já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 24 de março de 2010

Portugal à frente de toda a Europa

somos os europeus com mais doentes mentais
O primeiro estudo nacional sobre saúde mental, da responsabilidade do psiquiatra Caldas de Almeida, da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, revela que Portugal é o país da Europa com a maior percentagem de habitantes com doenças mentais.

No último ano, um em cada cinco portugueses sofreu de uma doença psiquiátrica (23%) e quase metade (43%) já teve uma destas perturbações durante a vida. Mais grave ainda é o facto de 67% dos doentes graves estarem e nunca receberam qualquer tratamento para o seu problema.

Caldas indica duas razões: "O estigma social que leva as pessoas a terem vergonha de procurar um médico e, ao mesmo tempo, a ausência de serviços especializados próximos, que cria dificuldades de acesso".

As perturbações mais comuns são as da ansiedade, com 16,5%, que em 3,2% dos casos assume proporções graves. "As pessoas costumam pensar que a depressão é que é grave, mas esquecem-se da ansiedade. Muitas vezes tem consequências também de grande gravidade", refere o coordenador do estudo, que indica que, o problema mais comum são as fobias, com 8,6%, seguidas da perturbação obsessivo-compulsiva (4,4%). As depressões atingem 8% do total e, dentro destas, os bipolares representam 1%.

Os números revelados colocam o nosso país muito próximo do campeão mundial destes fenómenos, os Estados Unidos, e deixam-nos muito longe da incidência das perturbações mentais nos restantes estados europeus.

Percebe-se agora por que razão Portugal está na cauda da Europa em quase todos os domínios!... Sabe-se lá quantos loucos “sem qualquer tratamento para o seu problema“ têm ocupado cargos de responsabilidade governativa…

Sem comentários: