já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PS Algarve - um comentário

"sobreviver como povo com identidade própria"
De vez em quando, alguém grita, no meio da multidão: «O rei vai nu!». E é então que decidimos olhar com olhos de ver.

Desta vez, é o blogue «A Defesa de Faro» que veio pôr o dedo na ferida, dizendo o óbvio, o que muitos se recusavam ver: o Partido Socialista no Algarve está nu; ou, melhor: nas palavras do autor, está coberto de gente "ambiciosa", "tacanha" e "mediocre" e de "fraca capacidade intelectual ". Que tem arrastado o PS algarvio para o precipício e que não permite uma renovação de mentalidades e valores.

Leia-se e medite-se.

É óbvio para os mais atentos às questões internas do PS-Faro que a nível concelhio, e sobretudo, no que concerne à estrutura distrital – PS-Algarve - é manifesta a falta de debate interno no que concerne às diversas áreas de intervenção política […].
  • Esta falta de debate, endógena nos partidos políticos, é fomentada, muitas vezes, para que não nos apercebamos da fraca capacidade intelectual de quem nos norteia e decide em nome colectivo.

A política, desde há alguns anos a esta parte, independentemente da cor partidária ficou confinada a meia dúzia de indivíduos que dominam as estruturas e que procuram a todo o custo controlar os processos eleitorais, por um lado para colocar quem eles controlem, o que pressupõe uma atitude pessoal tipo marioneta, e por outro servir ambições meramente pessoais, sem estratégia de liderança e sem o sentido de servir o colectivo.
Articulando-se com esta conjuntura há ainda um elemento curioso a acrescer, nas estruturas predomina a relação familiar, ou seja singra-se na medida em que se é filho(a) de fulano que por norma já detém um cargo dirigente (sem citar nomes, bastará pensar em quem ocupa ou ocupou os cargos de nomeação política).

Como exemplo daquilo que acabo de referir, basta atentar ao proces-so de constituição da lista de deputados do PS-Algarve para as legis-lativas. A composição da lista indiciou a ambição do líder do PS-Algarve, que tudo e todos sacrificou para chegar a ministro da Agricultura.

A inclusão de Jamila Madeira e o posicionamento de Isilda Gomes, além de todos os outros nomes que compunham a lista, confirmam e revelam que as alianças “estratégicas” efectuadas conduziram à maior derrota de que há memória para o PS, no Algarve.

  • Nem quando perdeu actos eleitorais, o PS, no Algarve, elegeu somente três deputados.

Sejamos nós capazes de romper com estes cenários e não compactuar com atitudes individualistas e cerceadoras, de líderes tacanhos e medíocres e talvez consigamos sobreviver como povo portador de uma identidade própria.

(ass): Rainha de Copas
Obs: Os destaques são da responsabilidade do 'Calçadão'.

17 comentários:

Anónimo disse...

A agenda cultural já está actualizada mestre lourenço anes
Vereador de Loulé

So-Fre-Dor disse...

todo este ps de faro tem sido a miséria que se vê e o respeito que tem pelo algarve:
- o apolinário, como viu que ficar como vereador nada o favorecia, la aproveitou o tachinho que lhe foi oferecido.
- o soares, adepto de passeios de avião, lá se lançou de pára-quedas para a região, para ser eleito a deputado, porque mais nenhuma federação o quis.
- a Isilda não se sabe muito bem o que queria mas parece que não conseguia os seus objectivos, preferiu ficar com o que tinha pois sempre é um cargo de relevo.!!! Tudo lindo, Tudo um grande respeitinho pelo algarve!
o ps precisa de grande limpeza, precisa de se renovar para renascer das cinzas como o fénix!!!

Anónimo disse...

Tal e qual o que se passa em Loulé também. O PS não precisa renascer, aliás, nem é capaz. O que está podre morre e acaba.

KOPIADOR disse...

Só o simples facto de ter perdido 50% dos deputados eleitos pelo Algarve deveria ser suficiente para que o líder do PS Algarve, o Miguel Freitas pedisse a demissão.
Porém, o tipo está agarrado ao poder com unhas e dentes, encaminhando amigos e compadres, com qualificações desconhecidas, para cargos de nomeação, garantindo desta forma a necessária retaguarda para o que der e vier.
No PS não há uma cultura de responsabilização pelos resultados, mas esta chamada de atenção serve não só para a Distrital mas também serve para a concelhia. Por outro lado, esta gestão de nomeações tem prejudicado Faro porque os nomeados nunca são indicados pela concelhia do PS/Faro, em função da seu trabalho e da sua qualidade política, mas escolhidos pelo Freitas como prémio pela sua lealdade ao chefe/ele próprio.

Mário Rui disse...

Ora aí está o que era preciso de dizer.
Se o PS/Algarve quiser ir a algum lado deve ver-se livre desta liderança, com toda a urgência. Mas em Loulé estamos na mesma: gente inútil e inexperiente ou chupistas atraz de tachos.
Gente que nunca fez nada na vida e estou a falar de Abilios do Ameixial ou de Hugos de Loulé, de pavõezinhos vaidosos como Frederico e Cristiano, de gente à espreita de outros tachos como Rui Lourenço e a mulher, de dinossauros que já nada podem trazer de novo como Carrapa, Costa, Martins das barbas e o eterno Oliveira, Marina, Dionízio ou Messias, de gente sem quaisquer credenciais para além da ambição inexplicável como Ezequiel, Marreiros pele e osso ou Carlos da Gráfica, para não falar de uma data de gente de Quarteira que ninguém conhece.
Se o PS/Algarve é vazio de ideias, o de Loulé junta há falta de ideias a falta de cabeças. Pelo menos cabeças com alguma coisa dentro. Mediocridade pura.
Desde que Aleixo saiu, o PS em Loulé passou a ser uma data de amigos que não irá a lado nenhum.

Anónimo disse...

Li não sei aonde que o problema não será só de liderança. É também de qualidade. É que escolher entre um bando de militantes incompetentes, sem mérito próprio ou obra que os recomende, só pode dar asneira. E dá mesmo, é o que se pode ver.

Lourenço Anes disse...

Ao Vereador de Loulé:

Nem o facto do seu cargo municipal(?!?) pode justificar um comentário sem qualquer ligação ao respectivo post...

Agradeço o «mestre» que não sou. Nem pelos vistos sou capaz de ser, já que há quem não aprenda a comentar.

Cumprimentos.

L.A.

Luísa disse...

Foi só o PS que teve um candidato as legislativas caído de paraquedas????? O PSD não teve? Ou olhamos para todos os lados ou o melhor é sermos prudentes nas palavras.
As soluções que cada partido encontra para um concelho, uma região ou para o país cabe aos seus militantes. Se existe falta de competência e inteligência nos militantes e seus dirigentes, porque é que as pessoas que acham isso não se inscrevem num partido e lutam pelas suas ideias?

M. S. Costa disse...

"No último Conselho de Ministros, o Governo aprovou um plano de formação e emprego para o Turismo, que vai arrancar este mês. Nós consideramos, a par disso, que é muito importante que para além de um plano sectorial, haja um plano regional de formação e emprego", defendeu Miguel Freitas numa entrevista dada hoje à Lusa.

MAS QUE É ISTO MINHA NOSSA SENHORA????

Então depois de estar aprovado o plano de formação e emprego para o turismo é que este vem dizer que P’RÓ ALGARVE TAMBÉM, P’RÓ ALGARVE TAMBÉM?!!!!

Devia era ter pedido antes de fizessem um plano com estas características, Agora depois de aprovado?????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ó Miguel, só serves para ser ECO de Sócrates? Vai dar banho ó cão!

Anónimo disse...

Mestre D.Lourenço annes, você foi vereador de Loulé no século XV e após tanto tempo continua vivo?

Cumprimentos.

Gonçalo Barreto

Lourenço Anes disse...

Olá, Gonçalo Barreto ilustre «colega»:
Não tinhda percebido a sua intenção. Com efeito as raizes da minha família (como de todas) perde-se na noite dos tempos e por aqui, pelas terras louletanas nos mantivemos até agora. Mas é meu irmão, mais dado a investigação histórica e a rituais maçónicos que mais entende de genealogia.
Seja como for, se estiver interessado em falar sobre esse tema, não é neste blogue nem nestes posts que entendo haver espaço para tal. Poderá usar o e-mail ou o telefone, ou aparecer aqui pelo meu estabelecimento na Marina para uma cavaqueira.

Cumprimentos.

L.A.

Anónimo disse...

Tudo cambada: Faro e Loulé e PS e PSD!

A. M. disse...

Infelizmente, o que é certo, é que estamos muito mal servidos de políticos: falta-lhes qualidade técnica, visão politica e sentido do bem comum. No Algarve (como no país, a noutra escala) "quem tem meio olho é rei".

Mas como dizia Platão "o castigo de quem não se interessa por política é ser governado pelos seus inferiores".

Anónimo disse...

Contudo Aristóteles dizia: "O Homem é um animal politico", dentro de nós temos essa capacidade para fazer politica. Quem inventa desculpas e não assume o seu compromisso vitalício para com a sociedade merece ser governado por aqueles que a esse chamamento acedem.

Anónimo disse...

Apontem-me o nome de um (1) um só que seja - socialista competente em Loulé. Nem um!
O único que se safava era o comuna do Vitor Aleixo e o espertalhaço do Murta Marcos!
O resto é paisagem (para não lhe chamar outra coisa).

Zeus-Polis disse...

Já agora, e como o fórum atingiu este patamar de cultura, deixe-me meter esta colherada, que vem também de Platão, pondo-o na boca de Sócrates em diálogo com Gláucon:

"Ora o maior dos castigos é ser governado por quem é pior que nós, se não quisermos governar nós mesmos".

Por isso, não lamentem que os vossos líderes sejam incompetentes e caducos. Mostrem vocês as vossas competências e sacudam os vossos Freitas, os vossos Merceanos, os vossos Sengos!

Amen

Sempre Alerta disse...

Os jornais dizem, diziam… há dias diziam que Miguel Freitas era o coordenador da Comissão de Agricultura e Pescas.

Não é! Freitas apenas coordena um grupo de trabalho dos deputados socialistas dessa comissão. O presidente da Comissão de Agricultura e Pescas é Pedro Soares, do Bloco. Horácio Antunes, do PS e Pedro Lynce, do PSD são os vice-presidentes.

Hoje, dizem que Miguel Freitas vai liderar o grupo de trabalho do Desenvolvimento Regional, criado pela Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos, Inovação e Energia para acompanhar a execução do QREN.


Miguel Freitas é um SUPLENTE da Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos, I. E., comissão presidida por António José Seguro e que tem por vices Almeida Henriques, do PSD e Telmo Correia do CDS-PP e onde o PS tem mais 9 (nove) deputados efectivos.

Não há aqui nada de esquisito? O PS estaria tão…. confuso... que indicasse para coordenar qualquer coisa um elemento (ainda por cima, suplente) que conseguiu a proeza de ter estado à frente de uma região, numa campanha onde o PS alcançou o pior resultado de sempre???????????