já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dignidade? Isso era antes!

ramalho eanes e a verticalidade da espinha
A crónica é de Fernando Dacosta, publicada em «Tempo Livre». Fomos encontrá-la no blogue «Alfobre» e, aqui nos empenhamos em divulgá-la:

"Quando cumpria o seu segundo mandato, Ramalho Eanes viu ser-lhe apresentada pelo Governo uma lei especial-mente congeminada contra si.

O texto impedia que o vencimento do Chefe do Estado fosse «acumulado com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência» públicas que viesse a receber.

Sem hesitar, o visado promulgou-o, impedindo-se de auferir a aposentação de militar para a qual descontara durante toda a carreira.

O desconforto de tamanha injustiça levou-o, mais tarde, a entregar o caso aos tribunais que, há pouco, se pronunciaram a seu favor.

Como consequência, foram-lhe disponibilizadas as impor-tâncias não pagas durante catorze anos,com retroactivos, num total de um milhão e trezentos mil euros.

Sem de novo hesitar, o beneficiado decidiu, porém, prescindir do benefício, que o não era pois tratava-se do cumprimento de direitos escamoteados - e não aceitou o dinheiro.

Num país dobrado à pedincha, ao suborno, à corrupção, ao embuste, à traficância, à ganância, Ramalho Eanes ergueu-se e, altivo, desferiu uma esplendorosa bofetada de luva branca no videirismo, no arranjismo que o imergem, nos imergem por todos os lados. [...]

Com a sua atitude, Eanes (que recusara já o bastão de Marechal) preservou um nível de dignidade decisivo para continuarmos a respeitar-nos, a acreditar-nos - condição imprescindível ao futuro dos que persistem em ser decentes”.
(Fernando Dacosta)

Não vale a pena tentar comparar com o que se passa com os personagens da política actual, pois não?


3 comentários:

Anónimo disse...

Não vi em nenhum jornal nem em nenhuma televisão qualquer notícia sobre isto.
Estão entretidos a dizer mal do Sócrates ou da Manuela....

Quarteirense atento disse...

Tudo seria diferente, e melhor para o País e, assim para os portugueses, se a maioria dos actuais politicos possuissem a verticalidade de Ramalho Eanes.

Anónimo disse...

Ramalhao Eanes é HOMEM!