já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ikea em solo agrícola? Ou…?

quercus apela às instituições de decisão
Imagem: O combate pelo IKEA - montagem de Galiós com uma «ajuda» de Uderzo
Em comunicado divulgado ontem, a associação ambiental Quercus manifestou sérias reservas à eventual construção de uma loja IKEA no concelho de Loulé.

A Quercus frisa que os terrenos para a implantação da loja, na Alfarrobeira, na estrada Loulé-Faro, estão classificados como solos da Reserva Agrícola Nacional e apela à sensibilidade das instituições de decisão, pedindo à CCDR do Algarve que “defenda o ordenamento do território”.

Afirma-se no comunicado que "a Quercus gostaria de deixar claro que apesar de considerar o investimento do Grupo IKEA importante para a região, a opção da localização deve ser efectuada evitando as áreas da RAN ou outras condicionantes de ordenamento do território".

E, numa clara sugestão que só não entende quem não quiser entender, continua: “a Quercus espera que o Grupo IKEA não insista na construção de infraestruturas em áreas condicionadas, quando existem alternativas que deviam ser ponderadas na selecção de locais para investimento".

Será que vamos assistir a um confronto entre ambientalistas com a Quercus a apelar à defesa da RAN e a Almargem a «ignorar» a implantação da loja no lugar de laranjais?

Aguardam-se, com muita curiosidade, novos desenvolvimentos.

17 comentários:

Anónimo disse...

Uma luta entre Quercus e "laranjais" da Almargem?
Ou será antes uma luta entre o Batão e o Reinaldo?????
Informem-se, informem-se!!!
Há muita c oisa (e muita massa) por traz disso tudo.

Anónimo disse...

IKEA no SITIO dos CALIÇOS e IGREJA mais conhecido por ALFARROBEIRA. A primeira morte que houve foi o pomar lá existente do Sr J Ministro é pena ver um dos mais bonitos pomares a secar lentamente é vergonhoso ninguem ver. E O sucateiro e o Sr Canalizador tiraram os seus pertences e lá ficaram aqueles restos de sucata entulhos plásticos, muito lixo numa zona em que o uso do solo é RAN? E a pergunta que faço é: Almargem não levanta processos como faz com os outros? Se já o fez peço desculpa mas duvido muito. Ikea compra terrenos agricolas e faz o que quer em Portugal como fez noutros lugares, e os portugueses têm terrenos agricolas e não podem construir uma casa para o cão. Chamar a esta situação vergonhosa é pouco. É o pais que temos, mas com a alteração do PDM ainda iremos ver outro coelho, lembram se do coelho que apareceu na zona de Vale Formoso no tal PDM socialista!!!

Anónimo disse...

Eu não vejo isto uma luta entre o Batão e o Reinaldo, isto é outra luta mas muito mistériosa. Ikea Portugal =Imo 224 + Advogado+ Ex Ministro + Presidente estão a ver só falta as instituições públicas e a fábrica será montada.
Á pessoas que vieram descobrir o Algarve nos finais de 2008 puro engano esteve cá o D Afonso III primeiro.

Anónimo disse...

A quercus quer fazer o jeitinho ao apolonia e ao reinaldo da garvetur que compraram os terrenos da fabrica da cerveja toda a gente sabe de isso

Anónimo disse...

É tudo a mamar e ninguem vai preso!!! Que coisa esta, então se o País esta cheio de mamões porque não em Loulé.

Anónimo disse...

ZÈ da Moca !
A luta do Seruquinha e do Judice já fez a primeira vitima neste concelho . Um dos melhores pomares do Algarve ( João Ministro ) já o colocaram ao abandono e o secaram .Assim vai a defesa deste concelho feita por estes autarcas sem visão . Quem meteu a mão na massa dessa mais valia ? Tambem há por aqui uma face oculta ?

Anónimo disse...

Realmente seria muito interessante escutar o que tem para dizer a Almargem . Porque está calada ?
Será que algum dirigente tambem recebeu dinheiro de alguma venda e ficou proibido de falar ?
Estes gabinetes de advogados realmente teem muita força !

Anónimo disse...

Qual é a razão que essas forças da autoridade que multam o pessoal do campo se arrancam uma moita de aro não actuam contra essa IMO 224 que tem tudo ao abandono , sucata em monte e casas destelhadas ? esses não são obrigados a cumprir as leis ?
Nas contrapartidas deve estar incluido a limpeza pelos serviços municipais ou do almargem segundo rezam as más linguas .

Nuno disse...

Só gostava de saber quem vai lamber e quanto.

E não me digam que o Dr. da treta não está compometido.

Artur disse...

Mas esse pomar do sr. Ministro não foi feito com dinheiros da Com. Europeia??????
Agora destroi-se????
Essa história está bem contada?
Por favor, expliquem lá o que sabem.

Salvado disse...

Digam o que disserem e façam o que fizerem, a decisão está tomada. Alguém tem dúvidas?
Vocês acham que o Júdice andava a comprar terrenos sem o amem do Seruca?
Que importa se são terras com aptidão agrícola? Não é a câmara m. de Loulé que vai mudar o PDM????
Deixem-se de aldrabar as pessoas.

Anónimo disse...

Eu sou de perto e tenho familiares que venderam terrenos. Um pavão que dá pelo nome de Paulo Alves andou a comprar os terrenos ás pessoas dizendo que era para construir um sanatório. Quem é que não sabe disto no Esteval,na Alfarrobeira, em Almancil, S. Lourenço, Igreja, Caliços!! Afinal curaram-se todos e passou rapidamente a FÁBRICA IKEA isto é do mais desonesto que pode haver. Mas em Portugal e o Algarve não é diferente vale tudo para que os tubarões possam adquirir e o local já deve estar aprovado é como a pescada antes de ser já era. E ao ler o contracto de compra e venda vem lá uma cláusula que tambêm aparece na escritura pública que o proprietário neste caso o vendedor não pode revelar a ninguém que vendeu e a quem vendeu nem qual o montante da venda por um prazo de um ano, podendo os compradores alegarem o incumprimento e processalos é do mais sério que alguma vez vi. E o dinheiro que receberam do terreno dá para pagar a indemenização se houver um vendedor descuidado e que dei com a lingua nos dentes? Só que pensavam ver tudo isto resolvido muito rápido, e era uma forma de ter o máximo sigilo no negócio puro engano ainda a procissão vai no adro e talvez comece a aparecerem as ditas escrituras que são públicas, quem quiser uma é só ir ao notário a Faro onde foram feitas. Só uma nota ao comentário do Sr Artur o pomar foi feito com bolivares Venuzuelanos a compra é que pode ter sido feita com esses dinheiros que o Sr Artur fala. Desejo de um bom ano para todos

Anónimo disse...

Sr Salvado não percebo bem o que diz mas concordo consigo 1º disse que o Judice só comprou por o seruca disse amen isto é verdade de certeza só resta saber o preço da informacão depois diz que quem aprova o PDM não é a camara tambem concordo pois temos lá aquele Sr Arq. que tem o pelouro do urbanismo que deve aprovar este PDM. Nunca vi nódoa tão grande á frente do urbanismo desta cidade só resta saber o preço que leva, tudo se compra tudo se vende no ultimo PDM tambem houve muitas supresas ou já não se recordam e o terreno do Judice passar a urbano vai ser a maior vergonha do mandato do Sr Presidente, mas as pessoas muitas não são aquilo que parecem

Raul disse...

Disse seruca aos jornais:
A localização pretendida pelo IKEA vai ao encontro do PROTAl (Programa Regional de Ordenamento do Território do Algarve), que aponta o grande eixo de desenvolvimento do Algarve a zona Loulé/Faro e que abrange o Parque das Cidades, Hospital Central do Algarve, Estádio Algarve e Aeroporto Internacional


Pois, pois... então porque não fica no local onte apolinário o pretendia? Não era mais central e de mais fácil acesso a via do infante e ao aeroporto?

São uns aldrabões estes autarcas todos.

Anónimo disse...

O Batão está a ceder ao Reinaldo.
É altura de pagar as ajudas que este deu para a campanha!!!!!

Anónimo disse...

Mas não foi o Seruca que também disse que Do ponto de vista do concelho de Loulé e "olhando para os interesses particulares, naturalmente que o projecto Auchan, para o eixo Loulé/Quarteira, é mais central", defendeu o autarca, reiterando que há várias perspectivas e que há tanto num projecto como noutro há "aspectos positivos e outros negativos".

O que se percebe é que é tudo uma grande trapalhada e uma grande negociata..... para os amigos.

Anónimo disse...

Onde há dinheiro... há lambeduras!!!