já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Setas em todas as direcções

macário aceita bem o congresso; outros divergem
Quando Santana Lopes disse que ia recolher assinaturas para um congresso extraordinário, houve quem tivesse rido a bandeiras despregadas.

Entre as cúpulas de Faro houve quem mantivesse um silêncio pru-dente, quem tivesse barafustado e outros (alguns «indefectíveis» de Santana há meses atrás) que tivessem gozado «como uns perdidos».

Manuela Ferreira Leite, talvez porque acreditasse que Santana falha-ria na campanha de recolha de assinaturas, considerou, nessa altura- "bastante positivo" que houvesse um congresso extraordinário.

Ontem, depois de Santana ter entregue as assinaturas e pedido o conclave para a primeira semana de Março, Manuela (agora refém e marioneta de Pacheco Pereira) já não manteve a mesma posição.

Foi o sinal para a desorientação nos sociais-democratas, divididos uma vez mais: Directas? Congresso? Um debate antes da eleição do líder? Eleição seguida de congresso?

Aguiar Branco assustou-se e apressou-se a dizer que não contem com ele para ir contra Passos Coelho; Marques Mendes saiu da sombra a esfregar as mãos e até o jardim da Madeira veio dizer umas coisas que cheiraram a lugares comuns imitados de quem tem bom senso (o que a ambição política faz!).

No seu programa de domingo, na RTP1 (prestes a findar), Marcelo foi avisando: o líder que sair, seja quem for e como for, será um líder de substituição e a prazo e por não mais de dois anos.

Mendes Bota, mestre na arte de «manobras tácticas», tal m’sieur de Lapalice, acertou no vocabulário (não havia modo de falhar): "inicia-tivas avulsas" para a realização de um congresso extraordinário é a confirmação da ausência de liderança do PSD, um partido que é um - "autêntico barco à deriva sem capitão".

Por isso, o líder dos social-democratas algarvios quer eleições directas – quanto antes, melhor.

Depois poderá vir o debate nacional com as bases do partido, e com os candidatos à liderança e as suas ideias. Esse – diz – é o único caminho estatutário.

Macário, prudente, disse à Lusa que, se for para haver congresso, que se faça já, para que o partido esteja preparado para governar "a qualquer momento".

Segundo diz, o congresso antes das directas para a escolha do líder é a burocratização do processo; mas o mais importante é que o congresso ocorra o mais depressa possível. "Pela via da recolha de assinaturas conduz a dois congressos, de outro modo poderá realizar- --se só um congresso" – acrescenta.

O resto da Comissão Política Distrital parece um mar de areias movediças: Desidério só se confessa a quem quer e em privado; Antonieta está em Lisboa e parece só ter cabeça para os problemas das suas comissões parlamentares - de resto, Portimão é um mundo à parte - enquanto Botelho e Piedade (e mesmo Graça), de Loulé, são caixas de eco de Bota; e o pessoal de Faro (com a excepção do «delfim» Elidérico) prefere aguardar a posição do presidente da autarquia farense – que não integra a comissão política nem a mesa da assembleia, mas que é, incontestavelmente e no presente, o homem mais forte do partido, no Algarve.

Como se vê… cada um não sabe bem para onde vai lançar a sua seta…

11 comentários:

João disse...

Os comerciantes e moradores da Rua Vasco da Gama gostariam que o calçadão dê um olhar analítico ás obras que estão a ser efectuadas desde a passada segunda-feira.
Ficariamos muito gratos.

João

Anónimo disse...

A iniciativa do Santana é boa se servir depois para o mandar tb trabalhar. Tudo deve ser corrido ,após um debate profundo dentrio do partido. Nem Menezes ,nem Santana , nem Couto, nem Manela, Nem acvaco .....é preciso aparecer gente com credibilidade com méritos pelo trabalho desenvolvido em alguma actividade . Todos os profissionais da politica desde pequeninos devem ir à vida com as chorudas reformas que já têm.....depois rezem para que o país lhas possa pagar ! Ainda acham pouco????

Raul Costa Valentim disse...

o que os votantes no psd querem é que os dirigentes do partido tenham posições claras e propostas concretas,para tirar da o pais da crise em que se encontra.o país não se revê a partir da discoteca a capital. o que são preciso são obras e ideias claras,o que até agora ainda não se viram

Anónimo disse...

Rui Machete já disse que não há "ambiente político" para a realização do congresso extraordinário do PSD.

Aurinda Cunha disse...

Macário também deve andar com a "correia solta". . .coitadinho

Anónimo disse...

JÁ AQUI TENHO REFERIDO QUE Alberto João Jardim É O ÚNICO SER DOS (psd) ACTUAL QUE TEM TOMATES PARA POR COBRO A ESTA...(ai...nem sei como chamar-lhe...)
Não tenham medo que o Homem queira independentar a Madeira...Isso já passou...foi nos primórdios do mundo...Agora todo o mundo adorava voirar-se para a Lua e outros...mas mesta e outros têm dentes...aguçados...ainda...
Oremos então e venha JARDIM para S.G. do PSD.

ALEXANDRE

Anónimo disse...

l f menezes, santana lopes, marcelo, ajj, guilherme silva, isaltino, valentim, ruas, o outro de gaia que ñ sei o nome mas jeitosinho que fala como um padre, ...há quantos anos andamos a levar com estes c*** ? que fizeram eles pelo país? de uma coisa temos a certeza, todos eles conseguiram chorudas reformas politicas à custa de tanto desgraçarem o país...e ñ só!

Anónimo disse...

É chegada a hora do P S D se entender de vez,e de encontrarem soluções para PORTUGAL,e deixarem-se de desculpas.

Vieira disse...

Com uma líder a prazo, o PSD tem de discutir a sua situação com urgência e definir um rumo político o quanto antes. Porém, o congresso só faz sentido se os militantes deixarem de lado velhos ódios.

Anónimo disse...

Manuela gosta muito do Pedro (santana lopes) !!!!!!!
Na vota nele mas............

Anónimo disse...

Cavaco vai condecorar o Santana e outros......
Este País está a ficar pior com estas condecoraçoes quem paga as cerimonias e as medalhas? ..Estamos em crise no estado ou nao? O que fez Catarina Furtado,...? foi mãe?,...dormiu com algum assessor,...? ou é cunha do santana? O que fez Santana Lopes,...? Alguem me explica esta treta? Por amor a Santa, esta gente arruina portugal e agora dao meldalhas aos mais pateticos. Esta da Catarina nao lembra ao diabo, mais uma que vai pro Panteao para se la vender Langerie!
O Santana ainda entendo, andou a comer as gajas por onde passou, rsrsrsr entende-se o poder a funcionar!