres dos países ditos de primeiro mundo. Ou mesmo de segundo. E, nalguns casos, mesmo de terceiro.

Há tanta coisa fácil de prever, afinal!... Olhem:

É fácil prever que o PS louletano não terá capacidade para preparar quadros dignos de merecer a confiança e a credibilidade dos munícipes nem o interesse dos jovens e, por isso, nem oposição será capaz de fazer... quanto mais governar.

É fácil prever também que o PSD de Loulé não procurará renovar e inovar nem mudar a sua mentalidade conservadora a raiar o retrógrado, certo de que está que a vitória é certa e nem sequer é preciso fazer esforços.

É fácil prever que os quadros do Bloco em Loulé continuarão a tentar fazer a oposição, numa luta quixotesca e lírica, sem consequência prática.

É fácil prever que todos ficaremos um ano mais velhos e que… em 1 de Janeiro de 2011 iremos fazer previsões muito parecidas a estas! Ou iguais...

20 comentários:

Anónimo disse...

Tanta coisa "fácil" de prever!!! Afinal tivemos fogo de artifício na marginal! E até teve alguma dignidade. Isso deixa-me a pensar que talvez o executivo PSD da Câmara tivesse necessidade de compensar Quarteira pela miserável iluminação de Natal! Não se entende a iluminação exuberante em Loulé e miserável em Quarteira. Será que Seruca conseguiu iludir mais uma vez os Quarteirenses? Eu acho que conseguiu porque este povo parece que gosta tanto dele que nem Vê como é ridícula a sua governação

Anónimo disse...

O PSD de Loulé tem servido bem os Louletanos. E são a vontade dos Louletanos. Estão bem como estão e não precisam de modernices como essas dos casamentos gay (isso fica para os PS!)
Quam não gostar da forma como o PSD governa o Município pode ir-se embora e deixar o concelho para os Louletanos.

Lopes disse...

Mentalidade conservadora a raiar o retrógrado???????? E então quando o PS faz uma campanha a dizer que há dez ou quinze anos fez uma escola, ou fez uma obra qualquer que era necessária, não é ser retrógrado? Se não é, é olhar para trás e nós queremos quem olhe para a frente!

Marília disse...

O PSD de Loulé não tem culpa dos erros do PSD Nacional, senhor Lourenço.

Anónimo disse...

O governo da nação só pode governar se for entregue à ANP, perdão ao PSD, e a oposição está bem entregue se for feita pelos filhos reguilas dos salazaristas, a ANP (ml) perdão o BE.

José Manuel disse...

A meu ver o que se passa neste momento em Portugal é uma espécie de terceiro-mundismo sob roupagens mais ‘civilizadas’. Nalguns países do chamado ‘terceiro mundo’ quando se realizam eleições, o partido perdedor clama fraude eleitoral e dispõe-se a ir até à guerra para tentar escamotear e fazer reverter os resultados adversos.
A oposição em Portugal pretende de forma palaciana, única na nossa história, fazer o mesmo. Isto é, não ir ao ponto de clamar fraude (porque o sistema de democracia europeia em que estamos inseridos dificilmente o aceitaria) mas, forjando alianças impensáveis (CDS, PCP, BE, PSD) para inviabilizar a acção governativa através do parlamento, provocar a queda do governo e a convocação de eleições antecipadas com o fito de obter eventuais ganhos eleitorais maximizando, então, o aproveitamento de casos em que tudo é ‘legítimo’ (Freeport, Face Oculta, etc., etc.).
Naturalmente que todos, desde a esquerda à direita, ganhariam com a pulverização do PS.
Por último, queria ainda notar que, curiosamente, este maquiavelismo só vem a acontecer com a entrada na cena política de dois elementos, a meu ver, politicamente execráveis: Manuela Ferreira Leite e Paulo Rangel sob a batuta caprichosa de Pacheco Pereira.

Fana disse...

Voto, por norma, no programa do partido mais coincidente com as minhas aspirações. A minha tendência vacila entre PSD/PS pois considero o voto nos outros partidos um voto inútil. Só que este ano o PSD tinha um programa de uma página e isso não é sério, para dizer o mínimo. Vivemos a pior crise dos últimos 80 anos e o maior partido da oposição quer resolver isso com um programa de UMA PÁGINA? Só deve ser brincadeira... Sim, quem não tem programa não quebra promessas... mas é desonesto.

Anónimo disse...

O PS de Loulé é no mínimo, uma anedota: foi desenterrar uma múmia do passado para apresentar como candidato à Câmara.
Este escolheu perfeitos desconhecidos ou inúteis: dois vaidosos ocos e imperestáveis para número um e dois e o resto, gente sem provas dadas. Teve o que mereceu: uma humilhação.
Mas o pior era para vir depois: o número um e o número dois que nem sequer era do PS desistiram e fica à cabeça uma moça que ninguem percebeu de onde vinha e para que servia. Foi funcionária da CML e não deixou saudades. E nem sequer éra trambém do partido...
É com atitudes destas que iam criar essa credebilidade? Não me lixem.
E tudo para quê? Para darem quatro anos a um deputadozinho que nops quatro anos anteriores não se quiz preparar?
Quantas vezes foi as reuniões de c.? Agora precisa de mais 4 anos para se preparar? então por que não entrou na lista?
E ainda vem dizer que o PSD é retrógrado.

Rita G. disse...

Hà uma coisa que vocês não previram mas prevejo eu: daqui a quatro anos o PSD vai reforçar a maioria em Loulé.
LOL LOL LOL

D. C. disse...

Só o PSD de Loulé é que é retrógrado não é? E o PS de Loulé é o quê? e o PS de Quarteira com o ezequiel e o filho a estenderem o pesçoço mas um vizinho que trabalha no Gònito?
O filho de Ezequiel até eu percebo é o único da família que o PS ainda não deu um tacho! É pai, mãe, irmã, só falta ele mas como diz nos papeis que é conçultor, deve tar bem na vida.
O PS não precisa de mudar a mentalidade, Sr. Calçadão?

Armando V. disse...

ao fim de trinta e tal anos temos tido governos alternados PS/PSD, e com que resultados? Acabada a onda de fundos da CEE, o que foi feito para que Portugal fosse mais independente economicamente? NADA. Fizeram-se coisas pontuais, umas reformitas aqui outras ali, mas no fundo, estruturalmente, continuamos na mesma ou pior.

Anónimo disse...

Por acaso não é possível uma ajudinha mais substancial, como por exemplo, transmitir uma ideiazinha de optimismo, de esperança, de que está tão carecida a população portuguesa?

CR-60 disse...

Ò senhor anónimo do segundo comentário;ainda não percebeu que vivemos em democracia.e que toda a gente tem direito a opinião sem ter que ser convidado a sair da terra onde nasceu por um qualquer ditadorzeco animado por uma maioria a que se encostou por uma conveniência de momento esquecendo que antes esteve o PS a comandar a Câmara será que também o convidaram a emigrar?Se o fizeram foi mal feito!Reveja a sua posição porque está a prestar um mau serviço ao seu partido!

Anónimo disse...

Pois sim senhora! então o PS está muito mal na câmara?! Pois está. Só com gente inexperiente.
E o PSD???????? Está bem?
É o Dr, é o Graça que é uma espécies de faz tudo e o comissário político Jaquim Guerreiro.
E o resto?????????????
a Tereza Gravata faz o quê? se faz o mesmo que fazia aí numa unidade hoteleira onde esteve empregada, o que faz... é mau ambiente.
E o Moreno de Almancil? Alguma vez fez alguma coisa de jeito para além de se armar em organizador de associações emprezariais? Tem cá um jeitinho.............
E a comadre Brizida? Tirando fazer balões de pastilha elástica o que é que ela sabe fazer mais?
Venham dizer que os vereadores do PS são inexperientes e olhem mas é para vocês.

Anónimo disse...

O PS e o PSD de Loulé pensam que são o centro do mundo! Duas boas.............. !!!!

JS (aposentado) disse...

"... o PS louletano não terá capacidade para preparar quadros dignos de merecer a confiança e a credibilidade dos munícipes nem o interesse dos jovens..."
Este post deu-me vontade de rir. Quadros no PS? Jovens no PS? Mas se na JS já se "arranham" pelo poder!!!Dizem as más línguas que o um tal de Rosário e uma tal de Nô-nô (nome?), já se "mordem" porque querem o poderzinho...que saudades da minha JS.

E Pronto! disse...

Luís Filipe Menezes criticou ontem a falta de liderança no PSD e defendeu que o partido não tem legitimidade para se colocar ao lado das posições do Presidente da República enquanto não resolver os seus próprios problemas. Para o ex-líder social-democrata, é Aguiar Branco quem deve negociar a votação do Orçamento do Estado para 2010.

Anónimo disse...

Diz Santana Lopes no seu blog: Admiti, e continuo a admitir, a conveniência de um acordo que inclua PS, PPD-PSD, CDS-PP e PCP".
TODOS MENOS O BE !!!!!
Este Santana é um ponto.

Anónimo disse...

Ó JS aposentado: então achas que os problemazinhos do PS de Loulé interessam a quem?
Vai conter isso ao teu amigo Higo e ao teu candidato Vairinhos!

Anónimo disse...

O PSD de Loulé tem servido bem os Louletanos? Só se for a ti, raça de nazi, com esses pensamentos.
Se calharos teus amigos louletanos do PSd faziam bem em livrar-se de ti, com essa cabeça oca!